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Dicas para contratar uma boa consultoria para SST

As empresas precisam direcionar uma atenção especial para as leis trabalhistas que versam sobre a segurança do trabalhador. Principalmente para aquelas funções que são manifestamente perigosas, nas quais o colaborador se coloca em constante risco, é fundamental que a empresa proporcione condições seguras e saudáveis de trabalho.

Dessa forma, contratar uma consultoria para SST é um modo efetivo de garantir a segurança do trabalhador, especialmente em tempos de pandemia. A saúde e segurança do trabalhador abrangem todos os equipamentos, ambientes, e materiais de trabalho, que afetam diretamente nas condições para o exercício das funções.

A consultoria para SST consiste em um processo realizado por uma equipe multidisciplinar, que abordará diferentes aspectos da rotina dos colaboradores de uma empresa. Portanto, diante da obrigatoriedade das empresas implementarem medidas de segurança do trabalho, a demanda pelos serviços de consultoria para SST aumentou consideravelmente.

Deste modo, empresários e gestores estão buscando garantir que todas as normas regulamentadoras estão sendo respeitadas. Ao seguir corretamente todas as normas de saúde e segurança do trabalhador, as empresas evitam sofrer multas ou demais penalidades.

Assim, a consultoria para SST auxilia na construção de uma cultura de proteção na empresa. Cada função profissional requer medidas específicas de proteção ao trabalhador, para o regular exercício das atividades.

Portanto, a consultoria para SST proporciona a individualização e personalização das medidas de segurança, de acordo com as necessidades dos colaboradores.

Dessa forma, a consultoria para segurança e saúde do trabalhador poderá ser aplicada às medidas de proteção, EPIs fornecidos, higienização ambiental da empresa, entre outras práticas.

A crise sanitária causada pela Covid-19 reforça a necessidade de medidas voltadas para a proteção à saúde dos colaboradores, por meio da manutenção de condições saudáveis de trabalho. Neste artigo, mostraremos dicas de como contratar consultoria para SST.

 

A importância de contratar consultoria para SST

A consultoria para SST possui importância tanto para a empresa, quanto para os colaboradores. Os profissionais poderão desfrutar de um ambiente seguro e saudável, essencial para o exercício das funções e a produtividade.

Portanto, a consultoria para SST conta com o diferencial de ser desenvolvida por uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais especializados. Por meio do trabalho desenvolvido, a empresa garante a conformidade com as normas trabalhistas, em todos os âmbitos corporativos.

Assim, a consultoria para SST revela-se verdadeiro investimento no bom andamento do negócio. Principalmente a longo prazo, será mais vantajoso para a empresa contratar a consultoria, do que correr o risco de sofrer penalidades.

A consultoria para saúde e segurança do trabalhador permite que a gestão tenha uma visão ampla de como a empresa está sendo conduzida, no que tange às medidas e práticas de proteção.

Conforme o resultado obtido pelos consultores especializados, com a devida elaboração do laudo técnico, a gestão saberá o que precisa ser mudado e urgentemente implementado.

 

Como contratar uma boa consultoria para SST

Para que os resultados alcançados pela consultoria sejam positivos, é fundamental saber como contratar a melhor equipe profissional para a sua empresa.

Dessa forma, é preciso avaliar alguns pontos específicos, que afetam diretamente na qualidade da consultoria prestada. Com uma pesquisa aprofundada sobre os serviços prestados, é possível identificar o fornecedor ideal para o seu negócio.

 

Especialização dos profissionais da equipe

Para proporcionar uma consultoria para SST de qualidade, é essencial que os profissionais da equipe tenham a formação adequada para o desempenho desta função.

Portanto, antes de contratar uma equipe de consultoria para segurança e saúde do trabalhador, é necessário avaliar a formação profissional de cada membro da equipe, bem como da função que é exercida.

É imprescindível se certificar da capacitação da equipe profissional, devido à relevância dos serviços oferecidos.

 

Espécies de consultoria prestadas

Embora a consultoria para SST seja abrangente, existem tipos específicos, voltados para as demandas individuais das empresas. Deste modo, a gestão escolherá os consultores conforme as necessidades da empresa, para que sejam prestadas as consultorias adequadas.

Por isso, é fundamental analisar a situação da empresa, para identificar os pontos que precisam de mais atenção. Ao contratar consultorias específicas, os resultados alcançados serão otimizados, dada a personalização do processo.

 

Cumprimento da legislação aplicável

O principal objetivo da consultoria para SST é garantir o cumprimento das normas trabalhistas, que versam sobre a saúde e segurança do trabalhador.

Portanto, para realizar a melhor contratação para uma empresa, é fundamental avaliar as diretrizes seguidas pela equipe de consultores. Adequar as atividades da empresa aos padrões estabelecidos pela legislação aplicável é o ponto crucial de toda consultoria para SST.

Portanto, a promoção de um ambiente de trabalho confortável e seguro aos colaboradores será consequência de todo este processo.

 

Treinamentos oferecidos aos colaboradores

Para que a consultoria para SST tenha maior eficácia em seus resultados, é importante que sejam realizados treinamentos. Dessa forma, ao treinar os colaboradores, será possível consolidar a cultura e os valores da empresa, voltados à proteção coletiva.

Entre os treinamentos necessários, estão os da CIPA, uso e armazenamento de EPIs, segurança e uso de equipamentos próprios e treinamentos em espaços confinados.

Outros exemplos são: treinamento para trabalhos com eletricidade; manuseio de explosivos; operações com empilhadeiras, betoneiras e demais equipamentos da construção civil; e para manuseios de caldeiras.

Assim, de acordo com o segmento da empresa, serão necessários treinamentos específicos, para a garantia da segurança dos profissionais.

 

Laudos elaborados

A elaboração de laudos técnicos é essencial para que a empresa tenha o feedback das medidas implementadas. Além disso, estes laudos demonstram se há a necessidade de implantação de novos recursos, para a promoção da saúde e segurança do trabalhador.

Exemplos de laudos técnicos: Laudo Técnico das Condições de Ambiente de Trabalho (LTCAT ); laudos de insalubridade e periculosidade; Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho (PCMAT) e Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

 

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