O sucesso de uma empresa, seja ela grande ou pequena, depende primordialmente que o gestor aprenda como fazer controle financeiro empresarial de seu negócio. Somente assim será possível:
- realizar previsão de custos;
- planejar investimentos;
- honrar seus compromissos.
Entretanto, o processo de como fazer controle financeiro empresarial e aplicar um sistema de controle empresarial em um negócio nem sempre é fácil.
Para quem é da área de finanças, isso pode ser mais natural, mas, os empreendedores que têm origem em outras áreas acabam apresentando alguma dificuldade com tantos números e índices.
Pensando em como auxiliar essas pessoas, selecionamos 5 dicas de controle financeiro empresarial. Tudo para ajudar a deixar suas contas em dia e evitar surpresas desagradáveis em suas finanças.
Como fazer controle financeiro empresarial: 5 dicas
1- Organizar o fluxo de caixa
Esta é a mais básica das dicas financeiras para empresas, uma vez que todas as organizações apresentam entradas e saídas de dinheiro.
As entradas correspondem às receitas de vendas ou da prestação de serviços.
Em alguns casos, também pode haver receitas não operacionais, como as provenientes de aplicações financeiras ou da venda de ativos que a empresa está renovando.
Por exemplo: um veículo de entregas ou uma máquina antiga, que serão trocados.
Já as saídas são representadas por gastos: despesas e custos.
Portanto, se você pretende aprender como fazer controle financeiro empresarial, precisa se manter atento ao seu fluxo de caixa. Ele é uma das ferramentas de acompanhamento financeiro mais importantes, devendo ser verificado diariamente.
Com um fluxo de caixa bem organizado, você poderá criar uma projeção de fluxo de caixa, baseado nas estimativas de entradas e saídas futuras.
Com essa projeção do fluxo de caixa, é possível saber se a empresa terá condições de honrar seus compromissos mais adiante.
Para isso, normalmente se analisam os dados históricos e, com base neles, se fazem projeções dos cenários futuros.
Logo, é fundamental conhecer todas as despesa e custos da empresa e atualizá-los constantemente ao longo tempo.
Uma planilha eletrônica pode ajudar, mas a real dica financeira para empresas é adotar um software de gestão orçamentária, que traz recursos muito mais eficiente para isso.
Por meio desses sistemas você tem acesso a fórmulas mais precisas, além de uma visão ampla sobre o futuro de sua empresa. Tudo isso disponível em um só lugar, tais como:
- Fluxo de caixa
- Demonstrativos financeiros
- Projeção de cenários
- Gráficos e indicadores de desempenho
- Acompanhamento do planejado x realizado x histórico
2- Sempre solicite de 3 a 5 orçamentos
Na hora de procurar fornecedores de produtos e serviços é fundamental fazer uma pesquisa ampla e selecionar pelo menos 3 orçamentos diferentes.
Não se trata apenas de contatar 3 empresas e achar que seus orçamentos são suficientes. É preciso ir além e selecionar, dos vários orçamentos pesquisados, os melhores e mantê-los arquivados.
Isso é importante para futuras consultas e comprovação de que uma boa pesquisa de preços foi feita.
E mais: mesmo que você já tenha um fornecedor de confiança de algum produto ou serviço, é sempre válido, a cada 3 meses, fazer novas cotações e verificar se eles se mantêm dentro dos preços de mercado.
Uma dica de economia de tempo e dinheiro para quem quer contratar é fazer orçamentos via internet.
3- Fique de olho na inadimplência
Simplesmente acreditar que o dinheiro dos pedidos fechados vai entrar na data combinada não é a maneira correta de prever suas entradas de caixa.
É preciso considerar a a inadimplência, isto é: aqueles clientes que não pagam em dia e, em alguns casos, não conseguem mais pagar e te deixam no prejuízo.
Para se prevenir dessas perdas, 2 dicas de controle financeiro empresarial são muito relevantes:
- sempre faça a análise de crédito, mesmo de compradores conhecidos;
- use consultas online de empresas especializadas.
Além disso, se você quer aprender como fazer controle financeiro empresarial eficiente e certeiro, é importante sempre:
- calcular a taxa média de inadimplência de sua empresa;
- descontar essa porcentagem (digamos que seja 3%) das suas previsões de entradas de caixa.
4- Controle de contas a pagar e receber
Em empresas desorganizadas, muitas multas por atraso de pagamento são pagas à toa. Isso ocorre porque, mesmo com dinheiro em caixa, não existe um bom controle das contas a pagar, como um simples calendário, por exemplo.
Pior é quando as contas a receber também não têm um bom sistema de controle e o empresário nem se dá conta que seu cliente não pagou.
O seu método de como fazer controle financeiro empresarial não pode depender de anotações em papel e mesmo de planilhas simples, que podem estar incompletas e recheadas de falhas.
É difícil selecionar informações específicas, mesmo usando filtros nas planilhas. Um sistema de gestão orçamentária faz isso com muito mais facilidade.
Uma alternativa, é usar cobranças bancárias automáticas e outros sistemas automatizados de controle financeiro.
Sem isso, fica muito difícil pagar e receber em dia.
5- Defina alguns indicadores financeiros e os acompanhe de perto
É fundamental incluir entre seu método de como fazer controle financeiro empresarial, o acompanhamento dos principais indicadores financeiros.
Existem muitos deles, como:
- ROI: que mostra o retorno sobre o investimento;
- Margem Bruta: apresenta a porcentagem de lucro em cada venda;
- Margem EBITDA: demonstra a lucratividade operacional do negócio.
Por isso, se você quer entender como fazer controle financeiro mais ágil e focado em resultados, é preciso determinar um índice principal para acompanhar mais de perto.
Não que você vá abandonar os demais, mas eleger aquele índice que importa para atingir os principais objetivos da empresa, vai te ajudar a tomar melhores decisões e analisar seu real crescimento, de acordo com os objetivos do negócio.
É o que chamam em inglês de One Metric That Matters (OMTM), que pode ser traduzido como: uma métrica que importa.
Por exemplo: imagine que o objetivo estratégico de sua empresa é aumentar sua participação de mercado em 20%. Uma métrica que importa olhar, nesse caso, é a receita de vendas mensais.
Quanto mais se vender, maior será sua participação no mercado.
É claro que se você estiver vendendo com prejuízo, isso vai prejudicar seu negócio. É por isso que dissemos que você também deve acompanhar os outros índices financeiros
Mas o segredo está em monitorar esse índice específico (aquele que importa!) como o resultado que se precisa atingir, pois, ele levará a conquista do objetivo estratégico desejado pela empresa.
Concluindo
Como você viu, aprender como fazer controle financeiro empresarial é muito importante para a gestão orçamentária de seu negócio.
É por meio do acompanhamento financeiro que, além de manter suas contas sob controle, você poderá fazer previsões com base em cenários futuros e deixar sua empresa preparada para responder a qualquer eventualidade.
Se você deseja colocar a mão na massa e mergulhar fundo nesse universo, sugerimos que se continue sua leitura com o artigo; “4 Ferramentas financeiras simples que auxiliam na gestão da empresa“.
Este artigo foi escrito pelo time da Treasy, uma solução completa para Planejamento e Controladoria. Com ele é possível elaborar seu Orçamento Empresarial de forma colaborativa e confrontar os resultados mensalmente.