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O que é gestão de segurança da informação nas empresas? [+ dicas]

Em um mundo onde a quantidade de dados não para de crescer, preocupações como a gestão de segurança da informação se tornam primordiais para o bom funcionamento de qualquer empresa.

A proteção de dados não é mais algo tão simples quanto antigamente, e vai muito além dos tipos de backup disponíveis, ou de quando você podia simplesmente trancar os documentos em algum cofre e protegê-los.

A segurança da informação é um assunto importantíssimo que deve ser tratado como tal, independente do tamanho de sua empresa.

Se você lida com dados importantes para o funcionamento de seu negócio, você precisa garantir sua segurança. Afinal, problemas como este levarão sua empresa a prejuízos financeiros. E você não quer isso, não é mesmo?

Neste post você verá tudo sobre o que é gestão da segurança da informação, sua importância e dicas de como fazer a sua própria gestão.

O que é gestão de segurança da informação?

A gestão de segurança da informação é a prática que permite controlar os diversos processos e aspectos de todas as ações relacionadas a segurança da informação usada em sua empresa.

Realizar o controle de como sua empresa lida com a segurança da informação permite aumentar a eficiência com que os processos funcionem.

No Brasil, a Lei NBR 27002:2013 regulamenta as diretrizes para a prática e normas da gestão de segurança da informação para empresas.

Qual a importância da gestão de segurança da informação?

Muitas vezes nós só damos a real importância a algo, quando precisamos dele. Imagine você, na melhor das hipóteses, acessar o sistema de sua empresa e descobrir que ele não te permite mais o acesso?!

As chances de seu trabalho parar ou atrasar são grandes, não é mesmo?!

Agora imagine todo o sistema de sua empresa parar e você descobrir que todas as informações que sua empresa possui está presa e só será liberada com pagamento de dinheiro. O prejuízo poderia ser fatal para o negócio.

As duas situações acontecem diariamente em todo o mundo. É uma batalha onde de um lado há aqueles que tentam descobrir brechas que podem ser exploradas e do outro pessoas tentando se proteger delas.

É uma luta constante e você precisa estar com seus sistemas sempre atualizados com os mais novos processos e defesas que possam minimizar as chances de sua empresa enfrentar qualquer tipo de problema.

Um simples acesso não autorizado pode trazer um problema que poderia ser evitado com uma boa gestão de riscos em segurança da informação.

Vamos então falar um pouco mais sobre gestão de riscos em segurança da informação.

Gestão de riscos em segurança da informação

Como você pode perceber, o risco sempre existe. Por melhor que seja o seu cuidado com a gestão de segurança da informação, a sua empresa ainda corre riscos.

É importante frisar que muitas vezes os riscos nem são conhecidos. Novas brechas de segurança surgem a todo instante em diversos pontos no uso de softwares e hardwares.

Por conta disso é importante que você realize uma análise de risco com uma empresa de segurança da informação que seja especializada, para avaliar quais são os riscos envolvidos em cada um dos processos e dados em sua empresa.

Dessa forma você poderá implementar medidas que minimizem os riscos em cada um dos momentos onde aquela informação poderá ficar exposta.

Apenas dessa forma será possível calcular, avaliar e controlar a segurança da informação em sua empresa de maneira eficiente e segura.

Leia também: Gestão de documentos digitais: 10 dicas para organizar facilmente

Dicas importantes em uma boa gestão de segurança da informação

Vamos falar sobre algumas das boas práticas importantes em uma gestão de segurança da informação.

Algumas dessas dicas de segurança da informação são:

  • Gestão de risco: a gestão de riscos em segurança da informação, como você viu acima, vai te ajudar a definir políticas de segurança da informação, que mede a probabilidade de uma falha de segurança para cada um dos processos e ações em sua empresa. Você poderá dividir o risco em três: pouco provável, provável e muito provável. Assim como o impacto que ele poderá causar em sua empresa.
  • Planejamento: após concluir os estudos da gestão de risco é hora de fazer o correto planejamento das práticas que você irá adotar para que todos os riscos envolvidos possam ser minimizados.
  • Segurança individual: a segurança da informação passa por cada um dos colaboradores da empresa e todos devem ser informados das boas práticas que devem adotar dentro de cada um dos processos da empresa.
  • Segurança do ambiente: o ambiente físico também deve ser protegido. Muitas falhas de segurança podem acontecer devido a fatores externos ao ambiente virtual. Portanto certifique-se também de que sua empresa tenha acessos controlados.
  • Integridade da informação: um dos fatores determinantes para segurança da informação é que a informação se mantenha íntegra. A informação apenas deve ser modificada por pessoas e processos autorizados. Garantir a integridade é um dos pilares da segurança da informação.
  • Segurança de acesso: o acesso de forma geral deve ser gerenciado com muito cuidado para que apenas pessoas e processos autorizados possam ter acesso a elas. Seja ele físico ou digital.
  • Segurança da comunicação: a comunicação em seu ambiente de trabalho deve estar de acordo com as políticas de segurança que uma boa gestão de segurança irá implementar.

Preparado para cuidar da gestão de segurança da informação em sua empresa?

Como você pôde ver, a gestão de segurança da informação é um assunto pertinente e importante em qualquer organização nos dias atuais.

Os riscos envolvidos em uma falha de segurança podem trazer prejuízos financeiros sem precedentes e até mesmo processos caso sua empresa vaze dados de terceiros.

Portanto, esteja atento a estes cuidados e escolha uma empresa de confiança para tratar da segurança da informação em sua organização.

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