Toda empresa pode se beneficiar de uma equipe de Gestão de Segurança e Saúde do trabalhador (SST) organizada e funcional. O sucesso do comitê dependerá do objetivo, composição do pessoal, responsabilidades atribuídas e apoio da gerência da empresa.
As empresas que possuem uma equipe de segurança bem-sucedida desfrutam de benefícios como maior conscientização, resposta rápida a questões relacionadas à segurança, cooperação entre funcionários e gerência na solução de problemas de segurança, entre outros.
A função básica de toda equipe de Gestão de SST deve ser incentivar e manter um ambiente de trabalho seguro. O comitê deve promover um senso de propriedade. Ou seja, oferecendo aos funcionários a oportunidade de melhorar diretamente a segurança e reduzir os ferimentos na empresa. Além de melhorar a comunicação entre a gerência e os colaboradores.
Para conseguir isso, o compromisso com a segurança deve se tornar uma responsabilidade compartilhada entre todos. Os membros da equipe de Gestão de SST são responsáveis por desenvolver e revisar procedimentos e políticas de segurança. Logo, investigar e revisar acidentes e comunicar questões ou políticas de segurança aos funcionários da empresa.
Diretrizes para o Sucesso da equipe de Gestão de SST
A composição da equipe de Gestão de SST pode variar de acordo com as necessidades, tamanho e tipo de empresa. Considere os seguintes elementos ao criar uma equipe de Gestão de SST:
Nomear um presidente ou líder
Essa pessoa deve exibir habilidades de liderança, como organização, dedicação, excelente conhecimento de trabalho da empresa e respeito de outros membros.
Membros diversos
A equipe de Gestão de SST deve ser composta por um número igual de funcionários de gerência e não gerência que representam todas as áreas da empresa, como manufatura, manutenção, expedição/recebimento e pessoal de escritório. Limitar o tamanho do comitê para 4 a 12 membros ajudará a manter as reuniões em andamento e permitirá que todos participem. Esses membros devem ter conhecimento das operações da empresa, riscos à segurança, possuir uma forte atitude de trabalho em equipe e poder efetuar mudanças no programa de segurança da empresa.
Reuniões eficazes
as reuniões devem ser agendadas pelo menos mensalmente, com uma agenda planejada e com duração não superior a 1 hora. Limitar as reuniões a 1 hora mantém as coisas em movimento e a agenda no caminho certo. Além disso, limita o tempo que os funcionários devem gastar em suas tarefas diárias.
Definir uma agenda
A agenda de uma reunião pode variar, mas as típicas incluem: registro de presença, revisão de acidentes/lesões recentes, negócios inacabados ou novos, relatórios de inspeção de segurança, projetos especiais e apresentações.
Documente os esforços da equipe
Um relatório por escrito dos assuntos da reunião deve ser preparado pelo secretário designado. As atas das reuniões do mês anterior devem ser discutidas em cada reunião, bem como as ações de acompanhamento. As atas das reuniões devem ser distribuídas a todos os membros, postadas para leitura de todos os funcionários da empresa e enviadas a gerência. O benefício máximo será obtido divulgando os esforços do comitê. Esses benefícios incluem maior conscientização sobre segurança e mantém os funcionários e a gerência atualizados sobre o progresso da equipe.
Deveres e funções da equipe de Gestão de SST
Os deveres e funções da equipe de Gestão de SST dependerão das necessidades da empresa. Sendo assim, tudo dependerá e da estrutura hierárquica da organização. No entanto, as responsabilidades típicas de seus membros podem incluir:
Realização de inspeções periódicas de segurança
As inspeções não devem incluir apenas áreas de produção, mas devem cobrir escritórios, áreas de armazém e a parte externa da instalação. Por isso, documente condições inseguras tirando fotos da situação. A foto deve ser compartilhada na reunião mensal e armazenada em uma pasta compartilhada para referência futura. Além disso, revise as causas e circunstâncias de acidentes/lesões e sugira ação corretiva.
Treinamento de funcionários
Mantenha os funcionários atualizados publicando informações na intranet da empresa, divulgando informações nas reuniões dos funcionários e realizando sessões de treinamento.
Revise as políticas de segurança existentes da empresa e desenvolva novas.
Reunir informações dos funcionários
Ouça as sugestões dos funcionários, relate-as ao comitê e faça as recomendações apropriadas à gerência.
Ofereça sugestões à gerência para a melhoria do programa de segurança.
Criar conscientização dos funcionários
Observe condições ou práticas inseguras de trabalho e relate-as ao comitê, supervisores ou gerência.
Toda empresa pode se beneficiar de ter uma equipe de Gestão de SST organizada e funcional com funcionários envolvidos e colaborativos. Um comitê desse tipo não apenas criará um ambiente de trabalho mais seguro, mas também ajudará a envolver outros funcionários no monitoramento, educação, investigação e avaliação do esforço de segurança da empresa. Além disso, o compromisso com a segurança pode impactar os resultados da empresa, reduzindo o número de acidentes e ferimentos onerosos.
Se deseja contratar uma empresa de higienização de ambientes com a qualidade que sua empresa merece, o oHub pode ajudar. Efetue agora mesmo uma cotação e receba diversas propostas através de um só pedido. Se preferir, veja a lista de empresas que realizam este serviço.
É fornecedor? Cadastre-se agora mesmo no oHub para conquistar novos clientes
Ideias Dicas para fazer seu negócio crescer