O atendimento ao cliente é um assunto recorrente nas operações comerciais. Dessa forma, algumas estratégias para melhorar o relacionamento com o cliente são aplicadas. Contar com serviços de facilities de help desk é uma delas.
Para entender o que são facilities de help desk, conhecer suas vantagens e seus melhores fornecedores, basta ler este post até o fim. Boa leitura!
O que são facilities de help desk?
Facilities de help desk é a terceirização do serviço de help desk. Esse tipo de serviço consiste em oferecer soluções, estratégias e ferramentas para apoiar clientes e usuários em problemas pré e pós-venda, sejam de origem técnica ou não.
O gerenciamento do help desk poder ser feito de diversas formas: via call center, por e-mail, pessoalmente, entre outros.
Crédito: Finances Online
Como funciona um facilities de help desk?
Confira como funciona um facilities de help desk por meio da explanação de seus principais pilares:
- organização: centraliza todos os atendimentos dos diversos canais de comunicação existentes na empresa em questão;
- controle: no setor de facilities de help desk existe o controle do fluxo de informação, aqui, além das interações dos clientes que necessitam de suporte, ficam registrados os prazos para que as resoluções sejam acompanhadas;
- otimização: com os dados coletados durante o atendimento, é possível melhorar os processos de forma estruturada e contínua, no que diz respeito a satisfação do cliente, tempo de resolução dos problemas e desempenho da equipe.
As vantagens do facilities de help desk no contexto organizacional
Uma premissa básica de todos os serviços de facilities é a vantagem da redução de custos em processos e tarefas que não são a atividade principal da empresa.
Além disso, com a terceirização de help desk podemos contar com outros benefícios, como os listados a seguir.
1. Maior controle e análise de dados
Uma das melhores maneiras de analisar a evolução dos atendimentos dentro da sua empresa é um sistema de facilities de help desk.
Com as ferramentas adequadas o time de help desk poderá coletar diversos dados, fazer análises e propor novas estratégias.
É possível analisar parâmetros como:
- mensuração de resultado da equipe;
- performance individual;
- satisfação do cliente;
- tempo médio de atendimento;
- número de atendimentos;
- tempo de primeira resposta;
- índice de resolução de problemas;
- perfil do consumidor.
É possível também desenvolver estratégias para:
- personas específicas;
- atendimento personalizado;
- produtos específicos;
- melhorar a experiência do usuário.
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2. Rapidez e customização
Umas das maiores vantagens da terceirização de help desk é a rapidez aliada à customização.
Em um atendimento comum via telefone, o atendente não é capaz de se lembrar de um cliente que atendeu há três dias. Sem o histórico, etapas são repetidas, o que causa embaraço e descontentamento ao cliente.
Com o serviço de help desk, é possível acompanhar o atendimento do cliente de onde parou, sem que ele precise explicar tudo novamente, e oferecer soluções e respostas mais assertivas, gerando um sentimento de pessoalidade perante o consumidor.
Não deixe de conferir: “Como Help Desk vem aumentando os lucros das empresas”.
3. Atendimento omnichannel
Antes de saber porque o omnichannel é vantajoso para o facilities de help desk, vamos entender o que é omnichannel.
Omnichannel é a unificação de todos os canais de atendimento de um negócio, ou seja, não importa por qual canal o cliente acessa a empresa, ele sempre terá a mesma experiência e a garantia que seu histórico será registrado.
O objetivo é criar uma experiência única para o consumidor com maior personalização e praticidade.
Na área de vendas, esse conceito está bem difundido, como quando, por exemplo, você compra um produto pela internet e escolhe retirá-lo na loja, são canais diferentes se complementando para entregar a melhor experiência ao cliente/usuário.
Nos facilities de help desk, a integração não é diferente, munido apenas de um número de protocolo o cliente pode iniciar o seu atendimento via chat e migrar para o telefone, prosseguindo de onde parou.
Além de agilidade o omnichannel traz respeito para a imagem da marca.

Crédito: CommBox
Quais são as melhores empresas no setor de help desk?
Confira, agora, algumas das melhores empresas do setor de help desk do Brasil.
1 – DIGINETWORK
A DIGINETWORK é uma empresa de São Paulo, capital, e oferece diversos serviços da área de TI, como:
- terceirização de Suporte Técnico e Help Desk;
- CFTV;
- cabeamento estruturado;
- consultoria de TI.
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2 – InfraOPS
A InfraOPS é uma empresa sediada em São Paulo e possui também filiais em Macaé e Rio de Janeiro. Oferece serviços de help desk bilíngue e infraestrutura de telecomunicação, assim como:
- terceirização de suporte técnico e help desk;
- Implantação de intranet;
- central telefônica PABX;
- Consultoria de telecomunicações.
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3 – Intragroup Tecnologia
A Intragroup Tecnologia está na cidade de São Paulo e atua no segmento de TI oferecendo diversas soluções, como:
- terceirização de suporte técnico e help desk
- software para automação comercial;
- software Administrativo;
- desenvolvimento de sistemas.
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Crédito da foto de capa: Agile CRM
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