Home > Gestão Empresarial > 12 ferramentas para home office: trabalhe com mais organização e produtividade
ferramentas-home-office

12 ferramentas para home office: trabalhe com mais organização e produtividade

Recentemente, com a pandemia global provocada pelo surgimento do novo coronavírus, conhecer as melhores ferramentas para home office tornou-se uma necessidade comum para muitos.

O novo coronavírus impôs ao mundo inteiro uma revisão dos antigos padrões de trabalho, já que, com a necessidade de cumprir o isolamento social proposto pela OMS, a implantação do trabalho remoto surgiu como forma de manter ativas as operações das empresas.

E a expectativa é que a tendência perdure para além da crise: estudo da FGV mostra que há uma tendência de que o modelo home office de trabalho cresça até 30% mesmo após a retomada das atividades presenciais.

Diante desse novo modelo de trabalho, é importante ter em mãos as melhores ferramentas de home office: seja para facilitar a comunicação entre o time, organizar tarefas, compartilhar arquivos ou gerenciar fornecedores, clientes e demandas.

Continue lendo este artigo para conhecer a seleção de  ferramentas de trabalho em home office que preparamos para você. Você vai conhecer um pouco mais sobre:

  1. Slack
  2. Zoom
  3. Google Meet
  4. Google Drive
  5. WeTransfer
  6. Dropbox
  7. Mindmeister
  8. Medite.se
  9. Noisly
  10. Trello
  11. oHub
  12. Agendor

Ferramentas para home office: comunicação

“Mas como fica a comunicação corporativa entre a equipe no modelo home office?” essa pode ter sido uma das perguntas feitas por você diante da necessidade de readaptar seu modelo de trabalho. Com a ajuda de ferramentas para home office voltadas para a troca de informações internas, felizmente, esse deixa de ser um problema.

A seguir, você conhece 3 indicações de ferramentas e aplicativos de home office que ajudam a manter a colaboração e contato entre os times.

Slack

O Slack tem, como objetivo, otimizar a produtividade das conversas entre equipes de uma organização. A ideia é que, em apenas uma plataforma, os times consigam enviar arquivos, mensagens de texto, áudio, organizar pequenos grupos e trocar informações valiosas para a manutenção da dinâmica de trabalho.

Um dos pontos altos do Slack é a possibilidade de integração com outras ferramentas de home office úteis, como o Google Drive ou o Trello, sobre os quais falaremos mais à frente.

Conheça um pouco mais sobre o slack no vídeo a seguir:

Zoom

Para organizações que não abrem mão do chamado “olho no olho”, usar ferramentas para home office que permitam a realização de conferências e reuniões corporativas pode ajudar. É o caso do Zoom, plataforma corporativa que permite a criação de salas de reunião para públicos de 2 a 500 pessoas, além de permitir a transmissão de webinars para até 10 mil pessoas.

Google Meet

Se você busca uma ferramenta de comunicação interna para home office simples e intuitiva, o Google Meet (você pode conhecê-lo como Hangouts, nome antigo da plataforma)  pode ser uma boa escolha para você. A ferramenta de comunicação do Google permite agendar reuniões integradas com o calendário da plataforma, enviar lembretes e compartilhar arquivos em áudio, vídeo, imagem e texto.

Compartilhamento de arquivos

Se sua empresa já investia em gestão eletrônica de documentos antes da implantação do home office, provavelmente já conhece algumas das ferramentas de compartilhamento de arquivos que mencionaremos abaixo. Se não é o seu caso, não se preocupe!

Listamos 3 opções de ferramentas para home office que vão te ajudar a transportar informações, documentos e arquivos digitais com facilidade e segurança.

Google Drive

Organizar arquivos digitais pode ser um verdadeiro pesadelo sem a ajuda de uma ferramenta própria para isso. Quando falamos em aplicativos para home office focados em transferir e organizar documentos, não podemos deixar de citar o Google Drive.

Ferramenta vinculada ao Google, o Drive está integrado a todas as outras aplicações da plataforma: e-mail, fotos, meet e mais.

Com capacidade de armazenamento em nuvem de até 15 GB (e possibilidade de aumento com a contratação de pacotes), o Google Drive permite a criação de pastas compartilháveis em uma interface bastante intuitiva.

WeTransfer

Conhecido antes mesmo do boom do trabalho remoto, o WeTransfer não poderia ficar de fora da lista de ferramentas para home office.

Também focado em compartilhamento de arquivos, o WeTransfer envia materiais com até 2 GB de tamanho gratuitamente. Em sua versão gratuita, o compartilhamento gera um link enviado diretamente ao e-mail do destinatário, que pode acessar o conteúdo em um prazo de uma semana.

