Limpeza e segurança são pontos essenciais para qualquer empresa, você não questionaria isso, correto? Então, uma das formas de atender a essa necessidade é a contratação de uma empresa de limpeza e portaria.
Atualmente tem ficado mais comum – e econômico – terceirizar esses serviços com a contratação de empresas de limpeza e portaria, especializadas em diferentes segmentos, como:
- segurança e limpeza hospitalar ;
- segurança de condomínios;
- escolas;
- segurança e limpeza industrial etc.
Uma das vantagens de contratar uma empresa de limpeza e portaria é a garantir de qualidade no atendimento dos critérios exigidos pela empresa contratante.
Mas onde encontrar uma empresa de limpeza e portaria que ofereça excelência em seus serviços?
O que eu devo analisar antes de escolher por uma ou outra?
Essas dúvidas são muito comuns e, por isso resolvemos criar este artigo. Nosso objetivo é ajudar você a fazer uma boa pesquisa e garantir que os serviços de portaria e limpeza sejam padronizados.
A seguir, separamos uma lista com 4 requisitos básicos para:
que você como empresa de limpeza e portaria possa ter melhores chances de ser contratada;
que você contratante possa entender como escolher o fornecedor ideal de terceirização de limpeza ou fornecedor de terceirização de portaria.
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O que observar ao contratar uma empresa de portaria e limpeza (e o que oferecer ao ser contratada)?
Antes de escolher uma empresa que presta serviço de limpeza e de portaria apenas pelo valor que ela cobra pelos serviços – e também antes de anunciar isso como sua única vantagem – é importante que você analise outros critérios importantes, que vão garantir a contratação da empresa e a satisfação do cliente.
1. Conhecimento e experiência
Tanto a empresa de terceirização de limpeza ou a empresa de terceirização de portaria devem ter conhecimento das atividades de limpeza e de portaria.
Isso pode parecer simples e óbvio, mas não é.
É importante que a empresa e seus colaboradores conheçam os processos de limpeza de cada tipo de negócio, garantindo que o serviço será prestado com qualidade e de acordo com normas e Leis.
Por exemplo, a limpeza hospitalar segue uma série de regras, a empresa que você está pensando em contratar tem domínio sobre elas e tem experiência no ramo?
Quando o assunto é portaria a necessidade de especialização e conhecimento de novas técnicas de segurança também é um critério a ser observado. A empresa segue algum protocolo de segurança em casos especiais?
Faça uma pesquisa sobre o histórico da empresa que deseja contratar.
Se você está oferecendo seus serviços, garanta que seus canais como sites e redes sociais apresentem:
- certificados de cursos;
- treinamentos;
- depoimentos de clientes.
2. Qualidade na prestação de serviços
A qualidade na prestação de serviços está relacionada aos treinamentos oferecidos pela empresa contratada a seus colaboradores, mas também ao alinhamento de expectativas feito no contrato.
Especifique tudo o que é necessário como:
- a necessidade de produtos específicos;
- o horário para a execução do serviço;
- áreas e locais que devem ser limpos ou vigiados;
- funções dos prestadores de serviço e mais.
Leia também: Vantagens e desvantagens da terceirização de serviços de limpeza
3. Custos compatíveis com os serviços
É claro que o valor da empresa de limpeza e portaria precisam ser considerados antes da contratação.
Os serviços da empresa de portaria e limpeza terceirizada devem estar compatíveis com o mercado, por isso uma pesquisa de preços pode ser importante – tanto para contratante como para contratada.
Lembre-se da dica acima: detalhe tudo em contrato!
4. Bom atendimento
O treinamento da equipe de limpeza e da portaria ai garantir a qualidade técnica do serviço, mas também deve garantir a qualidade do atendimento.
Quando uma empresa “vende” um serviço de limpeza e portaria são os funcionários dela que estarão diariamente convivendo com os clientes. Por isso, é preciso preparar o colaborador para ser solícito, amigável e oferecer um bom atendimento.
Descubra se a empresa que você deseja contratar pensa nisso.
Uma dica para quem oferece o trabalho é dar a opção para os contratantes mudarem o profissional que os atendem caso não estejam gostando do trabalho e comportamento.
Empresa de limpeza e portaria terceirizada: tempo mínimo para treinamento e contratação
Depois de resolvidos todos os termos contratuais, as empresas portaria e limpeza terceirizadas estabelecem um prazo mínimo para o início de suas atividades.
Para a Melhor Mão de Obra, de São Paulo, conforme informa Wiltiber:
Os serviços podem ser iniciados pelo menos uma semana após o fechamento do contrato, para que os profissionais sejam contratados, treinados e integrados dentro das atividades da contratante.
Esse prazo também é o definido por Celso Barbosa, da Grupo JND Ambiental e Serviços, também de São Paulo, que considera ideal o prazo de 5 dias.
Paulo Sérgio Rocha, da Tercon Terceirização de Serviços, de Campinas, considera um prazo de 3 dias, além do exigido para a contratação de pessoal, que geralmente é de uma semana, para treinamento de funcionários no próprio local, garante que os colaboradores destinados aos serviços de portaria e limpeza sejam devidamente conscientizados de suas obrigações.
Daniela, da Nova SGP Serviços de Portaria e Limpeza, de Guarulhos, e Agatha, da Ingrid, de São Bernardo do Campo, informam que:
Suas empresas solicitam um prazo mínimo de 20 dias para a total implantação dos serviços, tendo assim o tempo hábil para contratação de funcionários e para seu treinamento.
Para Ataildo, da AOS Pinturas e Revestimentos, de Carapicuíba, e Carlos Pinheiro, da Treze Brasil Serviços Terceirizados, compartilham da opinião sobre o prazo, embora considerem que esse prazo é bastante maleável, dependendo das circunstâncias e das necessidades de cada empresa contratante.
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