É difícil não ter dúvidas quando o assunto é dinheiro, principalmente quando se trata do que fazer com ele.
Seja para onde investir ou para que não falte no final do mês. Neste momento uma boa consultoria financeira é a melhor opção.
Porém, é preciso ter cuidado no momento de escolher a melhor consultoria e a que está mais de acordo com as suas reais necessidades.
Os consultores podem ser encontrados com diferentes nomes:
– Planejador;
– Terapeuta financeiro;
– Coaching.
Isso ocorre porque a profissão, infelizmente, ainda não é regulamentada no país. De acordo com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o único profissional que possui regulamentação são os consultores de valores imobiliários.
Segundo o superintendente, José Alexandre Vasco, de orientação e proteção aos investidores da CVM, a atividade de consultoria, da qual é regulamentada pela mesma, exige que os profissionais tenham boa reputação e experiência no assunto.
Um bom consultor necessita respeitar ao máximo os reais interesses do investidor, atuando com a proposta do cliente quando dá a indicação sobre seus investimentos.
O Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF), que também é associado à Associação Brasileira das Entidades do Mercado Financeiro e de Capitais (ANBIMA), efetua exames periodicamente para formar o planejador financeiro pessoal.
Portanto, essa certificação, mesmo não sendo regulada pela CVM, é utilizada como uma das qualificações para os profissionais que atuam nessa área.
Conheça agora dicas do oHub para contratar um excelente consultor financeiro.
Qual momento ideal para uma empresa contratar uma consultoria financeira?
Segundo, Rogério Bastos, diretor da IBCPF, uma empresa precisa de consultoria financeira em duas diferentes demandas:
- Quando o empresário não sabe como aplicar o dinheiro;
- Quando existe desiquilíbrio no orçamento financeiro e é necessária uma reestruturação.
Como encontrar um bom consultor financeiro
Para encontrar um bom profissional de consultoria financeira, pode ser através de indicação ou pelo currículo do profissional.
É preciso avaliar todas as qualificações do profissional que sua empresa irá contratar, pois será este que estará ligado aos interesses pessoais ou de seus negócios.
O que analisar no momento de optar pelo profissional certo?
Veja os pontos que precisam ser avaliados no momento de optar pela consultoria financeira que poderá atender suas necessidades:
Excelente background dentro do mercado de finanças
Você conhece alguém que já contratou o tipo de consultoria que seus negócios precisam?
Quando se possui uma boa rede de contatos, e ainda tem bons clientes são as melhores formas de indicações da consultoria que você pesquisando e se eles estão desenvolvendo boas ações.
- Leia também sobre: Como escolher uma boa consultoria Financeira
Esse é um detalhe inicial de extrema importância, até porque a maioria das empresas procuram ser o mais seletivas possíveis em qualquer tipo de contratação, assim como possuem complexas demandas.
Outro excelente exemplo a ser considerado dentro do background é se a consultoria financeira pesquisada atende grandes empresas e quais são os resultados que ela obtém.
A experiência e contato são as melhores maneiras de você poder conhecer o trabalho da consultoria que está optando.
Profissional que atue com soluções ativas e completas
Quais e quantas soluções a consultoria financeira que você está querendo contratar seria capaz de entregar? A área de finanças precisa saber se desdobrar diante de inúmeras abordagens e problemas.
Dependendo dos seus objetivos e do seu tipo de negócio, é necessário atuar com mais de uma frente ao mesmo tempo. Isso pode demandar mais abrangência e flexibilidade dos profissionais que irão lhe ajudar.
A consultoria financeira, na maioria dos casos, exige soluções para problemas já identificados, logo, é de extrema importância saber se essa consultoria escolhida conseguirá resolvê-los, sem que você precise terceirizar mais de uma parte da solução que será apresentada.
Isso irá ajudar na redução de custos que não eram esperados.
- Leia também sobre: Consultoria financeira para PME’s
Excelente habilidade com números
As consultorias costumam criam excelentes soluções, mas não se aprofundam, de fato, aos números da empresa. Ou seja, apresentam somente soluções “pré-moldadas” e acabam ajudando somente os principais números a esse tipo de modelo.
Um bom consultor precisa ser comprovadamente analítico, inteligente e que consiga se sentir confortável ao analisar números e raciocinar rapidamente sobre eles em sua cabeça.
Além disso, é preciso que o consultor se sinta confortável com grandes volumes de informações e que seja capaz de ajustar as conclusões de acordo com os interesses e o tipo do seu negócio.
Analise a rapidez que a consultoria financeira possui em interpretações de análises
Certamente, você e sua empresa não têm tempo a perder. Portanto, é de extrema importância pesquisar por consultorias que entreguem soluções e que sejam focadas no que é eficiente para o resultado que sua empresa necessita. Ou seja, que traga o impacto necessário ao seu negócio e que tenha a velocidade que o empreendedor necessita no momento de tomar suas decisões.
Onde encontrar a melhor parceria de consultoria financeira para sua empresa
Se deseja contratar empresas que façam consultoria financeira com qualidade e credibilidade que sua empresa merece, o oHub pode ajudar. Efetue agora mesmo uma cotação e receba diversas propostas através de um só pedido. Se preferir, veja a lista de empresas que realizam a o serviço de consultoria financeira. É fornecedor? Cadastre-se agora mesmo no oHub para conquistar novos clientes.”