Procurar por formas de como conseguir um empréstimo para abrir um negócio está entre os primeiros passos que um empreendedor precisa dar para colocar seus projetos em prática.
Afinal, como ter um negócio próprio sem dinheiro para investir, não é mesmo?!
Para que você, que sabe todos os custos de abrir uma empresa e está procurando por um empréstimo para abrir um negócio, consiga aumentar suas chances de sucesso, nada melhor do que se planejar.
Fazer um bom plano de negócios e ponderar as opções disponíveis para colocar o seu negócio em prática, é fundamental.
Vamos então falar um pouco sobre o seu planejamento inicial e as opções de linhas de crédito para abrir uma empresa. Até mesmo como conseguir empréstimo online!
Etapas antes de pedir um empréstimo para abrir um negócios
Antes de você ir atrás de um empréstimo, é importantíssimo que você esteja em dia com o seu plano de negócios.
O plano de negócios é o principal ponto de partida. Não há como ter um negócio próprio sem fazer o seu plano de negócios completo. É ele quem vai te dar toda a segurança que um novo negócio precisa para começar.
Em um plano de negócios você vai analisar, principalmente, os 9 seguintes fatores:
- Qual será o seu ramo de negócios: este primeiro item serve como ponto de partida para você estabelecer o tipo de mercado que você irá atuar e, dessa forma, estudar mais a fundo como ele é.
- Quais são os seus principais produtos: importante estabelecer qual é o seu principal ou principais produtos. Aquele que é o seu “carro chefe”. Aquele produto onde você coloca o menor esforço e custo e obtém maiores lucros. É nele que você irá focar seus esforços.
- Quem são seus clientes: fazer uma análise de clientes pode ser mais difícil que parece. Se você não for começar nenhum negócio inovador, você pode procurar por pesquisas prontas de mercado que mostrem a você como são os clientes deste ramo. E assim poupar um alto investimento em pesquisa.
- Quem são seus concorrentes diretos e indiretos: conhecer os concorrentes faz parte de qualquer plano de negócio. Saiba quem são, onde estão e como se comportam.
- É um negócio online ou estabelecimento físico: defina como será a sua atuação. Se você vai atuar offline, apenas online ou das duas formas.
- Quais são os custos mensais: o controle de gastos mensais é importantíssimo para calcular o capital de giro da empresa que será necessário, e você deve tomar atenção redobrada para que nada seja esquecido. Um novo negócio pode vir acompanhado de custos que você nem imaginava. Portanto procure se informar bem sobre os custos em seu ramo de atuação. Esteja atento aos custos fixos e variáveis.
- Quanto será o investimento inicial: o seu investimento inicial deve compreender também o tempo necessário que você irá continuar injetando dinheiro na empresa até que ela comece a dar lucros, o que pode não acontecer no primeiro mês.
- Qual o lucro estimado: é importantíssimo que o seu lucro estimado leve em consideração o mínimo que você precisa para manter a sua empresa. E principalmente pague também o empréstimo para abrir o negócio.
- Em quanto tempo você espera ter o retorno do capital investido: o ROI, retorno sobre o investimento, é uma conta que você irá fazer em diversos momentos como um empreendedor e não será diferente em seu início de como ter um negócio próprio. Este indicador vai te mostrar o quanto vale a pena o seu investimento.
Como você pode ver, não dá para ignorar o plano de negócio antes de procurar um empréstimo para abrir um negócio. Ele é necessário, inclusive, para definir a linha de crédito da empresa.
Depois de tudo isso em mãos você estará pronto para ir atrás de linhas de crédito para abrir uma empresa. Saiba que você pode conseguir até mesmo empréstimos online!
Com tudo pronto, vamos então conhecer quais são as opções de linhas de crédito para abrir um negócio.
Mas antes, se tiver dúvida sobre como fazer um plano de negócios, assista ao vídeo abaixo.
Linha de crédito para abrir uma empresa
As linhas de crédito para abrir uma empresa, assim como outras linhas de crédito, precisam de garantias de que você possa pagar o empréstimo. O que muitas vezes dificulta o empreendedor a começar um negócio próprio.
Quando se trata de uma franquia, existem algumas linhas de créditos específicas que o próprio franqueador pode te oferecer. Mas se você está iniciando um negócio novo, você vai precisar de um empréstimo pessoal ou financiamento empresarial.
Estas opções de empréstimo para abrir um negócio variam de acordo com a avaliação de sua proposta. Se você puder oferecer alguma garantia, você terá chance de conseguir melhores juros, ou mesmo valores maiores. Entretanto, atualmente, existem outras opções de empréstimos para abrir um negócio, tais como:
- financiamento empresarial com linhas de crédito especiais;
- microcrédito para MEI;
- crowdfunding, que não é exatamente um empréstimo e funciona mais como uma vaquinha virtual,
- investidores anjos;
- linha de crédito online, em plataformas seguras e com financiamento simplificado.
De maneira geral, se você não tem garantias, buscar um empréstimo em um banco tradicional pode se tornar um caminho bastante complicado. Por isso, considere as opções de empréstimo para abrir um negócio, que listamos acima.
Este artigo foi escrito pela Gyra+. Somos uma plataforma que realiza empréstimo online seguro com taxas customizadas, para empreendedores digitais em busca de capital de giro. Solicite uma proposta e descubra o crédito que cabe no seu negócio.
Ideias Dicas para fazer seu negócio crescer