Home > Facilities > Como fazer a contratação de empresa de limpeza e conservação
10-truques-de-limpeza-para-quem-ama-fazer-faxina

Como fazer a contratação de empresa de limpeza e conservação

A limpeza e conservação de uma empresa é essencial para a manutenção do negócio, construindo uma imagem de maior seriedade, compromisso e autoridade frente ao mercado financeiro. Manter o ambiente empresarial sempre limpo e bem conservado, faz também com que os clientes se sintam bem recebidos, com a sensação de que estão sendo atendidos por uma empresa séria e sólida. Assim como outras atribuições, manter a manutenção da limpeza do negócio gera gastos e demanda um planejamento próprio para esta atividade.

Sendo assim, empresas que são geridas por administradores que adotam um planejamento completo e bem estruturado, incluirá a limpeza e a conservação do ambiente interno da companhia, bem como de seu patrimônio, no plano de gerenciamento do negócio. Desta forma, os gestores deverão definir como será procedida essa atividade na empresa, a frequência, a demanda, e a forma como irão dispor deste serviço.

Os pontos que demandam atenção de uma empresa de limpeza e conservação

Uma opção que torna essa atividade mais descomplicada, é a terceirização da limpeza e conservação, através da contratação de uma empresa de limpeza, especializada na prestação deste tipo de serviço. Como qualquer contratação, é necessário que a administração se atente à algumas questões, no momento de celebrar um contrato com uma empresa de limpeza, para que assim possa-se aproveitar ao máximo as vantagens decorrentes deste serviço. Portanto, é necessária a atenção a alguns pontos.

A planilha de custos

Antes de contratar uma empresa de limpeza, é necessário realizar um orçamento detalhado, com uma planilha de custos em aberto, que descreva todos os gastos que serão despendidos na execução do contrato, como salários, custos com equipamentos, tributos, e demais encargos. É essencial um estudo dos preços oferecidos no mercado, sempre levando em consideração a qualidade dos serviços prestados.

Relevância da empresa

Representando a autoridade e credibilidade, a relevância de uma empresa de limpeza no mercado demonstrará, de forma clara, o nível de satisfação dos clientes por ela atendidos. Sendo assim, a relevância é uma métrica importante, no momento de decidir com qual empresa realizar um contrato, com base na qualidade e especialidades presentes nos seus funcionários.

Custo-benefício

Avaliar se o valor demandado condiz com os resultados que serão proporcionados, é também um fator crucial. Empresas que cobram valores que não condizem com os serviços fornecidos, claramente não serão boas opções para fechar negócio.

Questões trabalhistas

 Com a finalidade de evitar contratempos, é fundamental que seja analisada a fundo a situação trabalhista da empresa de limpeza. Avaliar os contratos de trabalho e suas peculiaridades, bem como se todas as obrigações, previstas em lei, estão sendo cumpridas em dia, evita que possa recair sobre a empresa contratante qualquer espécie de responsabilidade.

As necessidades da empresa:

Definir quais são as necessidades da companhia, quando se tratar de limpeza e conservação, é essencial para que se possa analisar se a empresa de limpeza estará apta a atender estas demandas, dispondo de toda a tecnologia e recursos que serão necessários.

Diferenciais

Saber o que uma determinada empresa de limpeza oferece de diferencial será determinante, pois influenciará na qualidade final da limpeza e conservação do ambiente interno da companhia.

Empresa de limpeza e portaria

As vantagens em contratar uma empresa de limpeza

As novas tendências econômicas do mercado tem mostrado que terceirizar atividades-meio, incluindo-se neste rol a limpeza e conservação, é um tipo de investimento para o negócio, pois reduz os gastos despendidos com essas atividades, além de proporcionar o acesso a serviços especializados, com qualidade e eficiência, possuindo, portanto, um retorno rápido e garantido, com resultados positivos.

Empresa de limpeza e conservação – Praticidade

É mais prático para a companhia utilizar-se dos serviços especializados de uma empresa de limpeza, do que organizar uma equipe própria para a execução desta tarefa. Portanto, contratar uma empresa de limpeza, assim como empresas de outras espécies de serviços, torna a gestão do negócio mais prática e facilitada.

Empresa de limpeza e conservação – Qualidade

É notório que, através de profissionais qualificados, os serviços de limpeza e conservação terão um resultado final de maior qualidade, sendo benéfico para a empresa em muitos pontos, pois contribuirá para a construção de uma imagem de autoridade no mercado, que será transmitida, inclusive, para os clientes.

Empresa de limpeza e conservação – Maiores recursos e eficácia

Justamente por se tratar de serviços e profissionais especializados, a empresa de limpeza poderá oferecer recursos, que uma equipe própria não possuiria. Desta forma, a eficácia desta atividade será destacada, demonstrando os resultados diferenciados. A segmentação de atribuições possui como maior característica o aumento da produtividade e rendimento, através da especialização dos profissionais.

Empresa de limpeza e conservação – Custos reduzidos

A terceirização é também caracterizada por seus custos reduzidos. Portanto, contratar uma empresa de limpeza sairá mais barato que manter uma equipe interna, sendo uma grande vantagem deste tipo de contratação. Terceirizando a limpeza e conservação, a empresa não terá gastos com maquinários e produtos, pois estes estarão a cargo da empresa contratada, gerando uma economia significativa.

Empresa de limpeza e conservação – Foco no objetivo principal da empresa

Com a terceirização de atividades-meio, como a limpeza e conservação, a administração do negócio poderá ter maior atenção ao objetivo principal da companhia, ou seja, sua atividade-fim. Em um contexto geral, a terceirização simplifica a gestão empresarial, viabilizando maior dedicação dos profissionais na busca por resultados e números satisfatórios, proporcionando maior crescimento e relevância.

As questões trabalhistas pertinentes à contratação

No caso da terceirização, a princípio, a empresa contratante não adquire responsabilidades trabalhistas para com os funcionários da empresa contratada. Porém, a empresa contratante possui uma responsabilidade subsidiária. 

Desta forma, o cumprimento regular dos contratos de trabalho é uma atribuição da empresa contratada, mas, em caso de descumprimento dos deveres para com os funcionários, e também em possíveis ações trabalhistas movidas pelos empregados, a empresa contratante terá responsabilidade subsidiária, podendo arcar com os custos de uma condenação trabalhista, em caso de inadimplência da empresa contratada. 

Limpeza industrial: para manter a higiene e a segurança.

O Supremo Tribunal Federal, em decisão recente, afirmou, inclusive, sobre a possibilidade de terceirizar, além das atividades-meio, também as atividades-fim, demonstrando a tendência desta forma de contratação de serviços se popularizar ainda mais, possuindo repercussão também para as empresas de limpeza, que serão mais requisitadas. 

Por isso, é de grande importância, no momento de celebrar contrato com uma empresa de limpeza, que o empresário analise todas as questões trabalhistas pertinentes à empresa que será contratada.

Empresa de limpeza e conservação – Celebrando o contrato

A partir do momento em que for decidida qual a empresa de limpeza que será contratada, é necessária a atenção ao conteúdo do contrato, para que seja completo e esclarecedor. 

Desta forma, o contrato deverá conter em suas cláusulas quais são as necessidades da empresa contratante, e a forma como a execução dos serviços deverão ser feitos, bem como a frequência de cada um. 

Todas as informações a respeito da responsabilidade contratual, tanto da empresa contratante, quanto da contratada, estarão presentes no contrato, de forma clara e objetiva, bem como os direitos e deveres de cada uma das partes.

Onde encontrar serviços terceirizados de limpeza

Através da plataforma oHub, você poderá realizar um orçamento de forma simples e rápida, e contratar empresas de limpeza presentes no mercado, otimizando a limpeza e conservação do espaço interno de sua empresa.

Sobre Equipe oHub

O oHub é uma ferramenta que conecta empresas que estão precisando de um prestador de serviço com aquelas que buscam novos clientes.
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial