Conduzir bem um negócio requer planejamento e organização. Portanto, é fundamental poder contar com a atuação de um especialista em Saúde e Segurança do Trabalho (SST). Inúmeras vezes, por falta de conhecimento ou má gestão, as empresas acabam negligenciando a política de saúde e segurança do trabalhador.
Deixar de cumprir os requisitos básicos de SST pode ser bastante prejudicial para a empresa no futuro. A gestão de SST consiste em todo o planejamento realizado, para a execução das diretrizes, controle de gastos destinados, e levantamento dos recursos disponíveis.
Dessa forma, é possível prevenir acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, decorrentes das funções dos colaboradores. Portanto, a atuação do especialista em SST permite que a gestão seja personalizada, de acordo com o ramo de atuação da empresa e as atividades exercidas.
Cada função específica terá um grau diferente de periculosidade, demandando ações próprias de SST. Assim, é essencial que a empresa se atente à estas peculiaridades, para que todos os colaboradores estejam incluídos na gestão de SST.
Os sistemas de fiscalização estão se tornando cada vez mais modernos e precisos, fazendo com que as empresas tenham que garantir o cumprimento da legislação cabível. Deste modo, o especialista em SST garantirá o cumprimento de todas normas legais, além de atender as demandas do negócio.
Investir na saúde e segurança do trabalhador é fundamental para que uma empresa cresça no mercado, refletindo a imagem de seriedade e compromisso. A gestão de SST faz parte das ações de responsabilidade social da empresa. Dessa forma, os colaboradores se sentem resguardados e valorizados.
As atividades exercidas pelos profissionais são o pilar de toda empresa. Portanto, a saúde e segurança do trabalhador deve ser sempre uma das prioridades da administração do negócio.
Neste artigo, mostraremos a importância do especialista em SST para sua empresa.
A atuação do especialista em SST na prática
Por meio de um ambiente de trabalho saudável e seguro, a equipe profissional se tornará naturalmente mais produtiva. Dessa forma, para a promoção de um ambiente produtivo, a contratação de um especialista em SST fará toda a diferença.
Num primeiro momento, este profissional realizará uma análise completa da situação da empresa. Assim, será possível identificar o que precisa ser modificado. Através do trabalho de um especialista em SST, a administração empresarial terá uma visão dinâmica sobre a atuação de seu negócio no mercado.
Após a análise inicial, a próxima etapa será elaborar um planejamento individualizado. Deste modo, este planejamento compreenderá todos os setores e atividades da empresa. O especialista em SST também acompanhará a empresa durante o processo de implementação do planejamento.
Dessa forma, este profissional se certificará de que todas as medidas indicadas foram devidamente implementadas. Portanto, o processo em questão consiste em realizar uma auditoria interna, para saber se as regras de SST estão sendo cumpridas.
Deste modo, o especialista em SST oferece um suporte completo para as empresas, tanto na fase de implementação do planejamento para gestão de SST, quanto no monitoramento posterior. Assim, garante-se a eficácia de todo o trabalho realizado.
Além disso, a gestão de SST precisa ser revisada periodicamente, para saber se há mudanças a serem feitas. A revisão periódica também é importante para os casos de modificações na legislação.
Assim, caso haja a publicação de novas leis ou edição de Medidas Provisórias, a empresa estará preparada para a adequação. Todo este trabalho é realizado pelo especialista em SST, para maior segurança jurídica de um negócio.
As vantagens de contratar um especialista em SST
Contratar um especialista em SST vai além de garantir o cumprimento da legislação trabalhista. Esta contratação traz inúmeros benefícios para o seu negócio. Portanto, uma gestão de SST eficiente gera efeitos até mesmo no crescimento e competitividade do negócio.
Assim, contratar um especialista em SST otimiza as atividades da empresa, promove um ambiente laborativo mais saudável e produtivo e evita que a empresa sofra multas ou outras penalidades. Deste modo, uma boa gestão de SST aumenta a autoridade da empresa no mercado, contribuindo para a construção de sua imagem.
Evitando a ocorrência de acidentes e doenças ocupacionais, a empresa faz com que os colaboradores se sintam valorizados e protegidos. Como resultado, os profissionais irão se dedicar mais ao exercício de suas funções, para o desenvolvimento do negócio.
Assim, por meio da cultura do pertencimento, a equipe torna-se mais proativa. Além disso, será possível manter um ritmo estável das atividades, que também é essencial para bons resultados.
A gestão de SST e o eSocial
Além de proteger a saúde e segurança do trabalhador, as empresas devem se atentar à gestão dos dados referentes à política de SST. Com o advento do eSocial, a fiscalização tornou-se bem mais rigorosa.
Dessa forma, todos os dados trabalhistas, previdenciários e tributários precisam ser devidamente cadastrados no sistema. Entre esses dados, estão incluídos aqueles decorrentes da gestão de SST.
Deste modo, o eSocial opera por meio do cruzamento de dados, o que permite uma avaliação rápida sobre o cumprimento das obrigações legais. Todas as empresas que contem com pelo menos um colaborador celetista deverão enviar as informações.
Portanto, no eSocial serão cadastrados documentos e laudos, como o LTCAT, AET, PPRA, PCMSO e PCMAT. Além disso, devem constar no eSocial as comunicações de acidentes de trabalho, treinamentos e o monitoramento da saúde dos colaboradores.
Assim, será possível encontrar o histórico completo da gestão de SST da empresa, inclusive a realização de exames admissionais, periódicos e demissionais.
Deste modo, o especialista em SST prestará o suporte necessário nesta etapa, para que todas as informações sejam devidamente inseridas.
Escolhendo o melhor especialista em SST para a sua empresa
Diante da importância da função exercida pelo especialista em SST, é fundamental escolher o profissional ideal para o seu negócio. Portanto, antes de contratar, é necessário avaliar o seu histórico de atuação.
A formação e capacitação profissional, a experiência técnica e o tempo prestando serviços são fatores de relevância. Assim, a pesquisa de mercado é imprescindível para efetivar a melhor contratação para a sua empresa.
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