Se você é gestor de um hospital ou clínica e está em busca de dicas de como contratar ou montar uma equipe de limpeza hospitalar, nossa sugestão é que busque pela terceirização dessa área, garantindo a contratação de uma empresa de limpeza e higienização hospitalar capacitada.
A limpeza hospitalar é regulamentada pela Anvisa com o objetivo de “evitar contaminações ou disseminação de infecções”.
Nesse sentido, a limpeza hospitalar, quando feita de maneira autônoma, sem a contratação de uma empresa especializada, pode tomar muito tempo do gestor, que precisará treinar profissionais de limpeza, acompanhar diariamente a execução de cada etapa, sendo o único responsável por garantir que todas as tarefas serão cumpridas com qualidade e excelência necessárias.
Diante disso, a contratação de uma empresa de prestação de serviços de limpeza pode tornar esse trabalho de acompanhamento mais simples, permitindo que o gestor da clínica ou hospital otimize seu tempo.
Mas, como é feita a limpeza hospitalar? Qual a vantagem de terceirizar serviços de limpeza? Quais os tipos de limpeza hospitalar?
A seguir,apresentamos um guia completo sobre o tema. Confira!
Tipos de limpeza hospitalar
Existem três tipos de limpeza hospitalar:
- limpeza concorrente,
- limpeza terminal,
- limpeza de manutenção.
Como você pode imaginar, a equipe de limpeza hospitalar age para garantir a execução de todas elas.
Limpeza concorrente
Essa limpeza é realizada enquanto os pacientes ainda estão internados em seus quartos, em um leito no CTI ou UTI ou mesmo nas enfermarias.
Diante da presença do paciente, a limpeza concorrente é realizada a cada troca de plantão ou duas vezes ao dia.
Entre as atividades presentes em um checklist de limpeza como este estão:
- limpeza dos pisos,
- retirada de lixo e demais resíduos que estejam no ambiente,
- limpeza de mesas de refeição, cadeiras e demais móveis,
- limpeza da cabeceira do leito do paciente e recolhimento de roupas usadas,
- limpeza de travesseiro e colchão, de grades e escadas,
- limpeza do suporte de soro,
- limpeza de banheiro.
Limpeza terminal
A limpeza terminal é a limpeza feita após a saída de um paciente do leito.
Nesse sentido, essa limpeza tem o objetivo de desinfetar e higienizar todo o quarto e todas as superfícies, incluindo móveis, pisos, cabeceiras, escadas, aparelhos de dentro do quarto ou ambiente cirúrgico.
Além de recolher todas as roupas de camas e demais tecidos do quarto, enviando todos para a lavanderia, para higienização adequada.
O objetivo é a eliminação da possível população microbiana, eliminando o risco de infecção do próximo paciente que ocupar o espaço.
Geralmente, é feito com apoio de profissionais de enfermagem (geralmente, técnicos) e equipe especializada de limpeza hospitalar.
Limpeza de manutenção
Esse tipo de limpeza hospitalar tem como foco manter as dependências do hospital de acordo com o padrão de limpeza exigido.
Geralmente, ocorre entre as limpezas concorrentes e terminais, e deve cumprir as seguintes atividades:
- reposição de materiais de higiene,
- recolhimento de resíduos,
- manutenção de superfícies, etc.
Leia também: Saiba a importância dos serviços de limpeza em hospitais
Como é feita a limpeza hospitalar?
O processo de como é feita a limpeza hospitalar deve seguir os seguintes critérios:
- definição do tipo de limpeza: concorrente, terminal ou de manutenção (cada uma possui seu próprio conjunto de itens a serem higienizados e protocolos a seguir),
- avaliação da classificação da área para limpeza hospitalar, podendo ser áreas críticas, áreas semicríticas e áreas não críticas,
- seguir a padronização das práticas de limpeza definidas pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar,
- garantir o uso da lista de materiais de limpeza que sejam especializados e autorizados pelos órgãos de controle,
- definição e padronização das técnicas usadas para limpeza para desinfecção e descontaminação do ambiente,
- contratação de equipe de limpeza hospitalar ou empresa de limpeza e higienização hospitalar especializada e treinada de acordo com as regras e regulamentações.
A partir desse passo a passo, com treinamento de qualidade e em posse de um checklist de limpeza hospitalar, a equipe da limpeza estará apta para realizar todas as atividades relacionadas à limpeza, desinfecção e higienização de hospitais.
Qual a vantagem de terceirizar serviços de limpeza hospitalar?
Entre as principais vantagens de terceirizar serviços de limpeza hospitalar está o fato de contar com uma equipe treinada e capacitada, que domina todos os requisitos para a prestação do serviço, sem que a responsabilidade desse treinamento seja da clínica ou hospital. Além disso, podemos citar também benefícios como economia na folha de pagamento de funcionários, fim de custos e preocupações sobre férias de colaboradores ou faltas de funcionário, redução do pagamento de impostos e mais.
Para aproveitar todas essas e outras vantagens é fundamental atenção na contratação da empresa terceirizada.
Buscar por empresas experientes no mercado, que possuem bom histórico com outros locais e com boas políticas de treinamento e atualização da equipe de limpeza hospitalar, contribui para que sua escolha seja a correta.
Para garantir a qualidade do trabalho da empresa que você está contratando, indicamos que siga algumas das dicas que apresentamos no artigo; “Como contratar fornecedores sem indicação“.
As melhores empresas de limpeza e higienização hospitalar
Diante da importância dos serviços de limpeza em hospitais, é fundamental escolher uma equipe de limpeza hospitalar de confiança que conheça as técnicas, produtos, regras e normas de cada um dos tipos de limpeza.
Se deseja contratar limpeza e higienização hospitalar com qualidade e credibilidade que sua empresa merece, o oHub pode ajudar.
Encaminhe seu pedido de cotação e receba diversas propostas através de um único pedido. Se preferir, veja a lista de empresas que realizam o serviço de limpeza e higienização hospitalar.
Em 5 minutos, você preenche um único pedido de orçamento e recebe o contato de fornecedores qualificados na área.
É fornecedor? Clique aqui e cadastre-se no oHub para conquistar novos clientes.
Confira a lista completa de empresas no site. É gratuito e super rápido. Confira!
Para entender como funciona o sistema do oHub, assista ao vídeo abaixo e descubra como encontrar o fornecedor ideal.
Ideias Dicas para fazer seu negócio crescer