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Dicas para atender bem um potencial cliente e conquistá-lo

Um dos principais diferenciais que uma empresa pode ajustar para se tornar única e relevante no mercado é oferecer um atendimento de excelência. Em contrapartida, abrir mão de um bom relacionamento com o cliente pode ser o início de uma catástrofe na organização.

O atendimento faz toda a diferença na hora da decisão de compra. Uma equipe de vendas disposta a esclarecer dúvidas, questionamentos e oferecer a melhor solução para a necessidade do cliente é uma fonte inesgotável de bons resultados. Embora este seja um diferencial importantíssimo em termos de marketing e administração para todo tipo de empresas, inclusive as B2B (negócios entre empresas), a verdade é que muitos gestores priorizam tanto a disponibilização de produtos ou serviços bons e funcionários, que acabam deixando de lado a preocupação pelo relacionamento com os clientes.

Mas esta visão precisa ser eliminada para que as empresas consigam atingir bons resultados e continuarem ativas no mercado.

Preste atenção no atendimento desde o primeiro contato

É fato que ninguém gosta de ir a uma loja e ser mal atendido ou de estar navegando no site de um e-commerce e contar com poucas informações. Neste último caso, a experiência também é negativa, sobretudo quando a pessoa entra em contato com o serviço de atendimento ao cliente e a sua dúvida não é prontamente esclarecida.

Seja em uma loja física, no meio virtual, ou entre empresas, é fundamental prezar todos os contatos dos clientes. Independente do número de produtos ou serviços que o consumidor adquira, é imprescindível oferecer um atendimento impecável desde o primeiro momento, dessa forma, há maior probabilidade de fidelizar essa pessoa e transformá-la em um cliente assíduo e que recomende.

A exigência dos clientes pode ser um fator de dificuldade

A excelência do atendimento depende dos esforços de toda a equipe, contudo, ao longo dos anos tem sofrido uma grande influência do comportamento dos clientes. Esta observação tem sido considerada como uma premissa importante para formular um bom atendimento.

Com o passar do tempo, os consumidores vão entendendo os seus direitos e se tornam mais exigentes. Esta exigência é fruto de um maior conhecimento do Direito do Consumidor, assim como da grande concorrência existente em diversos setores de mercado. Além disso, os clientes começaram a perceber que as suas perspectivas estavam sendo consideradas no momento das empresas idealizarem produtos.

Em termos gerais, clientes exigentes buscam produtos ou serviços extremamente funcionais e dotados de boas características, satisfação no atendimento pré e pós- compra e oportunidade de recomendação. Como se pode perceber, o atendimento é um dos diferenciais que os clientes procuram, portanto, invista em ações de treinamento, workshops e palestras a modo de incentivar um bom atendimento por todos que têm contato com os clientes, começando com a área de vendas que geralmente inicia este contato.

O que acontece com a insatisfação?

Um cliente insatisfeito pode ser uma grande dor de cabeça, pois nem sempre ele desiste de uma compra e vai embora tranquilamente. Em diversas ocasiões ficamos sabendo de consumidores que “botam a boca no trombone” e desabafam em sites como o Reclame Aqui ou em páginas das redes sociais. Ao acontecer isso, você já pode imaginar o que virá a seguir: as pessoas ficarão sabendo que o cliente não gostou e há possibilidades disso se tornar um viral.

Para que isso não aconteça, é imprescindível prestar atenção nas diversas frentes do atendimento ao cliente, contato direto, contato por telefone, atenção via chat no site, entre outras formas de comunicação. Certifique-se de que a sua equipe está focada em disponibilizar um bom atendimento.

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