Você sabe o que é a gestão de metas e resultados?
Para que uma empresa obtenha sucesso, é fundamental que ela tenha suas metas bem estabelecidas.
Mais que isso, é preciso saber gerenciá-las, assim como os resultados alcançados.
E saber como transformar metas em resultados nem sempre é tão simples como muitos imaginam.
Durante a elaboração do planejamento estratégico da empresa, definem-se os objetivos que serão conquistados a médio e longo prazo.
As metas, por sua vez, são consideradas como pequenos desdobramentos desses objetivos, muitas vezes entendidas como “degraus” de curto prazo para se chegar a um objetivo maior.
As metas vão possibilitar o atingimento dos objetivos e indicar, também, se você está no caminho certo.
Dessa forma, é possível dizer que as metas servem como um norte para que a empresa não perca seus objetivos de vista e consiga alcançar os resultados pretendidos.
Por isso, mais do que apenas estabelecer essas metas, é extremamente importante que o gestor saiba gerenciá-las, garantindo que toda a equipe esteja alinhada com os objetivos da organização e os funcionários engajados.
Que tal descobrir como fazer uma gestão de metas e resultados na sua empresa? Confira agora um passo a passo que elaboramos para te ajudar nessa tarefa.
Passo a passo: como fazer a gestão de metas e resultados
Gerenciar metas é saber administrar os recursos dos quais a empresa dispõe: mão de obra, verba e tempo.
Neste passo a passo, você vai perceber que esse três fatores permeiam cada uma das etapas.
Passo 1 – Planejamento
Tudo o que é feito de maneira planejada tende a dar mais certo. E com as metas não é diferente.
Porém, é muito comum que os gestores não deem importância a essa etapa, criando metas sem embasamento e praticamente impossíveis de serem alcançadas.
Isso geralmente acontece porque o gestor acredita que, assim, os funcionários vão se esforçar mais.
Mas não é bem isso que se observa.
Na verdade, as equipes passam a se sentir desmotivadas, o que prejudica os resultados.
Dessa forma, não há como aumentar a produtividade da equipe, o que vai prejudicar o alcance das metas.
Para que isso não aconteça, é preciso estabelecer metas “inteligentes”, baseadas no padrão SMART.
Elas precisam ser:
- Específicas (Specific);
- Mensuráveis (Measurable);
- Alcançáveis (Achievable);
- Relevantes (Relevant);
- Prazo bem definido (Time-based).
Veja um exemplo simples: Aumentar o faturamento da linha de cosméticos em 5% nos próximos 12 meses.
Definidas as metas, é preciso se perguntar: como alcançá-las?
Nessa parte do planejamento, o gestor mostrará às equipes quais caminhos deverão ser seguidos para atingir as metas propostas.
Uma maneira de fazer isso é usando a metodologia 5W2H para definir claramente:
- What: o que fazer = objetivos;
- Why: porque fazer = importância estratégica dos resultados a serem alcançados;
- Where: onde será feito = locais onde vão se desenrolar as ações;
- Who: quem fará = definição do membros da equipe;
- When: quando fazer = prazos das entregas e cronograma;
- How: como fazer = que metodologias, softwares e outras ferramentas serão empregadas;
- How much: quanto = orçamento previsto.
Investir em treinamentos de liderança ajuda a integrar melhor os objetivos da empresa, uma vez que os gestores estão bem preparados para administrar suas equipes.
Passo 2 – Implementação
O segundo passo da gestão de metas e resultados, e talvez o mais delicado, é a implementação do planejamento.
Se não for feita de maneira eficiente, pode acabar gerando dúvidas entre os funcionários e prejudicando o andamento das atividades.
Cabe ao gestor comunicar às equipes quais são as metas atuais, seus motivos e o que deverá ser feito para alcançá-las.
A intenção é garantir que todos estejam cientes do seu papel, engajados e comprometidos com as metas estabelecidas.
Quando cada um entende suas responsabilidades e prazos, a produtividade é diretamente impactada.
É interessante que se crie campanhas de recompensa a fim de estimular as equipes a perseguirem bons resultados.
Seja transparente e mostre que as metas são importantes para a empresa como um todo.
A gestão à vista, em que todos acompanham os indicadores de resultados em tempo real – por meio de monitores visualizados por todos – é uma forma muito eficaz de fazer a implantação do planejamento e manter a equipe engajada.
Passo 3 – Monitoramento
Uma vez implementadas as metas, é preciso acompanhar o desempenho das equipes em relação aos resultados obtidos.
Essa etapa é fundamental para identificar determinadas falhas e corrigi-las antes que elas possam representar prejuízos maiores.
Procure realizar reuniões de acompanhamento periódicas com os colaboradores e dê a eles a oportunidade de dizer quais são suas dificuldades na busca por resultados. Os treinamentos motivacionais para empresas são outra forma de unir mais a equipe e fazer os funcionários se expressarem mais e melhor.
Faça feedbacks para reconhecer quando o trabalho for bem executado e para explicar de que forma é possível melhorar. A comunicação interna pode ser uma aliada nesta etapa de monitoramento.
Use softwares para que todos tenham acesso às métricas de desempenho e possam acompanhar a evolução dos resultados por meio de dashboards.
Lembre-se de que a transparência é um fator importantíssimo para uma gestão de qualidade.
Este post foi escrito pela equipe da Siteware, uma empresa que une pessoas, operação e estratégia em um único software, para que as empresas melhorem seus resultados, sua comunicação e sua governança.
Ideias Dicas para fazer seu negócio crescer