Home > Comércio Exterior > Exportação: Dicas de como escolher empresas especializadas

Exportação: Dicas de como escolher empresas especializadas

Empresas que realizam exportação de produtos ou serviços devem estar atentas nas regras impostas pela legislação brasileira. Confira boas informações sobre exportação

De forma distinta das pessoas ou mesmo empresas que exportam produtos em pequena quantidade para fora do país, a exportação de maior volume deve ser submetida a algumas condições para evitar problemas como contrabando ou mesmo que mercadorias não cheguem ao seu destino certo.

Primeiramente, as empresas que desejam fazer exportação necessitam de uma licença, a Radar – uma certificação emitida pelo Ministério da Fazenda – cujo sistema oferece informações contábeis, aduaneiras e fiscais para evitar fraudes. Para obter o licenciamento Radar, as empresas que exportam podem entrar no site do Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) ou contratar um despachante especializado (que torna o serviço mais ágil).

Tendo autorização Radar, é possível fazer exportações para todos os lugares do mundo, por meio dos correios ou de empresas de cargas. Tudo que for exportado passará pela aduana e entrará em outros países de forma legal, sem ocasionar problemas para organizações que exportam ou recebem produtos e serviços.

Despachantes aduaneiros

Para facilitar o trabalho de exportação, é recomendável que se contrate uma empresa especializada no segmento. Os agentes preparam toda a documentação de pré-embarque de mercadorias e acompanham o processo de exportação, além de obter registros de outras organizações, sempre que preciso. Assim, o trabalho das empresas que exportam é simplificado, o que libera recursos e tempo.

As empresas de comércio exterior não costumam apenas oferecer serviços de exportação, mas também outros serviços, com mais comodidade e segurança para quem exporta. Entre eles: logística e armazenagem, assessoria em comércio exterior, fechamento de câmbio, assessoria tributária e acompanhamento de cargas.

Agência de Promoção de Exportações

Vale também considerar associar-se às empresas do ramo de exportações, que costumam oferecer muitos serviços agregados e realmente potencializam as comunicações bilaterais. Um exemplo é a APEX (Agência de Promoção de Exportações), organização governamental que oferece programas que auxiliam no processo.

Dica para quem quer contratar um despachante aduaneiro para exportar

Se a sua empresa quer exportar, um modo muito fácil de solicitar um orçamento para despachantes aduaneiros é fazer um pedido no oHub. Através da plataforma é possível realizar uma única solicitação que é enviada para diversos despachantes aduaneiros que podem atender o seu pedido. Com isto você economiza tempo e dinheiro, pois pode comparar diversas propostas, além de não pagar nada e nem ter compromisso de fechar o negócio.

Você é um despachante aduaneiro?

E se você é um profissional que realiza serviços como de despachantes aduaneiros também pode divulgar seus serviços no oHub e conquistar novos clientes, veja mais.

Sobre Equipe oHub

O oHub é uma ferramenta que conecta empresas que estão precisando de um prestador de serviço com aquelas que buscam novos clientes.
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial