Home > Consultoria > Dicas de controle de estoque para colocar em prática hoje
dicas-controle-estoque

Dicas de controle de estoque para colocar em prática hoje

Empresas de todos os tamanhos sofrem com problemas de gestão e precisam de dicas de controle de estoque. Isso impacto o ciclo de vendas como um todo, o que inclui roubo de clientes, funcionários e erros administrativos. 

Vamos focar neste post em dicas de controle de estoque para evitar erros administrativos, mas é importante observar que, ao tentar expandir negócios a partir de uma base relativamente pequena, a atenção aos níveis de estoque e a maneira como você o gerencia não afeta apenas sua capacidade de crescer em termos de desempenho, lucro ou prejuízo, mas também na satisfação do cliente.

Existem algumas dicas de controle de estoque para ajudá-lo enquanto você tenta expandir seus negócios e lidar com os processos de atendimento de pedidos.

Dicas de controle de estoque

lista-procedimentos-controle-estoque

1- Verificar todo o estoque recebido

A primeira dica de controle de estoque é sempre verificar o que realmente é entregue em relação ao que você solicitou ao seu fornecedor. 

É tão fácil supor que os números coincidem, mas nada impede que os pedidos de estoque sejam embalados incorretamente e errem para mais ou para menos. 

Se você apenas presumir que possui o número correto de produtos ao adicionar o estoque às prateleiras, é provável que possa haver menos mercadoria e isso só ser notado quando receber um pedido do cliente. 

Outra questão é que você pode realmente ter mais estoque do que precisa e não saberá quando reduzir os preços para rodá-lo ou quando pedir mais.

2- Armazene seu estoque com atenção

É muito fácil colocar seu material no local adequado, mas isso pode haver erros quando sua equipe está com pressa e precisa fazer tudo rápido. 

Se você tiver produtos similares com embalagens parecidas ou peças do mesmo modelo com cores diferentes, armazenar uma ao lado do outra provavelmente causará erros, pois a embalagem é quase idêntica.

Por isso, estabeleça o local adequado para cada tipo de produto. A dica de controle de estoque aqui é marcar na prateleira a variação e posicionar um produto embaixo do outro ao invés de colocá-las lado a lado. 

3- Nomeie seus produtos claramente

Se você estocar produtos em tamanhos diferentes, certifique-se de olhar no formulário de pedido que você gerar no sistema qual tamanho deve ser embalado. 

Se você precisar alterar as guias de remessa para torná-las totalmente claras, faça-o. Outra dica de controle de estoque é codificar as guias por cores e combiná-las com um rótulo colorido nas embalagens individuais dos produtos.

4- Mantenha o controle das datas de validade

Essa dica de controle de estoque é para quem vende ou fabrica produtos com data de validade. Não passa uma boa imagem sua empresa negociar produtos com validade curta e, o pior, com a validade vencida. 

Portanto, é importante que você crie um sistema de lembrete para cada linha de produtos de quando cada produto deve ter seu preço reduzido com antecedência, para que você possa girar o estoque restante.

Essa dica é importante também para saber quando tirar o restante do produto do site. Não deixe de checar a data de validade antes de embalar cada pedido. 

Frequentemente, você terá vários lotes em estoque, portanto as datas podem ser diferentes e nem sempre é possível presumir que você ainda está enviando produtos de um lote “em validade”.

5. Evite erros de envio

Se você enviar a um cliente os produtos errados, quando enviar outro, altere os níveis de estoque de ambos os produtos no controle de estoque. E registre também a devolução.

Parece óbvio, mas na corrida para administrar um negócio online ou físico, isso pode ser facilmente ignorado.

6. Defina um nível de estoque mínimo

Cada fornecedor terá prazos de entrega diferentes e, se você quiser evitar a falta de estoque, precisará estabelecer quanto tempo normalmente leva para reabastecer e quanto tempo normalmente leva para que esse nível mínimo de estoque acabe. 

De maneira ideal, você deve ter uma quantidade de segurança ao tentar determinar quanto estoque você precisa ter em reserva para cobrir o tempo necessário para reabastecer. 

Mas o cálculo para definir o estoque mínimo não é tão simples, pois você pode ter várias linhas diferentes de produtos e demandas diferentes para cada uma.

Você precisa levar em consideração o reabastecimento desses itens com menos demanda agora para aproveitar o menor custo efetivo de transporte por unidade.

7. Considere usar uma ferramenta de automatização

Uma dica de controle de estoque bastante eficiente é trabalhar com um sistema que gera códigos de barras para as categorias e os produtos. Isso minimiza a taxa de erro de separação para quase zero. 

No entanto, requer o uso correto dos códigos de barras em primeiro lugar. Se você estiver trabalhando em lotes, em vez da seleção múltipla de produtos variados para um determinado pedido, o código de barras minimiza significativamente a taxa de erro.

8. Gerencie as devoluções efetivamente

Um dos maiores problemas enfrentados por muitos varejistas, certamente nos mercados de moda e eletrônicos, é o manuseio correto dos retornos. 

Obviamente, existem requisitos legais relacionados a venda à distância, mas se você precisar receber de volta um item devolvido, verifique se todos os seus sistemas de etiquetagem usuais ainda estão corretas. 

Se você tiver algum estoque devolvido por estar com defeito, também será necessário garantir que seus níveis de estoque não sejam ajustados para cima e que você seja responsável por lidar com isso com seus fornecedores.

9. Faça inventários de estoque regulares

Essa é uma dica de controle de estoque óbvia, mas realizar verificações regulares de estoque é fundamental. 

Se você cometeu algum erro, é melhor identificá-los antes de enviar o pedido de um cliente, pois você terá que gastar tempo entrando em contato com ele se tiver detectado o erro após o pedido já ter sido enviado. 

Mesmo se você não tiver tempo para verificar todo o seu estoque com frequência, use a contagem por ciclo para fazer o inventário de estoque de um fabricante diferente por vez, por exemplo.

Precisa de dicas de controle de estoque de uma empresa especializada?

Muitas vezes, há pequenas alterações que você pode fazer nos processos de planejamento de estoque, controle, embalagem e expedição, que podem ter impactos significativos na eficiência e produtividade de seus negócios. 

Dê um passo atrás, analise cada configuração dos processos de pedidos e atendimento e estabeleça se algum pode ser aprimorado para minimizar erros de atendimento. 

Fazer isso pode ter um impacto perceptível nos seus resultados e permitir que você cresça mais rapidamente.

Se você precisar de ajuda com mais dicas de controle de estoque, acesse o site do oHub e confira a lista de empresas na área de Controle de estoque perto de você, faça a cotação e receba diversas propostas com um só pedido.

Caso seja um fornecedor, cadastre-se no oHub para conquistar novos clientes.

Sobre Equipe oHub

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial