Home > TI e Informática > Escassez de profissionais de TI: a terceirização como opção
Escassez de profissionais de TI

Escassez de profissionais de TI: a terceirização como opção

O mercado de negócios de São Paulo enfrenta um recente e considerável desafio: a escassez de profissionais de TI. Mesmo com a maior população entre as cidades brasileiras, a capital tem muitas vagas não preenchidas na área.

Um dos grandes problemas é que a falta de talentos nas companhias afeta a competitividade e até o desenvolvimento do mercado — inclusive nacionalmente. Para lidar com a situação, a terceirização de TI surge como uma alternativa.

Confira um panorama sobre a falta de profissionais na área de tecnologia e veja o que fazer!

Escassez de profissionais de TI no Brasil e em São Paulo

Um dos principais desafios do setor de tecnologia nacional é a escassez de profissionais de TI. Essa situação ocorre em todo o país, mas tem ainda mais destaque em São Paulo, a maior cidade da América Latina.

A capital é o epicentro das startups de tecnologia no país, abrigando 32,5% dos negócios desse tipo, segundo a Época. No entanto, essa mesma concentração contribui para uma demanda crescente de talentos que não está sendo plenamente atendida.

De acordo com o Google for Startups, 92% das startups brasileiras relatam falta de profissionais qualificados na área de TI. Como mais de 1/3 de todas as companhias do tipo estão em São Paulo, é possível afirmar que essa demanda tem ainda mais impacto na principal capital brasileira.

O cenário se agrava ao observar o desenvolvimento do número de vagas pelo país. Em 2023, o volume de vagas em TI aumentou quase 80%, conforme o Banco Nacional de Empregos (BNE). Porém, a região Sudeste concentra 62% das vagas, enquanto São Paulo, em particular, detém 44% das oportunidades.

A demanda crescente combinada à dificuldade para encontrar talentos qualificados cria uma lacuna capaz de afetar o desenvolvimento e a consolidação do setor de TI no Brasil. 

A estimativa de um estudo da Brasscom é de que o déficit anual de profissionais de TI seja de 106 mil pessoas em curto prazo, podendo atingir um déficit de 510 mil talentos em 5 anos.

Impactos da falta de profissionais de TI no Brasil

Um cenário como esse não é desafiador apenas para as startups de tecnologia. Outras empresas e setores também dependem da atuação de bons profissionais na área para incorporar e desenvolver novas tecnologias. 

No geral, a falta de mão de obra especializada atrasa projetos relevantes e prejudica até mesmo a competitividade. Especialmente em relação às companhias multinacionais, que não enfrentam o mesmo problema em outros países, as empresas brasileiras perdem em agilidade e inovação.

Além disso, a alta demanda associada ao baixo número de talentos aumenta ainda mais a disputa, o que gera desafios adicionais para atrair e manter os profissionais.

Um cenário como esse pode deixar os negócios e todo o mercado nacional menos resiliente para enfrentar os desafios de um segmento cada vez mais tecnológico e conectado.

Terceirização de TI como solução

Diante das dificuldades geradas pela falta de profissionais de TI no Brasil, uma solução eficaz é a terceirização dos serviços. Especialmente em cenários competitivos e de alta demanda, como em São Paulo, essa é uma forma de preencher as lacunas de mão de obra com mais eficiência e agilidade.

Conheça os benefícios da terceirização de TI para lidar com a escassez de talentos!

Flexibilidade e escalabilidade

Com a terceirização de profissionais de TI, as empresas tornam suas estruturas mais flexíveis e escaláveis. Afinal, é possível contratar um time com a expertise necessária para desenvolver e implementar projetos que se relacionam com os objetivos estratégicos do negócio.

Também é mais fácil adaptar o tamanho da equipe conforme a demanda ou o momento da companhia. Com a terceirização, o aumento ou a redução da equipe ocorrem sem burocracias, o que torna o negócio mais ágil, dinâmico e preparado para responder aos movimentos do mercado.

O ganho de escala é especialmente importante para manter a competitividade do negócio e para permitir que a companhia atenda às demandas com eficiência, sem sacrificar a qualidade. 

Redução de custos

Quando comparada à contratação interna, a terceirização de TI pode viabilizar uma economia considerável. De modo geral, a contratação interna envolve uma série de processos que começa com a preparação da etapa de recrutamento e seleção.

Em seguida, é necessário arcar com os custos de salários, benefícios, encargos trabalhistas, treinamentos, equipamentos, infraestrutura e mais. Especialmente para startups e pequenas e médias empresas, o modelo pode se tornar inviável.

Também é preciso considerar que a elevada demanda por profissionais tende a aumentar ainda mais os custos para ter um profissional experiente e qualificado dedicado internamente.

Por outro lado, terceirizar reduz os custos do negócio sem que a empresa precise abrir mão das qualificações e experiências desejadas para os profissionais. 

Também há como ajustar o orçamento conforme as necessidades do negócio, além de não ser necessário investir a mesma quantia que seria necessária com treinamentos para os profissionais internos.

Essa diminuição nos custos operacionais sem comprometer a qualidade contribui para um aumento na lucratividade do negócio. Além de colaborar com o desempenho em relação aos concorrentes, a característica viabiliza novos investimentos.

Acesso a especialistas

Outro motivo para recorrer à terceirização é o acesso simplificado a especialistas nas áreas de interesse. Especialmente em um cenário de elevada competição, essa é uma alternativa bastante conveniente para garantir uma equipe com o conhecimento necessário.

Normalmente, as empresas terceirizadas contam com times já qualificados e atualizados com as novas tecnologias e necessidades do mercado. As próprias companhias de terceirização tendem a oferecer treinamentos e capacitações, aprofundando a expertise dos talentos.

No caso das pequenas empresas ou das companhias não relacionadas à tecnologia, seria difícil manter um time tão qualificado, ainda mais com a demanda elevada. Com a terceirização, esse deixa de ser um desafio.

Vantagens e desvantagens da terceirização de TI

Explorar as vantagens e desvantagens da terceirização de TI é fundamental para tomar uma decisão adequada para o negócio. Em um cenário de escassez de talentos, a solução se mostra bastante relevante para ter um time experiente, flexível e escalável.

Ao buscar essa alternativa, entretanto, é preciso estar ciente dos desafios. A suposta falta de controle direto sobre o time, por exemplo, pode ser solucionada com um processo estruturado de integração.

Já as preocupações quanto à qualidade dos serviços se tornam menos relevantes ao escolher um parceiro confiável. No oHub, você encontra diversas empresas disponíveis para a terceirização como solução para a escassez de profissionais de TI.

Todos os parceiros são qualificados e verificados pela oHub, o que garante segurança e praticidade na escolha. Desse modo, é mais fácil explorar apenas os aspectos positivos desta abordagem.

Confira todas as opções de terceirização de TI disponíveis no oHub e solicite sua proposta!

Sobre Equipe oHub

O oHub é uma ferramenta que conecta empresas que estão precisando de um prestador de serviço com aquelas que buscam novos clientes.
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial