Você sabe o que é sales stack? Trata-se de uma expressão em inglês para identificar as ferramentas de vendas que uma empresa precisa ter.
Atualmente, com a transformação digital, a cada dia surgem novas ferramentas de gestão de vendas. Assim, fica difícil saber quais são as que seu negócio realmente precisa.
Por isso, fizemos uma lista com as 5 principais ferramentas de vendas que você deve pensar em ter em sua empresa.
5 ferramentas de vendas que não podem faltar em seu negócio
1. CRM
Falar em ferramentas de vendas praticamente nos obriga a falar em sistemas CRM.
CRM significa, em inglês, Customer Relationship Management, que pode ser traduzido como Gestão do Relacionamento com o Cliente.
O objetivo desse software é gerenciar todas as informações de seus clientes, não apenas cadastrais, mas de todos os contatos realizados por eles e para eles. Assim é possível conhecê-los profundamente, saber quais são suas necessidades e desejos, e desenvolver ofertas que superem suas expectativas, levando à fidelização.
Softwares de CRM também ajudam a gerenciar a força de vendas e até mesmo a fazer previsões de vendas, baseando-se em todos os dados que ele coleta sobre seus clientes e também na performance de seus vendedores.
Um bom software de CRM costuma contar com as seguintes funcionalidades:
- Cadastro de cliente e vendedores
- Funil de vendas
- Histórico do relacionamento com o cliente
- Painel de controle com relatórios personalizados
- App no celular
- Lembretes de follow up via e-mail e SMS
- entre outras.
2. Atendimento ao cliente
O pós-venda é uma etapa fundamental do processo de vendas. Afinal, fechar a venda e esquecer de seu cliente é a pior prática comercial que uma empresa pode adotar.
O pós-vendas é fundamental para a satisfação do cliente e para sua fidelização, desempenhando assim um importante papel em estratégias de customer success.
Por isso, sua empresa precisa contar com ferramentas de atendimento ao cliente e de help desk, no caso de chamadas técnicas.
Hoje o mercado oferece uma grande quantidade delas, sendo que as melhores oferecem funcionalidades que ajudam a customizar e melhorar o atendimento ao cliente continuamente.
3. Automação de marketing
Automação de marketing é outra ferramenta de vendas de grande sucesso hoje em dia.
Tratam-se de plataformas que ajudam a sua empresa a produzir e publicar conteúdos na internet, coletar os dados de quem se interessa por esses conteúdos e, em seguida, enviar ainda mais conteúdos de interesse para esses possíveis clientes.
Normalmente esse envio pode ser feito por diversas formas, empregando diferentes canais, como e-mail (o mais comum), plataformas sociais e mensagens de texto, entre outros.
Esse trabalho engaja seu público-alvo, faz com que ele conheça melhor sua empresa, passe a considerá-la uma referência no mercado e, assim, se desenvolve-se um relacionamento com ele.
Os softwares de automação de marketing, por meio de ferramentas que analisam o comportamento desses leads (pessoas interessadas em sua empresa) ao interagirem com seus conteúdos, conseguem definir quais deles podem ser enviados para a força de vendas, que entrará em contato mais direto para tentar fechar uma venda.
4. Chats e chatbots
É bem provável que você já tenha entrado em contato com o atendimento ao cliente de uma empresa através de um chat em seu site.
Essas ferramentas de vendas são cada vez mais comuns hoje em dia e são a primeira linha de contato, em muitos sites, entre o cliente e a empresa.
Apesar dos atendentes reais ainda serem bastante usados, é muito comum que as pessoas nem percebam, em alguns momentos, que estão sendo atendidas por chatbots.
Chatbots são softwares munidos de inteligência artificial que fazem um primeiro contato com os clientes. O objetivo é fazer uma triagem, a partir de suas perguntas, e direcioná-los para as páginas do site onde eles podem resolver seus problemas sozinhos.
Caso isso não funcione, os chatbots também são capazes de passar a conversa para um atendente real (geralmente o mais indicado para resolver as dúvidas e questionamentos do cliente).
Mas os chatbots podem ser ainda mais eficientes como ferramentas de vendas. Alguns deles, mais sofisticados, conseguem até fazer sugestões de compras para os clientes e indicar os produtos e serviços que eles precisam ou desejam.
Uma das grandes vantagens dos chatbots é que eles estão à disposição de seus clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana. Assim, em alguns horários e dias em que seria inviável manter uma equipe muito grande de atendentes, os chatbots estão a postos para fazer seu trabalho e ajudar os clientes até onde for possível.
Alguns chatbots aprendem com os resultados de suas conversas. Assim, ao perceberem que determinada resposta deles leva à resolução das solicitações dos clientes com sucesso mais vezes, passam a usá-la sempre que uma situação semelhante se apresentar.
5. Ferramentas de videoconferência
Por fim, as vendas internas são outro formato de interação comercial que tem se beneficiado muito de ferramentas de vendas que permitem fazer uma reunião online com o cliente.
Esse tipo de venda reduz muito os custos em comparação com visitas presenciais e, por isso, tem sido cada vez mais usado.
Existem ferramentas gratuitas, como o Skype, e outras pagas, especializadas em proporcionar uma experiência personalizada para os clientes das empresas que usam vendas internas.
Assim, se você quer potencializar ao máximo a capacidade de venda de sua equipe, não deixe de utilizar todas as vantagens que tecnologia pode proporcionar.
E a sua empresa? Já utiliza alguma ferramenta de vendas? Existe alguma que não citamos e você gostaria de mencionar? Compartilhe seus conhecimentos com a gente nos comentários!
* Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CMO do Agendor, a plataforma de aprimoramento em vendas para vendedores profissionais.