A segurança de empresas, condomínios e residências é assunto sério e deve ser pensada com foco em garantir a preservação do patrimônio e proteção da integridade física de quem transita pelo local. Para isso algumas dicas de segurança patrimonial são valiosas, entre elas:
- uso de câmeras de segurança
- instalação de sistemas de controle de acesso
- sistemas anti incêndio
- projeto de Iluminação
- contratação de portaria especializada
- adoção de equipamentos de segurança no local
- aplicação de soluções de computação em nuvem
- terceirização da segurança patrimonial
Antes de apresentarmos, detalhadamente, as dicas de segurança patrimonial é importante que você compreenda o que é segurança patrimonial para saiba como poderá contar com ela para garantir que seus bens ativos e inativos estejam protegidos.
O que é segurança patrimonial?
A segurança patrimonial representa um conjunto de práticas que são planejadas, executadas e monitoradas com o objetivo de prevenir e eliminar possíveis perdas patrimoniais, que sejam geradas por problemas como:
- furtos e roubos;
- incêndios;
- sabotagens internas;
- espionagem de concorrentes;
- sequestros e mais.
Quando uma empresa perde patrimônio ela fica mais longe de atingir seus objetivos estratégicos. Além disso, em alguns casos mais graves, pode perder a capacidade de gerar recursos e se manter no mercado.
Para evitar que isso aconteça as empresas de segurança patrimonial utilizam recursos físicos e de inteligência para combater os perigos que cercam uma organização.
Esses perigos podem ser gerados intencionalmente ou por descuidos internos.
Por exemplo, em uma empresa de aço uma caldeira pode explodir por erros de processo, falta de manutenção adequada ou sabotagem.
Nesse caso, além de causar danos ao patrimônio como maquinário, também há a possibilidade de acidentes de trabalho.
Um planejamento de segurança patrimonial deve considerar todos esses aspectos.
Por isso, mais uma vez repito que, a segurança patrimonial é responsável por prevenir perda de patrimônio ativo e inativo. Isso inclui máquinas, matérias-primas, estoque, funcionários, e mais.
As empresas de segurança patrimonial são especializadas em realizar desde o planejamento de riscos e definição de planos de segurança até o monitoramento e combate a agentes que estejam agindo de maneira a prejudicar a empresa ou condomínio.
O funcionamento das empresas de segurança patrimonial só é possível por meio de uma autorização da Polícia Federal.
As atividades da área são regulamentadas pela Lei nº 7.102, de 1983. Sendo necessário o cumprimento de uma série de exigências.
Entretanto, além de contratar serviços de segurança patrimonial é possível e recomendado seguir algumas dicas de segurança patrimonial seja para empresas ou ambientes pessoais, como residências e condomínios.
Elas vão colaborar para a manutenção da segurança e tranquilidade de moradores e/ou funcionários. Acompanhe algumas sugestões, a seguir.
8 dicas de segurança patrimonial para empresas e condomínios
1. Câmeras de segurança
As câmeras de segurança são os primeiros itens que veem a cabeça quando falamos sobre proteção de casas e empresas.
Além de permitirem que ponteiros e profissionais de segurança sejam capazes de visualizar o que acontece no entorno do local, elas também agem como intimidadores.
Assaltantes quando percebem a presença de câmeras consideram se o risco vale a pena e muitas vezes mudam de planos.
Entretanto, elas não funcionam apenas para controle de riscos externos, mas também internos, como furtos e sabotagens.
Elas são fundamentais para identificar esses crimes e ainda auxiliam, mais uma vez, por meio da intimidação.
Por isso, entre as dicas de segurança patrimonial em empresa considere a instalação de uma rede de câmeras, tanto na área externa quanto interna da empresa.
Com certeza elas ajudam a prevenir e combater riscos à segurança do local e das pessoas.

2. Sistemas de controle de acesso
A entrada e saída de pessoas de empresas e condomínios é algo que exige bastante atenção.
Por isso, é preciso considerar uma série de opções como a adoção de:
- fechaduras eletrônicas;
- acesso biométrico;
- identificação por vídeo e mais.
Evite também que estranhos circulem pelo local sem acompanhamento.
Entregadores, novos clientes, candidatos a vagas de emprego devem ser previamente identificados e encaminhados até o local correto.
