Home > Gestão Empresarial > Confira 3 passos para uma gestão de metas e resultados eficiente
gestao-de-metas-e-resultados

Confira 3 passos para uma gestão de metas e resultados eficiente

Você sabe o que é a gestão de metas e resultados?  

Para que uma empresa obtenha sucesso, é fundamental que ela tenha suas metas bem estabelecidas.

Mais que isso, é preciso saber gerenciá-las, assim como os resultados alcançados.

E saber como transformar metas em resultados nem sempre é tão simples como muitos imaginam.

Durante a elaboração do planejamento estratégico da empresa, definem-se os objetivos que serão conquistados a médio e longo prazo.

As metas, por sua vez, são consideradas como pequenos desdobramentos desses objetivos, muitas vezes entendidas como “degraus” de curto prazo para se chegar a um objetivo maior.

As metas vão possibilitar o atingimento dos objetivos e indicar, também, se você está no caminho certo.

Dessa forma, é possível dizer que as metas servem como um norte para que a empresa não perca seus objetivos de vista e consiga alcançar os resultados pretendidos.

Por isso, mais do que apenas estabelecer essas metas, é extremamente importante que o gestor saiba gerenciá-las, garantindo que toda a equipe esteja alinhada com os objetivos da organização e os funcionários engajados.

Que tal descobrir como fazer uma gestão de metas e resultados na sua empresa? Confira agora um passo a passo que elaboramos para te ajudar nessa tarefa.

Passo a passo: como fazer a gestão de metas e resultados

Gerenciar metas é saber administrar os recursos dos quais a empresa dispõe: mão de obra, verba e tempo.

Neste passo a passo, você vai perceber que esse três fatores permeiam cada uma das etapas.

Passo 1 – Planejamento

Tudo o que é feito de maneira planejada tende a dar mais certo. E com as metas não é diferente.

Porém, é muito comum que os gestores não deem importância a essa etapa, criando metas sem embasamento e praticamente impossíveis de serem alcançadas.

Isso geralmente acontece porque o gestor acredita que, assim, os funcionários vão se esforçar mais.

Mas não é bem isso que se observa.

Na verdade, as equipes passam a se sentir desmotivadas, o que prejudica os resultados.

Dessa forma, não há como aumentar a produtividade da equipe, o que vai prejudicar o alcance das metas.

Para que isso não aconteça, é preciso estabelecer metas “inteligentes”, baseadas no padrão SMART.

Elas precisam ser:

  • Específicas (Specific);
  • Mensuráveis (Measurable);
  • Alcançáveis (Achievable);
  • Relevantes (Relevant);
  • Prazo bem definido (Time-based).

Veja um exemplo simples: Aumentar o faturamento da linha de cosméticos em 5% nos próximos 12 meses.

Definidas as metas, é preciso se perguntar: como alcançá-las?

Nessa parte do planejamento, o gestor mostrará às equipes quais caminhos deverão ser seguidos para atingir as metas propostas.

Uma maneira de fazer isso é usando a metodologia 5W2H para definir claramente:

  • What: o que fazer = objetivos;
  • Why: porque fazer = importância estratégica dos resultados a serem alcançados;
  • Where: onde será feito = locais onde vão se desenrolar as ações;
  • Who: quem fará = definição do membros da equipe;
  • When: quando fazer = prazos das entregas e cronograma;
  • How: como fazer = que metodologias, softwares e outras ferramentas serão empregadas;
  • How much: quanto = orçamento previsto.

Investir em treinamentos de liderança ajuda a integrar melhor os objetivos da empresa, uma vez que os gestores estão bem preparados para administrar suas equipes.

Passo 2 – Implementação

O segundo passo da gestão de metas e resultados, e talvez o mais delicado, é a implementação do planejamento.

Se não for feita de maneira eficiente, pode acabar gerando dúvidas entre os funcionários e prejudicando o andamento das atividades.

Cabe ao gestor comunicar às equipes quais são as metas atuais, seus motivos e o que deverá ser feito para alcançá-las.

A intenção é garantir que todos estejam cientes do seu papel, engajados e comprometidos com as metas estabelecidas.

Quando cada um entende suas responsabilidades e prazos, a produtividade é diretamente impactada.

É interessante que se crie campanhas de recompensa a fim de estimular as equipes a perseguirem bons resultados.

Seja transparente e mostre que as metas são importantes para a empresa como um todo.

A gestão à vista, em que todos acompanham os indicadores de resultados em tempo real – por meio de monitores visualizados por todos – é uma forma muito eficaz de fazer a implantação do planejamento e manter a equipe engajada.

Passo 3 – Monitoramento

Uma vez implementadas as metas, é preciso acompanhar o desempenho das equipes em relação aos resultados obtidos.

Essa etapa é fundamental para identificar determinadas falhas e corrigi-las antes que elas possam representar prejuízos maiores.

Procure realizar reuniões de acompanhamento periódicas com os colaboradores e dê a eles a oportunidade de dizer quais são suas dificuldades na busca por resultados. Os treinamentos motivacionais para empresas são outra forma de unir mais a equipe e fazer os funcionários se expressarem mais e melhor.

Faça feedbacks para reconhecer quando o trabalho for bem executado e para explicar de que forma é possível melhorar. A comunicação interna pode ser uma aliada nesta etapa de monitoramento.

Use softwares para que todos tenham acesso às métricas de desempenho e possam acompanhar a evolução dos resultados por meio de dashboards.

Lembre-se de que a transparência é um fator importantíssimo para uma gestão de qualidade.

Este post foi escrito pela equipe da Siteware, uma empresa que une pessoas, operação e estratégia em um único software, para que as empresas melhorem seus resultados, sua comunicação e sua governança.

Sobre Equipe oHub

O oHub é uma ferramenta que conecta empresas que estão precisando de um prestador de serviço com aquelas que buscam novos clientes.
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial