O firewall corporativo é um recurso de segurança da informação presente nos computadores de uma empresa que tem a função de proteger as máquinas de ciberataques, impedir a entrada de dados suspeitos pela conexão e também a saída de informações não autorizadas.
Em um ambiente digital, a gestão de segurança da informação nas empresas é altamente importante para manter o sigilo e o controle de acesso funcionando.
Existem muitas ameaças à segurança de dados digitais e os criminosos especialista em golpes digitais evoluem suas técnicas a cada dia.
Por isso, o firewall para empresas é um recurso que não deve faltar em nenhuma máquina do escritório e também em dispositivos móveis — smartphones e tablets — usados para trabalho.
Quer saber mais sobre firewall corporativo? Entenda o que é essa tecnologia, sua importância, os principais tipos para escolher a melhor solução para o seu negócio.
O que é firewall corporativo?
O firewall corporativo é um programa — software ou hardware — que protege o computador e a rede de internet contra vírus e malwares que circulam pela rede, ou seja, é uma das principais barreiras de ameaças à segurança da informação.
Sua empresa faz todas as atividades pelo computador? Então você precisa de um firewall empresarial para proteger a sua máquina e a dos seus funcionários.
Como funciona o firewall para empresas
O sistema do firewall corporativo funciona monitorando tanto a entrada quanto a saída de dados não autorizados da rede de internet.
Dessa forma, quando é feita alguma tentativa de acesso suspeita como a entrada em um site não confiável, o firewall sinaliza o perigo e bloqueia o acesso.
Em uma empresa onde cada pessoa tem um grau de domínio diferente em relação ao uso de tecnologia, esse tipo de barreira é uma das ferramentas de segurança da informação estratégica.
O funcionamento do firewall é padrão e opera do mesmo jeito tanto em equipamentos corporativos quanto nos pessoais.
Importância do firewall para pequenas empresas
Computador e internet são duas coisas que a maioria das pessoas acha que entende, mas não pensa duas vezes ao clicar em um link aleatório de um site com uma “super” promoção.
É esse tipo de comportamento do usuário que o firewall corporativo ajuda a controlar. Com um programa ativo no computador, todo acesso a sites e serviços via internet são filtrados.
Por isso, é importante fazer uma conscientização sobre segurança da informação na empresa para que as pessoas aprendam táticas para não caírem em armadilhas online.
Com treinamento os colaboradores também serão como tipos de firewall corporativos no sistema da empresa.
Assim, os arquivos sigilosos se mantém protegidos, os computadores funcionam com agilidade, a comunicação entre a equipe é mais segura e o compartilhamento de informações é protegido.
5 tipos de firewall corporativos
Para escolher o melhor firewall para sua empresa é importante conhecer os tipos de firewall corporativos existentes. São eles:
- Next Generation Firewall
- Unified Threat Management
- Firewall Linux
- Firewall de Filtragem de Pacote
- Firewall de Inspeção de Estado
Continue lendo e conheça suas funcionalidades e como elas ajudam os negócios:
1. Next Generation Firewall
O Firewall de Nova Geração ou Next Generation Firewall (NGFW) é um dos tipos de firewall corporativos mais moderno e completo do mercado.
É ideal para empresas que operam um grande fluxo de dados diariamente e, por isso, precisam de agilidade na análise de vulnerabilidade da segurança da informação.
Como o objetivo de todo negócio é crescer, o NGFW cria uma base de proteção desde o início das operações e consegue escalar sua capacidade de proteção ao longo do tempo.
Com isso, essa opção também pode ser usada em conjunto com o firewall UTM (falaremos dele no próximo tópico) complementando as proteções que o outro sistema não oferece.
2. Unified Threat Management
Outro dos tipos de firewall corporativos é o Unified Threat Management (UTM) ou Gerenciamento Unificado de Ameaças.
Esse é uma opção de firewall corporativo que funciona como uma central das soluções de segurança do sistema dos computadores.
Através do painel principal do programa é possível gerenciar as ferramentas anti-spam, antivírus, proxy (servidor intermediário), anti-spyware, entre outros.
O firewall UTM também é útil em empresas que possuem mais de uma unidade, pois facilita as trocas através da rede corporativa.
3. Firewall Linux
Esse é um dos tipos de firewall corporativos mais simples e básico do mercado, sendo uma opção de porta de entrada para pequenas empresas.
Mas é importante reforçar que ele não oferece tanta robustez de segurança. O programa também não exige compra ou assinatura de planos.
Ele gerencia o fluxo de entrada e saída de dados, mas no ambiente digital atual, apenas esse controle já não é suficiente, pedindo um upgrade para uma das opções acima.
4. Firewall de Filtragem de Pacote
A Filtragem de Pacote ou Packet Filtering é usado em redes pequenas com pouco computadores conectados a ela.
Com esse firewall corporativo, é possível autorizar IPs a acessarem a rede, quantidade de portas de acessos, além de definir os tipos de dados que entram e saem. Porém, não consegue barrar vulnerabilidades nos sistemas de aplicativos de terceiros, por exemplo.
5. Firewall de Inspeção de Estado
O Stateful Packet Inspection (SPI) tem uma estrutura de análise robusta que faz a inspeção ponta a ponta de dados que passam na rede de internet.
São tipos de firewall corporativos ágeis e inteligentes que analisam o cabeçalho dos pacotes de dados, verificando e status de cada um antes de liberar o seu fluxo.
Opções de firewall para rede corporativa
Conheças algumas opções de firewall mais utilizados nas empresas entre serviços pagos e gratuitos.
– AVG Internet Security Business Edition: firewall corporativo que protege terminais, e-mails e a rede de empresas contra ransomware, spam, phishing, entre outros.
– Norton Small Business: com assinatura única permite proteger várias máquinas ao mesmo tempo, além de dispositivos móveis.
– McAfee® Small Business Security: outro tipo de firewall corporativo com upgrades que bloqueiam entrada de spam, e-mails perigosos e acesso a sites maliciosos, entre outros.
– TinyWall: as indicações acima integram mais operações além do firewall corporativo. O TinyWall é uma opção gratuita que faz exclusivamente as funções de monitoramento do firewall. Tem a interface semelhante ao firewall do Windows.
– Zone Alarm Firewall: é outra opção para firewall corporativo grátis. Protege contra a ação de malwares, atividades suspeitas na rede, analisa aplicativos, entre outras funções.
Gostou de saber mais sobre firewall corporativo?
Agora que você sabe o que é, como funciona, tipos e algumas opções pode planejar uma atualização no firewall corporativo dos equipamentos do seu negócio.
Para fazer as configurações com segurança é importante contar com o suporte de uma empresa especializada nesse serviço.
Para encontrar o fornecedor ideal você pode contar com a ajuda gratuita do oHub. Em cinco minutos, você preenche um único pedido de orçamento e recebe o contato de fornecedores qualificados na área.
Confira a lista completa de empresas de Segurança da Informação no site. É gratuito e super rápido. Confira!