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Facilities KPIs: quais são e por que são importantes? 

Para avaliar a performance dos prestadores de serviços e, assim, oferecer um trabalho de qualidade e eficiente, todo gestor precisa conhecer os principais facilities KPIs. 

Contar com esses indicadores, é fundamental para medir o desempenho dos funcionários, dos processos operacionais e, até mesmo, para saber se os serviços de sua empresa estão atendendo às expectativas de seus clientes. 

Para entender o que são facilities KPIs, conhecer seus diferentes tipos e compreender a importância desses indicadores na gestão de facilities, basta ler este post até o fim! 

A importância dos facilities KPIs na gestão de facilities 

Administrar serviços de facilities não é uma tarefa fácil. Isso porque esse tipo de trabalho demanda tempo e conhecimento. Desse modo, para ter sucesso nessa empreitada, manter o ritmo de produtividade e, é claro, economizar custos e recursos, é essencial contar com métricas que possam mensurar esse desempenho. 

Para isso, existem os facilities KPIs, que nada mais são do que indicadores que medem a performance de uma empresa. Por meio desses índices, é possível analisar se as metas a serem conquistadas estão alinhadas com os resultados da companhia. 

Neste contexto, vale ressaltar que os KPIs precisam contar com métodos mensuráveis. Afinal, para analisar resultados, é crucial conseguir calculá-los. 

Nesse quadro, é válido enfatizar que apesar de muitos acreditarem que KPIs sejam métricas, esse fato não condiz com a realidade. Isso porque enquanto uma métrica apenas representa algo a ser mensurado, um KPI retrata um indicador de seu negócio. 

Ou seja, os facilities KPIs vão além da métrica, pois representam o seu desdobramento. De forma simples, isso significa que uma métrica que se torna relevante em um planejamento pode se tornar um KPI. 

O grande benefício de utilizar facilities KPIs é que, por meio desses indicadores, você pode traduzir porcentagens e números em dados analíticos. Isto é, com esses índices, é possível identificar problemas no decorrer dos processos e, assim, realizar ajustes no planejamento e na estratégia sempre que necessário. 

Os facilities KPIs são indicadores fundamentais para uma organização. Afinal, por meio deles, é possível realizar um diagnóstico eficiente sobre os serviços de limpeza, manutenção, portaria, recepção e de recursos humanos, por exemplo. Desse modo, os erros diminuem e a reputação de sua empresa se mantém intacta. 

Outra vantagem que esses indicadores apresentam é desenvolver e assegurar a performance de seu time. Isso porque, por meio deles, é possível estabelecer metas claras e calcadas em números para ele. 

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Crédito: Siteware

Quer saber tudo sobre o universo de facilities? Então, não deixe de conferir:

Facilities KPIs: conheça os diferentes tipos

Agora que você compreendeu a importância dos facilities KPIs, é válido conhecer os  seus diferentes tipos para, assim, ter uma gestão de facilities eficiente.

1. Financeiro

Economizar e, até mesmo, diminuir os gastos é uma das principais metas na hora de contratar serviços terceirizados de facilities. Sendo assim, para analisar se a estratégia desse setor está sendo efetiva, é primordial avaliar alguns indicadores. Nesse campo, o mais importante deles é o ROI, que nada mais é do que Retorno sobre Investimento. 

O seu cálculo se baseia na seguinte fórmula: (Receita – Custos) / Custos x 100

Dentro do ROI, há algumas métricas que devem ser avaliadas, como:

  • gastos com segurança e portaria;
  • custos com limpeza; 
  • investimento em recepção; 
  • despesas com reformas. 
  • custos com manutenção. 

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2. Processos 

Os KPIs de processos são aqueles que têm como meta avaliar e garantir a eficácia dos processos. 

Neste contexto, algumas métricas que podem ser aplicadas são: 

3. De desempenho da equipe

Como o próprio nome indica, esse KPI mensura a performance de seu time. Algumas métricas relacionadas a esse setor são: 

  • cumprimento de prazos;
  • tempo para resolver um problema;
  • turnover : relação entre o número de funcionários admitidos e demitidos num dado período de tempo;
  • produtividade: tempo e quantidade de trabalho realizado em um determinado período.

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Crédito: Unsplash

4. SLA

O SLA é outro KPI importante do setor de facilities. Essa sigla vem do inglês “Service Level Agreement” e nada mais é do que o acordo assinado entre o fornecedor e o cliente. Esse contrato é feito para assegurar a eficiência e a qualidade dos equipamentos e serviços prestados. 

Entre suas principais métricas, estão:

  • tempo máximo para o cumprimento de um serviço;
  • quantidade de reclamações;
  • tempo de reposição de equipamento ou pessoal;
  • quantidade de visitas do supervisor dos contratos;
  • periodicidade de treinamento do time. 

Facilities KPIs: como aplicá-los com sucesso?

Como você pôde perceber, os facilities KPIs são fundamentais em uma estratégia empresarial. Contudo, é inegável que para aplicá-los é preciso conhecimento e experiência. Para isso, você pode contar com o oHUb, que apresenta uma lista exclusiva das melhores empresas de gestão de facilities do mercado

Para ter acesso a essas companhias especializadas, o processo é muito simples e leva menos de cinco minutos. Para isso, só é preciso: 

  • preencher as informações básicas sobre o serviço que você precisa;
  • definir a localização da sua empresa;
  • fornecer os dados para contato do fornecedor.

Pronto! Agora é só esperar para receber as propostas dos fornecedores mais qualificados do segmento! 

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Crédito da foto de capa: Freepik

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