Dropbox

O Dropbox também é um sistema de gerenciamento de documentos conhecido pelo ambiente corporativo. Semelhante ao WeTransfer na capacidade de armazenamento (é capaz de compartilhar arquivos de até 2 GB em sua versão gratuita), o Dropbox permite a gestão compartilhada das informações e a integração com aplicativos móveis, como o celular.

Produtividade

Uma das principais inseguranças de quem trabalha em home office diz respeito às dificuldades de fazer sua própria avaliação de desempenho e manter a produtividade. Trabalhar em casa é um convite à desconcentração, nós sabemos, mas existem algumas ferramentas para home office focadas exclusivamente em te ajudar nisso.

Mindmeister

Você já ouviu falar em mapa mental? É uma forma de organizar as ideias e enxergar, de forma sistêmica, todo o seu processo de criação e produção — e é exatamente o que faz o Mindmeister!

É possível desenhar projetos desde a estaca zero até a fase final de forma colaborativa, passando por brainstormings, anotações e planejamento estratégico.

Veja como funciona a criação de mapas mentais no Mindmeister:

Medite.se

Em momentos de stress e falta de foco, alguns minutos de atenção plena e meditação podem mudar tudo. Por isso, entre as ferramentas de home office indicadas aqui, não poderia deixar de constar o Medite.se, aplicativo focado em práticas meditativas.

Na aplicação, você escolhe o nível de aptidão à prática, o objetivo buscado e pode desfrutar de exercícios de curta, média ou longa duração.

Noisly

Trabalhar em casa é se submeter a diversos contratempos, dentre eles, o barulho da rua, a conversa dos vizinhos ou os familiares focados em cumprir suas tarefas — o que acaba prejudicando bastante a concentração.

Pois você precisa conhecer o Noisly! O aplicativo de home office, na verdade, pode ser usado em qualquer circunstância em que seja necessário focar em alguma demanda.

Com uma biblioteca de sons diversos, o Noisly te ajuda a esquecer o mundo exterior e se concentrar naquilo que realmente importa no momento.

Gestão de demandas, fornecedores e relacionamento com o cliente

Nossa última seção de ferramentas de home office tem uma importância bastante estratégica: ajudar na gestão de processos da rotina, desde as demandas até o relacionamento com o cliente.

Trello

A primeira dica é a utilização do Trello para organizar demandas. Com uma interface que estimula a organização, a ferramenta é dividida em “boards” — ou quadros — que possibilitam a personalização de acordo com a necessidade do usuário. Cada board pode representar, por exemplo, um status do processo: iniciado, interrompido, aguardando retorno, finalizado.

É possível compartilhar quadros do Trello com todos os envolvidos no processo, que podem atualizar os status e colaborar para a conclusão das tarefas.

oHub

Sem o tradicional contato físico, alguns processos poderiam ser mais complicados, como a pesquisa e a contratação de fornecedores. Com oHub, a complicação fica no passado, uma vez que, graças a seu sistema digitalizado, é possível realizar todo o processo mesmo trabalhando em home office.

Na interface do oHub, o comprador escolhe a categoria que deseja pesquisar e preenche o pedido de orçamento. Ele é recebido e analisado pela equipe oHub, que redireciona a prestadores de serviço que se enquadrem nos requisitos buscados.

Dessa forma, apenas os prestadores de serviço mais qualificados para a demanda do cliente entram em contato com ele, por meio da plataforma, para fechar negócio!

Agendor

Para finalizar nossa lista de ferramentas para home office, temos o Agendor, plataforma de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) e gestão comercial.

A ideia da plataforma de CRM é integrar todos os processos de vendas e criar fluxos de atividades de fácil acesso e fácil entendimento para todos os envolvidos. Além disso, faz análises de acordo com os dados coletados e sugere melhores práticas para tornar conversões mais certeiras e o relacionamento com os clientes ainda mais marcante e duradouro.

Veja abaixo uma síntese do funcionamento do Agendor:

Ter em mãos as melhores ferramentas para home office certamente te ajudará a aumentar a produtividade e trabalhar com mais organização.

O importante é testar cada uma delas e entender de que forma contribuem para tornar a sua rotina mais fluida e efetiva!

Esse post foi escrito por Júlio Paulillo, CRO do Agendor, uma plataforma de CRM e gestão comercial, que funciona como um painel de controle e assistente pessoal para equipes de vendas.

Sobre Equipe oHub

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial