Uma preocupação comum entre empreendedores e gestores de empresas é a garantia da manutenção de um estoque saudável e capaz de atender as demandas dos clientes. O estoque, ou melhor, os produtos armazenados no estoque, é o que permite uma empresa funcionar. São eles que, quando vendidos, retornam em forma de lucro para o caixa da empresa. Dito isso, o gerenciamento de estoque deve ser uma preocupação diária de qualquer negócio.
Estoque parado é dinheiro parado. Estoque perdido é dinheiro perdido.
Por isso, uma política de gerenciamento de estoque tem como principal objetivo criar o equilíbrio entre um estoque lotado, que atrapalha o fluxo de caixa e não renova o capital de giro de uma empresa, e um estoque vazio, que não atende aos clientes e faz sua empresa deixar de lucrar.
O que é gerenciamento de estoque?
O gerenciamento de estoque é uma prática empresarial que tem como prioridade o controle de produtos e matérias-primas usadas por uma empresa para obter lucro.
Para isso, a gestão de estoque utiliza ferramentas, técnicas e estratégias de recebimento, armazenagem e expedição. Nesta última etapa o produto é vendido e deixa o estoque.
Grande parte do capital de uma empresa está alocado no estoque e por esse motivo é vital para uma organização estabelecer um gerenciamento de estoque eficaz. Também por esse motivo, o estoque é o ativo mais importante de um negócio.
Existem diferentes modelos de gerenciamento de estoque, por exemplo, a gestão de uma empresa que trabalha com itens perecíveis é muito diferente do controle de estoque em lojas de roupas.
Entretanto, com algumas adaptações, alguns métodos principais de gerenciamento de estoque, podem ser igualmente adotados, respeitando apenas as particularidades de cada negócio.
Benefícios de uma gestão de estoque eficiente
Para todas as empresas, é vital controlar e equilibrar os excessos e a escassez de estoque, entretanto, existem outros benefícios da adoção de um sistema de gerenciamento de estoque. Isso inclui, redução de custos e aumento da margem de lucro.
1. Evite o desperdício
Esse é sem dúvida um dos benefícios principais da administração de estoque, para empresas de diferentes setores.
Empresas que vendem remédios, alimentos e cosméticos são as mais prejudicadas quando o assunto é desperdício, entretanto, mesmo os negócios que não trabalham com itens com prazo de validade, podem sofrer com o desperdício.
Uma loja de roupas, enfrenta desperdícios relacionados à sazonalidade e a mudanças de tendências, por exemplo.
Uma política de gerenciamento de estoque vai diminuir seus riscos de desperdício. Com isso você reduz custos e aumenta seu lucro, uma vez que vai vender “tudo” o que tiver em estoque.
2. Reduza custos de armazenamento
Se você tem uma caixa de sapato para armazenar, pode usar até o seu quarto para guardá-la, entretanto, se você possui 50 caixas, o espaço de armazenamento precisará ser maior. Em geral, quando o espaço para o estoque precisa ser maior, o custo envolvendo aluguel, contas de água e luz, salário de funcionários, também é maior.
Quando você realiza um bom gerenciamento do estoque, seu custo com armazenagem reduz, uma vez que você não vai precisar guardar muitos produtos que são difíceis de vender.
3. Gerenciamento de estoque melhora o fluxo de caixa
O bom gerenciamento de estoque também melhora o fluxo de caixa da sua empresa.
O seu estoque representa, na maioria das vezes, produtos pelos quais você já pagou. Quando você tem um bom giro de estoque você registra um volume maior de entradas de capital. Com isso, suas despesas e receitas se equilibram e você ainda pode contar com sua margem de lucro.
O estoque também interfere na sua necessidade de capital de giro, afinal, sem entradas em seu fluxo de caixa, você precisará de outra fonte de renda para arcar com suas despesas.
Dicas para colocar em prática o gerenciamento de estoque
Como dissemos acima, cada empresa pode apresentar uma necessidade específica de gerenciamento de estoque, entretanto, algumas práticas são comuns para a maioria das organizações.
Determinar qual método de gerenciamento de estoque é mais adequado aos seus negócios, é a chave para o sucesso da empresa a longo prazo.
1. Contagem e revisão de estoque
Se você tem uma empresa que vende produtos já há algum tempo, é bastante provável que você já tenha realizado esse procedimento.
A contagem de estoque é a metodologia mais simples de gerenciamento e geralmente é mais utilizada para empresas menores.
Algumas empresas realizam essa contagem apenas no final do ano, como parte de seus balanços financeiros, entretanto, essa revisão de estoque deve ser realizada regularmente para ajudar na compreensão do estoque que está disponível versus as necessidades futuras projetadas.
Tradicionalmente a contagem de estoque é realizada manualmente, entretanto, hoje em dia a tecnologia – por meio de softwares especializados – está presente para ajudar você e sua equipe a manterem um estoque organizado e, principalmente, para medir:
- o quanto de mercadoria ainda está a disposição;
- por quanto tempo esse volume suprirá a demanda de seus clientes;
- quando é o ponto ideal para solicitar mais mercadorias.
Além disso, você também pode contar com empresas de contagem de estoque para realizar essa etapa do gerenciamento de estoque.
2. Metodologia Just-in-time (JIT)
Uma metodologia baseada no conceito de produção por demanda, na qual os produtos chegam até a empresa à medida que são solicitados pelos clientes ou por meio da análise do comportamento do consumidor.
Basicamente, se refere a um tipo de gerenciamento de estoque que lida com o mínimo de estoque possível. Por meio dessa estratégia a empresa busca conquistar os benefícios citados acima, correndo menos risco de “perder dinheiro” com um estoque encalhado.
A grande vantagem do JIT é que a empresa não precisa manter grande e volumosos estoques para atender seus clientes. Isso evita situações como excesso de estoque e, consequente, problema de capital de giro.
É preciso ter atenção para dois aspectos principais:
- má interpretação da demanda do mercado;
- problemas de distribuição com os fornecedores.
3. Metodologia de análise ABC
A metodologia ABC auxilia na classificação dos produtos em estoque de acordo com o volume de venda e o custo de armazenamento:
- Produtos da categoria A são os produtos mais vendidos da empresa, que não possuem um custo alto de armazenagem. Eles representam os 20% dos produtos que são responsáveis por 80% das vendas;
- Produtos da categoria B são produtos vendidos regularmente, que, geralmente, custam mais do que itens A. Eles representam os 30% dos produtos que são responsáveis por 15% das vendas;
- Produtos da categoria C são os itens que possuem pouco volume de vendas e que consomem a maior parte dos custos de estoque. Representam 50% dos produtos que são responsáveis por 5% de todas as vendas.
Assim como o princípio de Pareto de 80/20, a análise ABC propõe que a maior parte dos lucros da empresa, geralmente, vem de cerca de 20% do seu estoque.
Além de ajudar na classificação dos produtos que você vende, a avaliação ABC ajuda a:
- organizar o layout do estoque;
- definir quais serão os produtos que ficarão na primeira página do seu site (caso você seja proprietário de uma loja virtual), e mais.
Ficou um pouco confuso ainda? No vídeo abaixo você tem acesso a um vídeo super explicativo sobre esse modelo de gerenciamento de estoque.
4. First In, First Out (FIFO)
“Primeiro a entrar, primeiro a sair” é um princípio importante do gerenciamento de estoque. Isso significa que seu estoque mais antigo deve ser vendido primeiro.
Isso é especialmente importante para produtos perecíveis, entretanto, também é uma boa ideia aplicar o FIFO para produtos não perecíveis.
Essa metodologia deve ser aplicada na criação de um modelo de como organizar estoque. Nas prateleiras, por exemplo, as caixas mais antigas, ou que chegaram primeiro, devem ficar na frente das caixas mais novas. Isso facilita que o vendedor use o estoque da caixa da frente para realizar as vendas.
Gerenciamento de estoque terceirizado! Sim, é possível!
O gerenciamento de estoque é uma parte vital da sua empresa. Eu espero que isso tenha ficado bem claro em todas as linhas até aqui.
Entretanto, na mesma proporção de sua importância, a gestão de estoque ocupa um tempo significativo de sua equipe, bem como precisa ser realizado de maneira profissional para realmente ser útil e estratégico.
Por essas duas razões principais, pode ser interessante para o seu negócio que você terceirize esse gerenciamento. Nunca pensou sobre isso? Ficou interessado?
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