As empresas que usam VoIP estão em busca de redução de custos com telefonia, mobilidade de comunicação, qualidade em cada ligação e facilidade de instalação.
Todos esses objetivos parecem comuns a pequenas e grandes empresas, que passam a enxergar o VOIP como uma opção de:
- comunicação eficiente;
- em larga escala;
- com menores custos do que a telefonia tradicional.
Leia também: Diferença entre VoIP e telefonia IP: o que é cada sistema
Quais os benefícios identificados por empresas que usam VOIP?
Acima listamos alguns dos motivos encontrados por empresas que usam VOIP para trocar as tradicionais linhas de telefone e estrutura PABX para o PABX VoIP.
Relembrando, o VoIP permite transformar sinais de áudio de chamadas telefônicas em dados digitais que são transmitidos pela internet
Com o PABX VOIP é possível transferir uma ligação para os ramais conectados, como no PABX tradicional, a vantagem é que esses ramais podem estar conectados aos celulares dos profissionais, não exigindo que ele esteja em sua mesa para atendê-lo.
Além disso, a instalação do PABX é simples, sem a necessidade de fiação.
Empresas que usam VOIP optam pela telefonia VoIP também por razões financeiras, afinal, o custo com ligações será significativamente reduzido.
Talvez você tenha receio sobre o uso do VoIP por já ter ouvido falar da tecnologia há alguns anos atrás, sem boas lembranças dos depoimentos de quem usava a ferramenta.
Realmente, quando foi lançada a ferramenta tinha apresentava muitas deficiências, entretanto, com o avanço da tecnologia e da internet móvel, esse cenário mudou, e hoje as empresas que usam VoIP se beneficiam de muitas vantagens, com as que já apresentamos acima.
Quais são as empresas que usam VoIP?
Qualquer empresa, seja ela grande ou pequena, pode aproveitar os benefícios do VoIP, entretanto, alguns segmentos podem se beneficiar ainda mais das vantagens de ter uma comunicação mais barata e eficiente com clientes e entre colaboradores.
Call Center
Quando o assunto é como reduzir custo de telefone na empresa, provavelmente, o Call Center está entre as empresas que usam VoIP e que mais aproveitam esse benefício.
O VoIP funciona 24 horas por dia nos 7 dias da semana, e pode apoiar com qualidade o atendimento de clientes em grandes corporações, com muitos postos de trabalho.
Empresas com equipe de campo
Vamos imaginar que você tenha uma empresa que presta suporte de técnico de informática para outras empresas.
Enquanto grande parte de seus colaboradores trabalham dentro das quatro paredes da organização, o restante da equipe atua em campo, atendendo cliente após cliente.
Além de ser necessário manter a comunicação entre equipe de campo e equipe de escritório, é bem comum que a equipe de campo precise falar com clientes e que esses mesmos clientes precisem falar com essa equipe.
Com o VoIP há a redução de custo para manter um plano telefônico empresarial robusto para atender a vários funcionários.
Além disso, ao invés de seu cliente manter na agenda o contato pessoal de seu colaborador, você pode usar um sistema de PABX VoIP, no qual o cliente entra em contato com a sua empresa, que transfere a ligação para o colaborador, onde ele estiver!
Isso é vantajoso, pois deixa seu cliente mais conectado à empresa e não ao funcionário, que pode se desligar do negócio.
É a sua empresa que deve ser relacionada a soluções de problemas do cliente e não seus colaboradores.
Negócios com grande volume de atendimento externo
Agências de publicidade, representantes de empresas farmacêuticas e qualquer tipo de negócio que tenha alto volume de atendimento externo, são exemplo de empresas que usam VoIP, ou deveriam usar.
A equipe de atendimento, que atua interna e externamente ao negócio, é um tipo de equipe de campo, que acaba tendo mais contato com o escritório e tem funções mais estratégicas – e menos técnicas – dentro da empresa.
Esse tipo de negócio também precisa manter conectado com gestores, bem como necessitam se manter disponíveis para os clientes.
Nesse cenário, o VoIP e o PABX VoIP são importantes soluções para esse tipo de negócio.
Empresas que investem em home office de colaboradores
O home office está em expansão no Brasil, segundo pesquisa o modelo de trabalho cresceu 47% nos últimos três anos.
Pequenas e grandes empresas adotam o modelo e aproveitam suas diversas vantagens:
- redução de custo com funcionários;
- aumento da satisfação da equipe;
- maior produtividade e mais.
Entretanto, um dos pontos que causam dúvida nas empresas que pensam em adotar essa forma de trabalho é a capacidade de manter a comunicação rápida e eficiente entre escritório, gestores e equipe remota.
Por isso, as organizações que investem em home office fazem parte das empresas que usam VoIP. A tecnologia permite estreitamento entre as relações de negócio, mesmo em distâncias consideráveis.
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