Home > Facilities > Dicas para limpeza pós-obra e como contratar uma empresa
dicas-para-limpeza-pos-obra

Dicas para limpeza pós-obra e como contratar uma empresa

Uma obra qualquer, seja de construção ou em reformas, inevitavelmente, vai deixar resíduos dos mais diversos. Por isso, saber algumas dicas para limpeza pós-obra é muito útil.

Esse cenário no final da obra é uma consequência natural: respingos de tinta no chão, restos de massa, pedaços de cerâmica, restos de cabos elétricos e embalagens sempre ficam no local.

Isso demanda do proprietário sempre muito trabalho para deixar a obra decente, limpa, pronta para ser usada.

Quer saber como deixar esse trabalho mais fácil? Separamos abaixo algumas dicas para limpeza pós-obra estratégicas e como facilitar essa etapa contratando um serviço de limpeza pós-obra. 

Continue lendo e saiba tudo!

Dicas para limpeza pós-obra mais eficiente

A limpeza pós-obra é o serviço de remoção de sujeiras difíceis de maneira adequada, sem qualquer dano ao local limpo. 

É um serviço bastante técnico, necessitando de um nível elevado de responsabilidade em alguns casos, com cuidados em todos os detalhes para que a obra seja totalmente liberada para a mudança ou reocupação. 

Após a finalização dos serviços é necessário retirar os resíduos e fazer a limpeza de todo o local de forma bastante delicada, com os cuidados para que não haja qualquer dano.

A limpeza pós-obra deve ser precedida de uma vistoria para eliminar resíduos de materiais abrasivos sobre o piso.

Essa etapa deve ser realizada somente após a fixação do rejunte, utilizando produtos que:

  • não provoquem qualquer dano ao acabamento, 
  • estejam na diluição recomendada pelo fabricante;
  • sejam enxaguados do piso para retirar qualquer resíduo de sujeira.

Os produtos utilizados não podem secar sobre o piso, sendo obrigatório removê-lo antes que criem manchas de remoção mais difícil.

Ou seja, além da diluição, da aplicação e remoção em tempo hábil, também é preciso que, em seguida, o piso seja lavado com água e detergente neutro, usando escovas de cerdas duras se for necessário remover pingos de tinta.

Aprenda mais dicas para limpeza pós-obra e cuidados necessários durante a limpeza que exigem conhecimentos mais especializados do que uma faxineira comum poderia executar:

  • Argamassa e rejunte feitos com cimento precisam de ação mais demorada para serem retirados, devendo-se usar esponja especial para cristais, saponáceo específico, enxágue com água e limpeza posterior com tecido limpo;
  • Esponjas de aço não podem ser usadas em superfícies de alumínio, metal ou mesmo cerâmica, pois podem riscar o chão ou revestimento ou desprender partículas que se enferrujam com o tempo sobre a superfície.
  • Nas marcas mais profundas é preciso verificar o tipo de material em que houve a marca. Algumas vezes, é preciso trocar a peça ou usar massa especial para eliminar o defeito;
  • O sabão em pó deve ser evitado na limpeza, uma vez que deixa uma película sobre a superfície que foi limpa, tornando mais fácil a aderência de pó e outras sujeiras;
  • Os cuidados com a limpeza pós-obra precisam de produtos especiais, não podendo ser usados os que contenham ácido, principalmente em revestimentos cerâmicos, já que produtos à base de ácido podem causar danos irreversíveis à superfície;
  • Os produtos de limpeza, na maior parte dos casos, não podem ser usados em sua forma pura, precisando de algum diluente (a exemplo de produtos para limpar fornos ou alumínios, além daqueles que levam soda cáustica em sua composição);
  • Os respingos de tinta devem ser removidos com solvente, dependendo do local em que estejam, com os cuidados necessários para que a superfície em que estão não seja prejudicada;
  • Riscos de lápis em paredes ou provocados por peças de alumínio devem ter os cuidados especiais para que a superfície em que tenham sido feitos não fique com manchas.

Como contratar uma empresa de limpeza pós-obra

Para facilitar esse momento, existem empresas que fazem o serviço de limpeza pós-obra que é muito mais pesado que o trabalho convencional.

Além de ser um trabalho complicado e difícil, muitas vezes exige produtos específicos, que possam proceder a limpeza sem deixar manchas, riscos e sem danificar móveis e equipamentos existentes no local.

A primeira providência a ser tomada é um levantamento sobre o que precisa ser feito, relacionando os produtos para limpeza pós-obra que serão necessários para agilização do serviço. 

A limpeza deve ser rápida e eficiente e contando com os serviços de uma empresa especializada, o prazo será menor, possibilitando a ocupação do espaço em menor tempo.

Vantagens de contratar um serviço pós-obra

A limpeza pós-obra é mais pesada e tem requisitos específicos para que seja bem feita e com total segurança.

Por isso, contratar uma empresa de limpeza pós-obra traz muitas vantagens como

Reduzir os custos

Fazer a limpeza pós-obra sozinho é inviável na maioria dos casos e nem sempre é fácil reunir membros da família para essa tarefa. Por isso, contratar uma equipe de limpeza é tão útil.

Você economiza tempo e ainda conta com uma equipe completa para trabalhar, além de não precisar se preocupar com equipamentos e materiais de limpeza.

Serviço de qualidade

Não é só a carga de trabalho que será poupada, uma empresa possui uma equipe qualificada e capacitada para fazer realizar todas as tarefas, sem causar danos ao seu patrimônio.

Menos riscos e problemas

Ter a tranquilidade de voltar para sua casa e apartamento limpinhos e com tudo no lugar é um grande conforto.

A equipe responsável faz todo o processo de limpeza, garantindo que não haverá prejuízos físicos ou materiais durante todo o trabalho.

Como fazer uma limpeza pós-obra?Qual o valor de uma limpeza pós-obra?

Agora que você sabe algumas dicas para limpeza pós-obra, deve estar se perguntando sobre o preço desse serviço, certo?
O valor de uma limpeza pós-obra pode variar de acordo com o tamanho do imóvel a ser limpo, ficando entre R$ 325 e R$ 12.000.
As empresas consideram o tamanho do espaço que precisa ser limpo, pois com base nele define o número de funcionários, produtos necessários e a quantidade de horas que a limpeza vai demorar. 
Por isso, é importante detalhar todas as suas necessidades na hora de solicitar uma proposta.

Como fazer uma limpeza pós-obra?

O passo a passo para fazer uma limpeza pós-obra eficiente começa com uma avaliação, depois a remoção e, em seguida, a limpeza com produtos propriamente dita.
Veja abaixo um resumo de como fazer uma boa limpeza pós-obra: 
1. Faça uma vistoria em cada cômodo da ter avaliar a carga do trabalho
2. Separe sacos de lixo reforçados para recolher os resíduos
3. Coloque lona ou outro material para proteger móveis e cubra as tomadas  e cabos de eletrodomésticos e eletrônicos;
4. Deixe todos os materiais de limpeza próximo para facilitar o uso
5. Faça a limpeza mais pesada do chão
6. Limpe os vidros e remova resíduos com produtos específicos.
7. Enxague tudo para eliminar os produtos
8. Seque todas as superfícies.

Precisa de um serviço de limpeza pós-obra?

Como você pode ver, a limpeza pós-obra não é trabalho para amadores. 

Quando precisar fazer a limpeza depois de uma construção ou reforma, contrate uma empresa especializada que utiliza a mão de obra de profissionais qualificados para o procedimento. 

Afinal, seu investimento na reforma ou construção deve ser preservado.
Faça uma cotação e receba diversas propostas com um único pedido ou veja a lista de empresas que realizam limpeza pós-obra.

Caso seja um fornecedor, cadastre-se no oHub para conquistar novos clientes.

Sobre Equipe oHub

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial