Se você está criando uma empresa de serviços de limpeza terceirizada ou apenas em busca de montar a equipe de limpeza da sua empresa, você chegou ao lugar certo.
Neste artigo, nosso objetivo é apresentar questões que estão relacionadas ao processo de contratar equipe de limpeza. Por isso, vamos abordar assuntos como:
- principais EPIs para profissionais de limpeza
- cronograma de limpeza
- o que faz uma equipe de limpeza,
- que tipo de treinamento oferecer e mais.
Então, continue lendo para aprender informações importantes sobre como montar uma equipe de limpeza.
O que faz uma equipe de limpeza?
Ao montar uma equipe de limpeza você deve ter em mente a lista de atividades que ela
deve cumprir, e quando deve cumprir.
É possível montar uma equipe de limpeza hospitalar, empresarial, industrial, doméstica, para condomínios e para outras necessidades.
Definido o tipo de serviço que será prestado, é preciso seguir para a criação de um checklist de atividades que devem ser executadas e a periodicidade com que isso deve acontecer.
Os funcionários de uma empresa de limpeza podem receber treinamentos específicos para um tipo de limpeza ou para vários. Isso depende da política da organização, do mercado em que atua e qual tipo de cliente atende.
O que faz uma equipe de limpeza também vai variar do tipo de serviço que a empresa terceirizada, ou não, necessita. Por exemplo, algumas empresas prestam serviço de limpeza de piscina em condominio, outras não.
Manutenção em caixas d’água e limpeza em elevador, são outros exemplos de atividades que a sua equipe de limpeza pode ou não saber executar.
Por isso, antes de contratar profissionais de limpeza ou mesmo de contratar uma empresa de limpeza terceirizada, é fundamental ter em mãos uma lista dos locais e tarefas que devem ser atendidos por esse time.
Somente assim será possível saber quais experiências buscar em seus funcionários ou quais treinamentos desenvolver com eles, ou mesmo qual empresa de terceirização de limpeza contratar.
Dimensionamento de equipe de limpeza
Qual é o tamanho da equipe de limpeza que você precisa montar?
Essa é uma pergunta muito comum e para fazer o dimensionamento de equipe de limpeza real você pode:
- Realizar reuniões periódicas com equipe da empresa para saber qual é a qualidade atual da limpeza realizada e se há necessidade de mais profissionais,
- Se você gerencia uma empresa de prestação de serviço terceirizada, avalie o volume de clientes pelo histórico e pela previsão de faturamento para o próximo período,
- peça feedbacks de colaboradores,
- use ferramentas de gestão para fazer esse dimensionamento
Se você está considerando montar uma equipe de limpeza interna para sua empresa, alvez seja interessante considerar outras possibilidades, por exemplo, conhecendo quais são as vantagens da terceirização dos serviços de limpeza, entre elas você vai encontrar:
- acesso a profissionais qualificados,
- custos reduzidos para sua empresa, que não precisa arcar com encargos trabalhistas, nem demais benefícios, por exemplo,
- ausência de vínculo trabalhista,
- maior eficiência no trabalho.
Entretanto, se está em busca de montar uma empresa de limpeza terceirizada, indicamos que acesse também nosso artigo: “Como abrir empresa de limpeza e portaria?”.
Quais são os principais EPIs para profissionais de limpeza?
A segurança deve estar em primeiro lugar quando o assunto é a contratação e a formação de uma equipe de limpeza.
O contato com produtos abrasivos, lixo e outros itens, exige atenção redobrada e o uso obrigatório de EPI, ou equipamentos de proteção.
Mas, quais são os principais EPIs para profissionais de limpeza? Na lista estão:
- luvas de proteção
- botas antiderrapantes
- máscaras e óculos de proteção
- aventais impermeáveis
- cintos de segurança (casos especiais)
- capacete (casos especiais)
Como citamos acima, se o profissional for fazer a limpeza de vidros, janelas, ou outras situações que o coloque em locais altos, é indispensável o uso de cintos de segurança próprios e capacetes. Nesse sentido, também é obrigatório que o funcionário tenha um tipo de treinamento específico para a execução desse tipo de atividade, com segurança.
Como criar um cronograma de limpeza?
Para garantir a execução de todas as etapas de limpeza necessárias, é fundamental a criação de um checklist que vai orientar a equipe de limpeza.
Para empresas que prestam serviço de limpeza terceirizada, a maior fonte de informações sobre como montar um cronograma de limpeza deve ser o contrato assinado com o cliente, a infl, dele devem constar todas as observações necessárias sobre o que o cliente precisa e pelo o que está pagando.
Como criar um cronograma de limpeza? Garanta o cumprimento desse passo a passo:
- verifique o contrato de limpeza e entenda os tipos de serviço que o cliente contratou,
- faça uma lista das áreas que devem ser higienizadas,
- organize os tipos de limpeza que deve ser realizada em cada cômodo (por exemplo, varrer, passar pano, tirar a poeira acumulada, limpar vidros, janela, higienizar banheiros e cozinhas e mais),
- defina a periodicidade de cada tarefa, junto ao cliente, para garantir alinhamento das necessidades e expectativas,
- monte um checklist de material de limpeza necessário, de acordo com a infraestrutura do cliente e materiais usados, como madeira, porcelanato e mais.
Pronto para montar uma equipe de limpeza? Montar uma empresa de terceirização de limpeza pode ser difícil, mas sem dúvida estamos falando de um mercado em ascensão.
Lembre-se de manter a equipe em constante treinamento para oferecer o melhor serviço para seus clientes e alcançar a excelência. Para isso, indicamos a leitura do artigo, “5 motivos para realizar treinamento para equipe de limpeza”.
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