As dicas de segurança da informação são fundamentais para evitar prejuízos financeiros e estratégicos nas empresas.
De acordo com uma pesquisa da Accenture e do Ponemon Institute, o custo médio de um ataque de malware custa em média US$ 2,6 milhões para o caixa de um organização.
Esse prejuízo pode ser evitado com boas práticas de segurança da informação que todos os colaboradores podem aprender de forma simples.
Para te ajudar na conscientização de usuários e segurança da informação do seu negócio, separamos uma lista de dicas de segurança da informação. Continue lendo e confira!
7 dicas de segurança da informação nas empresas

Reforce as medidas de segurança da informação da sua empresa com as dicas abaixo:
1. Use senhas fortes
A maioria dos serviços e ferramentas online exige uma senha de acesso. E-mail, softwares e sites de serviço são alguns exemplos onde esse recurso é necessário.
Uma das dicas de segurança da informação que ajuda manter os acessos protegidos é usar senhas fortes. A maioria dos serviços já exige que os usuários sejam mais criativos do que o tradicional ‘1234’ ou a data de aniversário.
Para criar ou atualizar suas senhas tornando-as mais fortes, inclua:
- 8 ou 6 caracteres (de acordo com o limite exigido para acesso);
- 1 letra maiúscula;
- 1 caractere especial (asterisco, jogo da velha, etc);
- números.
DICA: mantenha o padrão de senhas fortes tanto para os seus acessos nos computadores da empresa quanto nas contas pessoais.
2. Tenha uma gestão de backup
Existem diversos tipos de backup possíveis então basta escolher uma opção para evitar a perda de dados importantes e documentos essenciais da empresa.
Seguindo as dicas de segurança da informação nas empresas mais atuais, o backup em nuvem é a solução mais utilizados pelos negócios, pois além de armazenar, permitem acesso remoto, independentemente se o usuário estiver ou não na empresa.
É possível combinar mais de um tipo de backup, dependendo do volume e da necessidade do negócio. Para escolher a melhor opção, avalie:
- custo;
- desempenho;
- disponibilidade.
3. Faça campanhas educativas sobre segurança da informação
As campanhas educativas são dicas de segurança da informação nas empresas excelentes, pois podem ser feitas de forma bem humorada e objetivas para chamar a atenção dos colaboradores.
Crie vídeos para explicar novos processos e ferramentas que forem implementadas. Use o e-mail para criar newsletters especiais com um storytelling interessante sobre segurança da informação nas empresas.
Os murais próximos das estações de trabalho no escritório também podem ser explorados. Mantenha uma lista fixa com dicas úteis no dia a dia como lembrete e para dar avisos de atualizações pela equipe de TI.
As campanhas ajudam a reforçar boas práticas de segurança da informação como:
- não clicar em link suspeitos enviados por e-mail, redes sociais ou WhatsApp;
- checar o remetente e domínio dos dos e-mails recebidos;
- não abrir anexos desconhecidos, especialmente os que estiverem nos formatos: .exe, .bat, .rar e .zip.
4. Peça a TI para bloquear sites perigosos
A infraestrutura de TI da empresa — própria ou terceirizada — fornece um apoio importante para manter a segurança da informação.
Para evitar o acesso a sites perigosos e maliciosos, use uma ferramenta que bloqueia todos os ‘www’ suspeitos da lista para que ninguém possa acessá-los.
Na verdade, não será preciso nem instalar uma ferramenta para fazer o bloqueio. Se o seu negócio usa computadores com Windows, é possível bloquear sites apenas alterando as configurações do sistema.
Aprenda o passo a passo no vídeo abaixo:
5. Crie medidas de controle de acesso
Além das senhas fortes serem importantes para gerenciar a entrada em alguma ferramenta (e-mail ou software), também são úteis para o controle de acesso dos arquivos.
O controle de acesso é uma forma de organizar as pastas no sistema para que elas fiquem acessíveis para usuários específicos.
Assim, um colaborador da produção não tem acesso aos relatórios de gestão do dono da empresa, por exemplo.
As senhas são um forma fácil de fazer esse controle de acesso no computador quando eles são interligados em rede.
Nos serviços em nuvem, as pastas podem podem ser compartilhadas com permissão apenas de leitura ou de edição conforme o necessário. Sem estarem compartilhadas com o usuário, ele nem saberá da existência da pasta.
6. Mantenha sistemas e softwares atualizados
Outra das dicas de segurança da informação nas empresas básica é manter todos as máquinas e dispositivos móveis da empresa atualizados.
Tanto os sistemas operacionais (Linux, Windows ou iOS) quanto as versões dos antivírus e firewalls e os aplicativos nos tablets e smartphones devem ser atualizados para evitar travamentos e erros que atrasam as tarefas.
As atualizações mais simples é possível incluir entre as tarefas dos colaboradores, mas as mais complexas devem ser feitas pelos profissionais de TI.
7. Crie uma política de segurança na empresa
Todas as dicas de segurança da informação nas empresas que citamos acima podem fazer parte de um manual completo chamado de Política de Segurança da Informação (PSI).
É um documento que traz todas as normas e padrões de uso para manter as informações do negócio seguras através de recursos atualizados e que facilitam o dia a dia.
Quer saber mais sobre esse recurso? Leia o post completo sobre o tema: ‘Política de segurança da informação: o que + passo a passo’.
Gostou das dicas de segurança da informação?
Colocar essas dicas de segurança da informação nas empresas em prática é uma maneira de garantir que o seu negócio estará protegido. Além de criar uma cultura organizacional sólida a favor da segurança de dados.
A oHub pode te ajudar a encontrar uma empresa qualificada para criar uma Política de Segurança da Informação ideal para sua empresa.
Confira a lista completa de empresas de Segurança da Informação no site. Em cinco minutos, você preenche um único pedido de orçamento e recebe o contato de fornecedores qualificados para te auxiliar na sua empresa!
Ideias Dicas para fazer seu negócio crescer