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Gerenciamento de serviços de TI: o que é e como contratar?

O gerenciamento de serviços de TI é uma prática usada para determinar e monitorar os processos da área de Tecnologia da Informação, visando garantir sua boa execução. 

Para ter uma noção da importância do setor, é esperado que o mercado de serviços de TI atinja quase 4 trilhões de dólares em 2024, segundo dados compartilhados pelo Finances Online

E por que contratar uma empresa para gerenciar essa área? O motivo é simples. Os negócios precisam usar os serviços de TI, mas muitos deles ainda não têm mão de obra própria. Logo, dependem da terceirização

Sua empresa não pode ficar de fora. Continue lendo este conteúdo exclusivo do oHub para conferir como pode ser descrito o gerenciamento de serviços de TI, seus fundamentos e, ainda, os benefícios que a contratação pode trazer para seu negócio!

O que é gerenciamento de serviços de TI?

Fazer o gerenciamento de serviços de TI começa pela análise da área de Tecnologia da Informação (TI) da empresa para identificar quais são suas necessidades e, assim, criar estabelecer as melhores práticas para promover o funcionamento correto do setor. 

Vale dizer que isso envolve desde as pessoas até as ferramentas usadas no dia a dia. No meio disso, há o planejamento, a execução e o monitoramento de todas as ações, garantindo mais eficiência dos processos. 

Compreendeu como pode ser descrito o gerenciamento de serviços de TI? Então, continue lendo para entender quais são os fundamentos que regem essa prática tão importante para as empresas. 

>>>> Aproveite para ler: qual a função da tecnologia da informação em uma empresa?

Quais os fundamentos do gerenciamento de serviços de TI?

O gerenciamento estratégico para serviços de TI segue três fundamentos principais. O primeiro é focado nas pessoas, com o entendimento das necessidades dos clientes — as empresas — e dos usuários — quem usa os serviços de TI diariamente. 

Aqui, o propósito é fazer com que o processo de gerenciamento consiga se adequar às necessidades desses participantes. 

O segundo fundamento diz respeito aos processos. Ou seja, as atividades necessárias para atingir um objetivo e otimizar todas as etapas. 

Também abarca a melhoria contínua que, inclusive, deve reger todas as ações relacionadas a esse serviço. Afinal, a tecnologia está evoluindo e é preciso acompanhar as mudanças. 

Por fim, temos a tecnologia propriamente dita. Isso inclui as ferramentas adotadas, que devem estar alinhadas com as metas do contratante e atualizadas com as tendências do mercado. 

>>>> Veja também: quais os serviços de TI mais terceirizados pelas empresas?

Quais os benefícios do gerenciamento estratégico para serviços de TI?

As empresas estão cada vez mais dependentes dos serviços de TI. Até porque é preciso se adaptar aos avanços tecnológicos para continuar competitivo no mercado. Para manter o padrão de qualidade, é preciso ter um bom gerenciamento. 

E, sim, fazer o gerenciamento ou contratar um negócio especializado para fazer isso traz muitos benefícios. Confira a seguir!

1. Redução dos gastos 

Um dos principais benefícios do gerenciamento de serviços de TI é a redução dos custos operacionais. Isso acontece porque otimiza o funcionamento de todo o setor, atuando de maneira mais eficiente. 

E o que acontece quando uma empresa trabalha com mais eficiência? Ela ganha mais e, ainda, gasta menos, inclusive porque os colaboradores cometem menos erros.

Por outro lado, esse tipo de serviço ajuda a encontrar pontos de melhoria. Pode-se verificar uma etapa do processo que pode ser melhorada para evitar gastos desnecessários.

2. Melhora dos serviços 

Por focar nas necessidades das pessoas, o gerenciamento de serviços de TI também ajuda a melhorar a qualidade dos serviços. 

Para exemplificar, a equipe pode perceber, ao conversar com o time de RH, que o software de controle de ponto é lento e complicado. Com essa informação, cria-se um plano de ação para oferecer uma solução mais rápida e simples. 

3. Adaptação do negócio

Para finalizar, fazer um bom gerenciamento de serviços de TI permite que sua empresa consiga se adaptar melhor às novas tecnologias. 

Isso porque você tem acesso a um time de especialistas para descobrir quais inovações são mais adequadas, podendo traçar um plano para adotá-las de modo mais fluido. 

Como avaliar a melhor empresa de gerenciamento de TI para seu negócio?

Muitos negócios usam serviços de TI no dia a dia. Porém, poucos têm a mão de obra especializada para fazer o gerenciamento do setor. Neste caso, é vital contratar uma empresa especializada no assunto. 

E como escolher uma de confiança? É preciso ficar atento a uma série de fatores ao avaliar uma prestadora de serviços do tipo. O primeiro envolve as certificações que ela tem, os cursos que seus colaboradores fizeram e o que comprova que eles são especialistas. 

O segundo ponto é a reputação no mercado. Verifique com clientes se a prestadora entrega todos os serviços oferecidos com rapidez e qualidade e se o atendimento ao cliente é eficiente. 

Não se esqueça de verificar como a empresa de gerenciamento de TI que atraiu sua atenção trata seus funcionários. Afinal, isso também afeta a reputação no mercado. 

Por último, cheque os serviços prestados. Antes de tudo, é crucial que a prestadora ofereça tudo o que você necessita na sua empresa. Caso contrário, nem vale a pena contratar. 

E onde encontrar as melhores empresas de gerenciamento de serviços de TI?

Agora que você já sabe o que é gerenciamento de serviço de TI e os motivos para aderir a essa prática, pretende contratar uma empresa especializada para seu negócio? 

Então, saiba que é possível fazer todo o processo pela internet. Na plataforma oHub, você encontra uma lista exclusiva com as melhores prestadoras do serviço do Brasil. 

Basta preencher nosso formulário para receber propostas comerciais gratuitas e, em seguida, começar a negociar diretamente com o fornecedor. 

Aproveite para conferir a seleção agora mesmo e escolha o próximo prestador de serviços do seu negócio!

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