O processo de vendas vai desde a produção até o contato final com o cliente.
É ele quem definirá o sucesso de um negócio.
Alcançar um alto número de vendas concretizadas é objetivo de todo e qualquer empresário.
Para atingir essa meta são necessários alguns passos.
Especialmente para empresas que se encontram com as vendas estagnadas ou para empresários iniciantes no ramo, a consultoria de vendas será uma ferramenta de auxílio, para contornar qualquer obstáculo.
A consultoria de vendas permitirá uma análise integrada da empresa, das estratégias de marketing, até o plano de ação com os clientes.
Através desta visão clínica, a companhia terá um retorno sobre o que deve ser mudado retomando, assim, o potencial de vendas.
Por muitas vezes, a administração de uma empresa não consegue identificar os pontos de atenção.
A consultoria de vendas será a medida de recuperação a ser tomada, de modo a reconquistar a competitividade e a autoridade no mercado.
É fundamental destacar a importância da consultoria de vendas.
Este formato resulta, em sua maioria, em números mais atrativos para o setor financeiro da empresa.
O que é a consultoria de vendas?
A consultoria de vendas é o serviço prestado por empresas especializadas neste segmento que realiza o diagnóstico completo de clientes com baixo nível de vendas.
A consultoria de vendas oferece soluções de inovação e reestruturação.
O principal objetivo é retomar a produtividade e atrair novos clientes, buscando compreender o processo de vendas e suas repercussões.
Primeiramente, a empresa de consultoria de vendas irá avaliar as queixas e dúvidas.
Em seguida será feita uma análise detalhada sobre falhas e acertos da equipe de vendas.
Por meio deste processo é possível identificar medidas para cada etapa do funil de vendas. Será a garantia de acompanhamento dos clientes por todo o período de contato com a empresa.
Pontos que são avaliados em uma consultoria de vendas
Para que uma consultoria de vendas seja eficaz, é necessário observar pontos de relevância visando aumentar as chances de novas vendas.
Qualificação do time de vendas
A qualificação e as aptidões dos profissionais que integram o time de vendas são quesitos importantes.
A capacidade dos vendedores de dialogar com os clientes, entender suas necessidades e ser preciso nas informações prestadas são diferenciais que valem ouro.
A consultoria de vendas trará soluções que irão auxiliar no procedimento de prospecção de clientes.
Estratégias de marketing
O marketing, assim como os demais recursos, está diretamente atrelado aos resultados das vendas de uma empresa.
Portanto, o planejamento de marketing deve estar incluído em uma consultoria de vendas.
Ele exerce grande influência na decisão dos clientes em comprar os produtos e serviços de uma determinada companhia.
Satisfação dos clientes
O que os clientes pensam sobre a empresa.
Saber o nível de satisfação, não somente com os produtos e serviços prestados, mas também com o relacionamento com toda a equipe organizacional.
São formas de analisar a empresa com precisão e alavancar o número de vendas efetivadas.
Estratégias e gatilhos utilizados
Os chamados gatilhos mentais são uma poderosa ferramenta para que as empresas potencializem suas vendas.
Porém, é crucial avaliar o público-alvo da companhia.
O intuito é identificar os gatilhos e as estratégias de vendas, que serão, de fato, eficazes para a sua clientela.
A importância de contratar uma consultoria de vendas externa
Principalmente para que sejam obtidos resultados mais expressivos, a contratação de uma consultoria de vendas externa traz muitos benefícios.
Além da possibilidade de um diagnóstico completo, que aponta detalhadamente todos os problemas, contratar uma consultoria de vendas poderá sair mais barato para os cofres da empresa.
Isso se dá porque no âmbito interno da companhia, o diretor que é o profissional competente para proceder com uma consultoria de vendas.
Porém, com todas as suas atribuições, seria inviável, tanto econômica quanto funcionalmente, deslocá-lo de suas atividades.
O comprometimento com os futuros resultados
Os colaboradores da companhia atendida deverão adotar uma postura de total comprometimento com os futuros resultados.
É fundamental colocar em prática todas as medidas e soluções apontadas no processo de consultoria de vendas.
Também é imprescindível ter acompanhamento da consultoria pelo período necessário para enraizar as boas modificações feitas em prol da empresa.
A utilização de métricas para avaliação dos resultados
Valer-se de métricas e dos chamados KPI’s – Key Performance Indicator irá proporcionar uma visão mais ampla e realista dos resultados obtidos, após a execução dos serviços de consultoria de vendas.
O grande diferencial é a possibilidade de utilização de métricas e KPI’s variados, aplicáveis às atividades que a empresa exerça.
Através da utilização de métricas, com sua posterior análise, será possível identificar prováveis melhorias e mudanças necessárias.
Essas alterações resultarão em melhores resultados, especialmente a longo prazo.
A escolha de uma empresa de consultoria de vendas
Para que o processo de consultoria de vendas seja satisfatório, é fundamental realizar uma pesquisa de mercado.
A finalidade é escolher a melhor consultoria para fornecer um serviço completo que aumente os números de vendas e clientes constantes.
Para auxiliar nesta etapa temos algumas dicas:
Pesquisar as aptidões e especializações dos consultores de vendas, conferir os procedimentos adotados, analisar contratos anteriores e saber o nível de satisfação de outros clientes.
Vantagens da consultoria de vendas
A consultoria de vendas, especialmente para as empresas que pretendem expandir seu mercado, irá proporcionar a otimização de tempo e de recursos.
A metodologia adotada, no momento de convencer o cliente a comprar, será mais eficaz.
O oHub como solução para encontrar empresas de consultoria de vendas
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