Home > Sem categoria > Quais são as despesas fixas de uma empresa?
despesas-fixas-empresa

Quais são as despesas fixas de uma empresa?

Um dos maiores desafios para manter o orçamento em dia é encontrar soluções para economizar com as despesas fixas de uma empresa. Os gastos são recorrentes, têm valores altos e é preciso constantemente buscar estratégias para otimizá-los.

Em relação a isso, é importante entender que existe uma diferença entre despesas e custos. Despesas são todos os gastos relacionados à administração de um negócio e são necessárias para manter a estrutura organizacional em funcionamento.

Já os custos são os valores gastos para garantir a produção dos bens e serviços da empresa, enquanto as despesas não têm impacto direto no processo produtivo do negócio. 

Quer saber mais sobre a diferença entre custos e despesas? Confira um artigo completo sobre o assunto.

Em relação às despesas fixas qual a diferença delas para as despesas variáveis, mostraremos uma lista com alguns exemplos de despesas fixas de uma empresa e também daremos algumas dicas sobre como economizar nessas contas recorrentes. Confira!

O que são despesas fixas e variáveis? 

As despesas fixas de uma empresa são aquelas que estão presentes mensalmente no orçamento e têm valores que oscilam muito pouco, o que também facilita a projeção de gastos. 

Já as despesas variáveis não são recorrentes e seus valores podem mudar muito mês a mês, por isso é importante ter atenção redobrada com elas. Alguns exemplos são comissões, impostos e investimentos em Marketing, ou seja, despesas que variam por períodos e tornam mais desafiador fazer uma projeção assertiva. 

Leia também: Como fazer uma projeção financeira para 2021?

Despesas fixas de uma empresa

É claro que a lista de despesas fixas de uma empresa pode variar de acordo com cada negócio, mas é possível elencar as que estão presentes no orçamento de todos os negócios. 

  • Conta de água
  • Conta de luz
  • Internet
  • Pagamento de fornecedores
  • Ferramentas digitais
  • Aluguel do estabelecimento
  • Salários dos funcionários
  • Taxas bancárias
  • Seguros

Além disso, as despesas fixas não têm relação com os valores obtidos por meio da venda de produtos da empresa, afinal, não importa qual seja o valor alcançado naquele mês, as contas permanecerão as mesmas — tenha a empresa ficado no prejuízo ou não. 

Não é possível “fugir” das despesas fixas, diferentemente das despesas variáveis, que podem ser revisitadas a qualquer momento e cortadas temporariamente em um momento financeiro desafiador, principalmente para evitar o surgimento de dívidas.

Falando nisso, se sua empresa está com dívidas, veja aqui algumas dicas sobre o que fazer neste momento.

Como economizar com as despesas fixas

O primeiro passo fundamental a ser feito é ter um fluxo de caixa bem estruturado para que você possa anotar todas as suas despesas, custos, lucros, entradas, saídas, enfim, todas as informações referentes à parte financeira da empresa. 

Depois, será preciso fazer uma análise minuciosa sobre quais são os gastos que hoje comprometem a maior parte do orçamento. Aliás, segundo o Princípio de Pareto, apenas 20% dos gastos são responsáveis por 80% de todas as despesas de uma empresa. 

Por isso é tão importante examinar criteriosamente cada uma delas para identificar quais são as primeiras que devem ser reduzidas. Segundo uma pesquisa do Sebrae, apenas a conta de luz representa 15,4% de todos os gastos de um negócio. O número é muito significativo e evidencia como essa deve ser uma das primeiras despesas a serem atacadas. 

Nesse caso, uma alternativa para economizar consideravelmente é migrando para o Mercado Livre de Energia. Talvez você ainda não saiba, mas o setor energético brasileiro é segmentado em dois ambientes:

  • Ambiente de Contratação Regulada (ACR): consumidores que têm acesso à energia de concessionárias, as quais têm tarifas estabelecidas pelo governo;
  • Ambiente de Contratação Livre (ACL): consumidores que negociam energia no Mercado Livre de Energia e podem encontrar preços melhores do que os normalmente disponíveis no ambiente regulado.

Basicamente, no Mercado Livre de Energia as empresas podem negociar preços, prazo, volume e forma de pagamento diretamente com os fornecedores. Além disso, nesse mercado não há a incidência das bandeiras tarifárias, as quais muitas vezes acabam elevando mais ainda o preço da energia pago para as concessionárias. 

Assim, é possível contratar energia no Mercado Livre com valores muito mais baixos e, em alguns cenários, alcançar até 35% de economia na conta de luz — uma queda considerável e que impactará positivamente as despesas fixas da empresa. 

Para fazer o processo de migração, o ideal é contar com o suporte de uma empresa especializada no assunto. A Esfera Energia, por exemplo, realiza uma consultoria completa para ajudar os clientes a migrarem para o Mercado Livre de Energia. 

Além disso, a empresa oferece soluções completas que ajudam empresas a alcançarem a eficiência energética para reduzir os custos com essa despesa e também atua ativamente nas negociações para garantir o melhor custo-benefício na contratação de energia. 

Conheça agora mesmo as soluções da Esfera Energia e veja como é possível economizar na conta de luz.

Agora falando das demais despesas fixas, como a conta de água, é possível criar ações de conscientização na empresa para estimular os colaboradores a economizarem. Inclusive, empresas que prezam pela sustentabilidade e trabalham em prol disso são cada vez mais benquistas pelos clientes. 

Além disso, sazonalmente contrate uma equipe para fazer uma vistoria completa no prédio e verificar se há algum vazamento que não tenha sido notado, se as válvulas de descarga estão funcionando corretamente e se há torneiras pingando, por exemplo. 

As taxas bancárias também são outro ponto importante de atenção. Empresas ainda pagam valores muito altos por transações financeiras e hoje há diversos bancos com soluções empresariais que podem reduzir drasticamente os gastos com essa despesa. 

Em relação ao pagamento de fornecedores e uso de ferramentas digitais, fica aqui algumas provocações: você saberia dizer exatamente quais são todos os recursos utilizados hoje e para que eles servem? Qual o retorno financeiro para a empresa? Será que algum fornecedor está sendo pago e seu serviço não está sendo devidamente utilizado? E todas as ferramentas são realmente indispensáveis para os times? 

Faça um levantamento completo de todos os fornecedores e ferramentas que a empresa inteira necessita e, então, defina o que realmente é importante para o negócio e o que pode ser cancelado. 

Com o passar do tempo você verá como são as pequenas ações em relação às contas fixas de uma empresa que fazem toda a diferença para economizar mais e otimizar o orçamento. 

Esse artigo foi escrito pela Esfera Energia, empresa referência nacional em gestão de energia no Mercado Livre. 

Sobre Equipe oHub

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial