Uma excelente oportunidade que sua empresa possui para efetuar uma revisão de o patrimônio imobilizado é através do inventário patrimonial. Porém, você sabe quando sua empresa, de fato, irá precisar de um?
Através do trabalho do inventário patrimonial sua empresa consegue uma identificação completa de todos seus bens. Bem como, sanear irregularidades, efetua os ajustes contábeis necessários e dispor de um cadastro que possua todas as informações. E o melhor, todas serão confiáveis.
Sendo assim, terá como saber como está a situação de cada um dos bens, seu valor e sua localização.
Sem dúvidas, o resultado mais benéfico é o gerenciamento de custos – apropriação correta – e o inventário físico periódico, que irá facilitar a identificação de cada bem por meio de etiquetas com códigos de barras.
Entretanto, essa é uma tarefa que necessita de uma boa estrutura interna de sua empresa, assim como é algo oneroso e demorado. Mas, fique tranquilo! A boa novidade é que existem inúmeras empresas que terceirizam esse tipo de serviço e você poderá contar com uma delas para fazer esse serviço em seu negócio.
Vamos descobrir os benefícios e quando é o momento de efetuar o inventário patrimonial em sua empresa? Acompanhe.
O que é de fato inventário patrimonial?
Primeiramente, antes de saber quando será o momento que sua empresa precisará de um inventário patrimonial, é preciso entender para que serve esse recurso.
É uma ferramenta de controle. Ou seja, algo extremamente importante para os ativos de sua empresa. Se trata de um processo que à primeira vista parece fácil. Entretanto, caso não seja bem feito, pode causar perdas na contabilidade e um enorme descontrole do imobilizado do seu negócio. Porém, vamos voltar às origens do inventário para entender sua essência, antes de entrarmos em todo o processo?
Qual a origem do inventário patrimonial
Quando se pensa na origem da contabilidade, precisamos lembrar da necessidade dos registros do comércio. A expressão “contabilitá” surgiu no livro ´Lá Contabilitá Applicatta alle Amministrazioni Private e Pubbliche’, de autoria de Franchesco Villa.
“A Contabilidade é tão antiga quanto o próprio homem que pensa”, segundo Iudícibus (2005, p. 31).
Outra obra relevante, de autoria de Frei Luca Pacioli, que possui o título ‘Tratactus de Computis et Scripturis’, publicado em 1494, enfatizava a teoria contábil do crédito e do débito.
Esse mesmo livro que implicou na adoção de práticas mais analíticas dentro da contabilidade. É importante ressaltar tudo isso, pois o método o inventário patrimonial já começou a existir desde o século XIV, na Toscana.
O primeiro registro de um inventário patrimonial foi feito por militares, não somente sobre seu arsenal – o que, de fato, era mais importante e valioso – mas de todos os acessórios e equipamentos. Tais como bússolas, uniformes, binóculos, armamentos menores e todos os bens que faziam parte do seu patrimônio.
Mas enfim, por que devo fazer o inventário patrimonial em minha empresa?
Para a maioria das empresas, uma das maiores dificuldades encontradas, principalmente pelos gestores, é conseguir manter uma precisão absoluta e ter o controle total de todos os seus processos internos. Em especial, em relação a área contábil.
Em alguns casos, a dificuldade está no processo de criação e da manutenção desses registros contábeis, principalmente dos bens patrimoniais que precisam estar livres de erros e devidamente organizados.
Mesmo que gestores acabe se perdendo entre as diversas prioridades existentes na rotina de suas equipes, o assunto mais importante deve ser o controle dos bens patrimoniais.
Uma vez que ocorra a discrepância entre os respectivos registros contáveis e a localização fixa de seus ativos, isso pode se tornar em um enorme prejuízo em relação a visão exata do patrimônio de sua empresa.
Se não conter informações corretas, isso prejudica além do balanço, as projeções de depreciação e de projeções de investimentos. Sem contar no impacto que possui em precisões de planejamentos financeiros.
O inventário patrimonial vai muito mais além do que somente exigências de auditoria
A maioria das empresas efetuam o inventário patrimonial, somente por exigências de empresas que efetuam auditorias. Entretanto, é preciso entender que ele vai muito mais além do que somente um laudo para atendimentos às legislações ou balanços.
Todos os bens imobilizados fazem parte do patrimônio de sua empresa e, por esse motivo, precisam ser organizados, preservado e controlados.
Entenda o inventário patrimonial não como um custo, mas como atividade obrigatória para sua empresa.
Aliás, ele deverá ser parte da rotina de sua empresa anualmente e ser tratado como um ponto de gatilho para manter o bem-estar da saúde financeira do seu negócio. É importante priorizar o inventário patrimonial da mesma maneira que acontece com o demonstrativo de fluxo de caixa ou o DRE.
Encontro empresas qualificadas para efetuarem inventário patrimonial da minha empresa?
Existem diversas empresas que efetuam a terceirização desse tipo de serviço, e que possuem profissionais renomados. Onde certamente irão auxiliar a organizarem essa parte tão importante de toda e qualquer empresa.
Se deseja contratar empresas que efetuem inventário patrimonial com qualidade e credibilidade que sua empresa merece, o oHub pode ajudar.
Efetue agora mesmo uma cotação e receba diversas propostas através de um só pedido. Se preferir, veja a lista de empresas que realizam a o serviço de inventário patrimonial. É fornecedor? Cadastre-se agora mesmo no oHub para conquistar novos clientes
Ideias Dicas para fazer seu negócio crescer