Implementar o gerenciamento de serviços de TI é uma forma de otimizar o resultado das operações do seu negócio. Mas, será que sua empresa está aproveitando ao máximo os recursos tecnológicos atuais?
Entender o que é e como implementar a gestão de TI é uma forma estratégica de melhorar os resultados que a sua empresa tem com a adoção de tecnologia para o dia a dia do negócio.
O que é gerenciamento de serviços de TI?
O setor de TI de uma empresa, assim como os outros departamentos, precisa de gestão para alcançar os objetivos estratégicos que a empresa define para a área.
Existem empresas que são prestadoras de serviços de TI e empresas de outras áreas que possuem departamentos de TI para otimizar tarefas e processos.
Independente do modelo no qual sua empresa se encaixa, o gerenciamento de serviços de TI, geralmente, se divide em etapas como:
- planejamento;
- implementação;
- avaliação;
- otimização de recursos, processos e ferramentas.
São muitas etapas para o gerenciamento de serviços de TI e é justamente para evitar a sobrecarga das empresas que não possuem a TI como core business, que muitos empreendedores optam pelo outsourcing de TI.
Leia mais em: TI para pequenas empresas: 7 benefícios para seu negócio
Por que o gerenciamento de serviços de TI é importante para o seu negócio?
Independente de qual setor sua empresa atua é bem provável que ela precise de tecnologia.
A tecnologia permite a otimização de processos, ampliar a velocidade em que as coisas acontecem e permitem a redução de custos e aumento da produtividade.
Isso só pra citar parte dos benefícios da tecnologia no dia a dia das empresas.
Entretanto, para que tudo isso funcione de maneira exemplar é fundamental a adoção de um modelo de gerenciamento de serviços de TI.
A melhor forma de absorver essa demanda dentro da empresa? Contratar suporte de TI terceirizado e tirar um pouco do peso da gestão dos seus ombros.
A seguir, separamos algumas das razões para contar com o serviço de TI service management.
1. Segurança de dados
A segurança de informações e dados é uma questão importante no mundo dos negócios hoje em dia, entretanto, nem todo profissional sabe como garantir que ela seja preservada dentro de uma empresa.
Contar com o apoio de uma empresa especializada vai reduzir sua vulnerabilidade da seus dados e informações, e proteger seu negócio.
Os profissionais de TI são treinados para implementar medidas de segurança de dados com as quais você pode não estar familiarizado.
2. Maior eficiência de organização
Sua empresa pode usar seus recursos tecnológicos para organizar documentos e arquivos.
Por meio dessa gestão além da segurança de não “perder” nenhum dado relevante, você ampliar a produtividade e diminui o tempo gasto por seus colaboradores para encontrar arquivos importantes.
Usar plataformas como as de armazenamento em nuvem, por exemplo, é uma das maneiras de alcançar esses objetivos.
3. Diferentes canais de atendimento ao cliente
O atendimento ao cliente também pode ser impacto pela adoção da TI nas empresas.
Além do tradicional e-mail como canal de comunicação, por meio do gerenciamento de serviços de TI uma empresa pode optar pela adoção de ferramentas como:
- chat;
- chatbot;
- sistema de help desk;
- implementação de atendimento por WhatsApp;
- automação e mais.
4. Ampliação do leque de serviços
A tecnologia não apenas otimizou as empresas e os trabalhos, ela permitiu que novos negócios fossem criados e, por isso, é preciso estar atento para identificar oportunidades de novos projetos para sua empresa.
O gerenciamento de serviços de TI pode auxiliar nessa planejamento de um novo serviço ou produto.
Considere a contratação de uma consultoria de TI.
5. Adaptação a um novo mercado
Sua empresa precisa se adaptar ao que há de mais novo no mercado para se manter competitiva. Disso você não vai poder fugir. O gerenciamento de serviços de TI poderá auxiliar na identificação de novos usos, ferramentas e práticas que sua empresa precisa dominar.
Além disso, criará um plano para a implementação desses sistemas, bem como fará o monitoramento de seus resultados.
O bom gerenciamento de serviços de TI facilita a agilidade de resposta dos negócios às mudanças do mercado e solicitações de clientes.
A realidade é que uma equipe que realize o gerenciamento de serviços de TI traz anos de experiência para o seu negócio que você pode não ser capaz de fornecer por conta própria.
O suporte de TI, para os negócios, é mais importante do que nunca, à medida que informações valiosas são digitalizadas e as transações eletrônicas se tornam mais onipresentes.
IT service management serve para garantir que o lado tecnológico do seu negócio esteja funcionando sem problemas, para que você possa se concentrar em tudo o mais.
Leia mais sobre terceirização do gerenciamento de serviços de TI, no artigo ‘4 vantagens do outsourcing TI para a sua empresa’.
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