Sempre que possível evite a entrada de quem não trabalha na empresa. Por exemplo, detenha a mercadoria entregue já na portaria ao invés de liberar acesso do entregador.
3. Sistemas anti incêndio
Incêndios podem acabar com empresas centenárias em poucos minutos, sem falar da perda humana que pode gerar.
Principalmente em indústrias e fábricas é importante ter um controle rigoroso de riscos de incêndio por meio de vistorias constantes e manutenção correta de equipamentos.
Empresas que lidam com muitas máquinas, computadores, tomadas e exigem muito da rede elétrica também precisam estar atentas.
Além disso, invista em sistemas para evitar incêndios e detectá-los ainda em fases iniciais.
Detectores de fumaça, por exemplo, podem evitar tragédias maiores.
4. Projeto de Iluminação
Evite pontos cegos com um projeto de iluminação eficiente.
Sensores de presença, que acendem a luz quando alguém passa pelo local, são excelentes formas de chamar atenção para determinados pontos em horários em que não deveria haver movimento no local.
Além disso, eles ajudam na economia de energia e oferecem mais segurança para profissionais que estão transitando pelo local quando já não há luz natural.
Tenha atenção especial a locais como estacionamento e portaria.
5. Portaria especializada
A terceirização de portaria já é uma realidade para empresas e condomínios que desejam economizar e ampliar a qualidade dos serviços aos quais tem acesso.
Isso porque profissionais de empresas de portaria recebem treinamentos constantes e são avaliados com frequência. Isso tudo auxilia no desenvolvimento do trabalho que está sendo executado.
A portaria é, sem dúvidas, uma área fundamental para a segurança patrimonial em empresas e condomínios, por isso tenha atenção especial a ela.
Existem algumas alternativas à portaria tradicional, como a portaria remota e virtual.
Elas funcionam por meio de um sistema de câmeras, sensores de áudio e de movimento.
Um porteiro que está distante do local atendido é capaz de se comunicar com visitantes, moradores ou gerentes, permitindo ou negando o acesso.
Esse modelo de portaria evita que o porteiro seja rendido em uma situação de assalto, por exemplo, e permite que o porteiro virtual contacte rapidamente a polícia ou a empresa de segurança para irá até o local de imediato.
Leia mais em: Prós e contras da portaria virtual: confira a análise e faça sua escolha
Em resumo, uma das dicas de segurança patrimonial é: independente da sua escolha, tenha certeza de contar com profissionais capacitados para garantir sua proteção.
6. Equipamentos de segurança no local
Alguns equipamentos de segurança no local são obrigatórios como saídas de emergência e extintores de incêndio.
Lembre-se também de contar com alarmes para empresa de segurança e tenha os telefones da polícia, bombeiros e hospitais em lugares de fácil acesso.
7. Soluções de computação em nuvem
Já imaginou perder recursos intelectuais da empresa como dados, informações e documentos, por que uma máquina foi roubada, danificada ou o local pegou fogo?
O prejuízo seria ainda maior, por isso, conservar esse tipo de recurso em serviços de armazenamento em nuvem é uma das principais e mais atuais dicas de segurança patrimonial em empresas.
Ao mesmo tempo, invista em soluções de segurança de dados para manter seus arquivos salvos de hackers e invasões no sistema.
8. Terceirização da segurança patrimonial
Não só a portaria pode ser terceirizada como todo planejamento, execução e monitoramento exigido na segurança patrimonial de empresas e condomínios pode ser terceirizado para empresas que possuem know-how e autorização para agirem.
Antes de contratar uma empresa terceirizada de segurança patrimonial confira se ela está legalizada acessando o site da Polícia Federal.
Por isso nossa última dica de segurança patrimonial é que você conheça a lista completa de empresas de Segurança Patrimonial cadastradas no site da oHub.
O passo a passo para solicitar uma proposta é simples e em menos de cinco minutos você contacta diversas empresas com apenas um pedido:
- preencha as informações básicas sobre o serviço que você precisa;
- especifique a localização da sua empresa;
- forneça os dados para contato do fornecedor.
Pronto! Agora é só aguardar as propostas comerciais de fornecedores qualificados.
Veja no vídeo abaixo como o oHub ajuda a sua empresa a encontrar fornecedores de serviços:
Economize tempo e obtenha melhores preços. Solicite hoje seu pedido de orçamento.
Ideias Dicas para fazer seu negócio crescer