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Dados que as firmas de limpeza não te contam

Sendo uma ferramenta que simplifica e otimiza a gestão empresarial, a terceirização deve ser feita com cautela pelos administradores de um negócio. No momento de contratar uma empresa de limpeza, é crucial que os gestores atentem-se a alguns pontos, garantindo que assim irão contratar uma firma de limpeza séria, que preste serviços de qualidade. 

O mercado atual tem se mostrado altamente competitivo, onde muitas companhias atuam no mesmo ramo. Para manter-se em alta, estas firmas de limpeza procuram atualizar seu modo de operar, através da aquisição de recursos tecnológicos mais avançados, que oferecem maior praticidade e conforto ao cliente. 

Porém, também é comum que algumas empresas adotem uma postura antiética, omitindo informações, que são relevantes, e que poderiam influenciar na decisão do empresário, em fechar negócio ou não, com aquela firma de limpeza em específico.

Uma pesquisa mais aprofundada, feita pelos gestores da empresa que pretende contratar uma firma de limpeza, poderá fornecer todas as informações que são necessárias para uma avaliação criteriosa da dinâmica e da estrutura deste negócio. Um estudo de mercado, através da avaliação do nível de satisfação de clientes anteriores, também fornecerá dados relevantes, que mostrarão a maneira como a firma de limpeza, de fato, opera no dia a dia. 

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O que uma firma de limpeza pode omitir do futuro cliente

Uma postura de concorrência desleal, a omissão de informações importantes, como estratégia para aquisição de mais clientes, e também para que não percam os atuais, poderá acarretar consequências desfavoráveis para a empresa contratante, podendo prejudicar o bom andamento do negócio. Alguns dados em específico, quando não revelados, geram maior repercussão.

A verdadeira qualificação dos funcionários

Para cada tipo de atividade, é demandada uma qualificação própria do funcionário que irá exercê-la, para que se alcance um resultado de qualidade e eficiência. 

Manter empregados que não possuem as especializações necessárias, e não fornecer os meios para que se qualifiquem, omitindo este fato no momento de celebrar um contrato com outra empresa, resultará em serviços de qualidade ordinária, sujando a imagem e reputação desta firma de limpeza no mercado.

Os recursos tecnológicos de que dispõem

Toda firma de limpeza deverá investir em maquinários, novos produtos, e recursos tecnológicos avançados, tanto para melhorar a qualidade dos serviços prestados, quanto para manter-se competitiva frente às demais empresas de limpeza

A firma de limpeza que, de maneira desleal, ao fechar negócio, afirmar possuir um vasto aparato tecnológico, sem possuí-lo de fato, colocará em risco a sua reputação frente à concorrência, estando fadada ao fracasso.

Utilização de produtos nocivos à saúde

Algumas firmas de limpeza, para uma possível economia de capital, podem utilizar, para a prestação de serviços de limpeza e conservação, produtos químicos que sejam nocivos à saúde, tanto dos próprios funcionários, quanto dos profissionais da empresa contratada. 

É fundamental que esta questão seja analisada a fundo, pois uma escolha equivocada neste sentido, poderá causar danos irreversíveis. Administradores, no exercer de suas funções, deverão sempre optar por firmas de limpeza que usem produtos sustentáveis, que não ofereçam nenhum risco e malefício à saúde.

Débitos trabalhistas

Conforme afirmado pelo Supremo Tribunal Federal, no caso de terceirização, a empresa contratante possui responsabilidade subsidiária para com os funcionários da empresa contratada, no que tange às questões de débitos trabalhistas. 

É essencial que a gestão avalie se a firma de limpeza a ser contratada está cumprindo suas obrigações trabalhistas em dia, incluindo as contribuições previdenciárias, pois, uma eventual condenação, no caso de inadimplência da firma de limpeza, gerará um prejuízo considerável para a empresa contratante.

Não cumprimento das obrigações fiscais

Firmas de limpeza que estejam em estado de insolvência, não cumprindo devidamente suas obrigações tributárias, não são boas opções para fechar negócio. O risco iminente de uma possível falência, e consequentemente, suspensão das atividades exercidas, resultará em um investimento perdido para a empresa contratante.

Demais ilegalidades

Qualquer postura que a firma de limpeza adote, que não esteja em conformidade com o que é previsto na legislação, gerará repercussões para a empresa contratante, que poderá sofrer prejuízos, em decorrência destas ilegalidades.

Valores que não correspondem aos serviços

Outra questão que evidencia a necessidade de se proceder com uma pesquisa de mercado, antes de contratar uma firma de limpeza, é a avaliação dos valores que estão sendo cobrados, com relação à qualidade dos serviços de limpeza e conservação prestados. 

Algumas firmas de limpeza podem cobrar valores que estão, consideravelmente, acima do que, de fato, os serviços prestados valem, resultando em prejuízo para a empresa que fechar negócio. O contrário também poderá ocorrer, sendo cobrados preços muito baixos. Neste caso, será um forte indício de má qualidade das atividades.

Portanto, não pesquisar a fundo estes pontos essenciais, que terão grande impacto na execução de um contrato de terceirização, significa correr o risco da empresa contratante perder dinheiro, além de dispor de serviços insuficientes, que não tragam bons resultados.

Outras avaliações importantes a serem feitas

É fundamental avaliar além dos dados que uma firma de limpeza pode ocultar, no momento da contratação. A administração de uma empresa deverá analisar, não apenas se a firma de limpeza age conforme a legalidade, mas também questões práticas e logísticas.

As necessidades reais da empresa

Ter definido o que a companhia espera de um serviço prestado por uma firma de limpeza, sabendo, exatamente, quais são as necessidades reais e atuais da empresa, guiará os gestores para que façam uma escolha, de acordo com a demanda existente. Informar-se a respeito de cada tipo de serviço que é executado por uma firma de limpeza em específico, garantirá que os contratos firmados sejam proveitosos para a companhia.

O capital disponível para o investimento

Além de avaliar as melhores opções de  atuantes no mercado, é essencial que a gestão, juntamente com sua equipe de contadores, realizem um orçamento, definindo o capital disponível para este tipo de investimento, evitando que, assim, torne-se uma despesa excessiva para os cofres da empresa.

A frequência dos serviços de limpeza

Juntamente com a definição das necessidades reais da empresa, determinar a frequência com que os serviços deverão ser prestados, de forma a atingir a qualidade e os resultados buscados, evitará gastos desnecessários, permitindo a economia de recursos.

Cláusulas contratuais

Para evitar problemas futuros, seja qual espécie for, ter atenção às cláusulas, no momento de confecção do contrato, é fundamental. Estipular com precisão os direitos e deveres de cada uma das partes contratantes, documentando toda a negociação feita, simplifica a resolução de possíveis conflitos de interesses que possam surgir no decorrer da execução contratual.

Através da plataforma oHub, é possível realizar uma pesquisa sobre as melhores firmas de limpeza atuantes no mercado, permitindo que se faça um orçamento, que compreenda as necessidades e as possibilidades da empresa.

Sobre Equipe oHub

O oHub é uma ferramenta que conecta empresas que estão precisando de um prestador de serviço com aquelas que buscam novos clientes.
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