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Gestão de segurança patrimonial: o que é e como implementar? Dicas e boas práticas

A gestão de segurança patrimonial é responsável pelo planejamento e operacionalização de estratégias de segurança para a empresas e instituições. O objetivo é preservar os recursos e o capital humano das organizações. 

A primeira etapa da gestão de segurança empresarial e patrimonial é identificar riscos e desenvolver uma estratégia para controlá-los.

Entre as ameaças mais comuns para as empresas podemos citar:

  • furtos e roubos;
  • sabotagens;
  • invasão de sistemas virtuais;
  • incêndios;
  • acidentes de trabalho e mais.

A seguir, apresentamos detalhadamente:

  • o que é gestão de segurança patrimonial;
  • como implementar;
  • quais os benefícios;
  • onde encontrar profissionais e empresas capacitadas.

Confira!

O que é gestão de segurança patrimonial?

A lista de patrimônios de uma empresa é extensa. Existem os patrimônios ativos, que podem ser contabilizados financeiramente, como sede, maquinário, equipamentos e veículos, e patrimônios inativos como patentes e registros de marca. Além claro do patrimônio intelectual de seus funcionários.

É função da área de segurança patrimonial garantir a preservação e a integridade de todos esses recursos da empresa.

Furtos, roubos, incêndios e sabotagens podem causar muitos prejuízos materiais e imateriais à empresa e em alguns casos:

  • levá-la à falência;
  • impedir o alcance dos objetivos estratégicos;
  • gerar insegurança para clientes, acionistas e colaboradores;
  • causar acidentes de trabalho, e mais.

Por essas razões a gestão de segurança empresarial e patrimonial é tão estratégica para empresas.

Como implementar gestão de segurança patrimonial?

Entre as etapas da aplicação da gestão de segurança patrimonial estão:

  • avaliação do ambiente atual;
  • planejamento;
  • adoção de medidas de segurança ideais;
  • monitoramento;
  • revisão dos processos da segurança.

Assim como a gestão financeira de uma empresa busca otimizar os recursos continuamente, a gestão de segurança patrimonial visa melhorar seus processos a fim de oferecer mais segurança e tranquilidade aos proprietários das organizações, presidentes, gestores, colaboradores, clientes e parceiros.

No que diz respeito à gestão de segurança empresarial e patrimonial, o gestor da área deve se preocupar em:

  • planejar o aparato necessário para segurança física e intelectual da empresa;
  • acompanhar e otimizar processos;
  • controlar recursos materiais e financeiros;
  • realizar a gestão dos profissionais envolvidos.

Para isso, entretanto, a empresa deve seguir um protocolo de implementação e acompanhamento que contempla as seguintes etapas:

  • mapear os processos atualmente aplicados na empresa;
  • criar um plano de segurança patrimonial integrado;
  • selecionar as ferramentas de apoio à segurança, como câmeras, portaria virtual, periodicidade de manutenção e soluções de serviços de armazenamento em nuvem;
  • criar políticas e normas de segurança para a instituição;
  • realizar treinamentos;
  • assessorar gestores em assuntos de segurança, como suspeitas de fraude e sabotagem;
  • monitorar os processos criados para garantir sua efetividade;
  • implantar a cultura de melhorias contínuas na segurança patrimonial.

A seguir um exemplo de um mapa de processo de segurança patrimonial que facilita a gestão da área.

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Fonte da imagem: Gestão de Segurança Privada

A  gestão de segurança patrimonial deve ser realizada apenas por empresas autorizadas pela Polícia Federal. A atividade é regulamentada pela Lei nº 7.102, de 1983, que apresenta uma série de exigências para a execução das ações de:

  • vigilância patrimonial;
  • controle de acesso;
  • prevenção e combate a Incêndio;
  • atividades de Inteligência;
  • transporte de valores e mais.

Importância de um gestor de segurança patrimonial

Sabemos que a segurança é um assunto bastante discutido nos dias de hoje e vai muito além do assalto a mão armada na porta do estacionamento da empresa.

A gestão de segurança garante a detecção precoce de riscos, físicos ou não, e cria formas de diminuir a probabilidade de acontecerem.

Por meio da gestão eficiente é possível se preparar para agir da melhor maneira em casos onde o problema é inevitável.

O objetivo da gestão de segurança empresarial e patrimonial é:

  • garantir a manutenção do patrimônio;
  • reduzir prejuízos;
  • garantir a segurança intelectual da empresa;
  • posicionar a empresa como uma organização com baixa vulnerabilidade  e ampla estabilidade no mercado;
  • proteger colaboradores, sócios e proprietários;
  • garantir a preservação dos recursos e ativos da empresa.

Uma empresa que não se previne pode acabar convivendo com situações como:

  • prejuízos financeiros que levam à falência ou a problemas financeiros graves;
  • invasão virtual de hackers;
  • assaltos, furtos e sequestros;
  • perda da confiança do mercado;
  • sabotagens;
  • problemas internos diversos;
  • acidentes de trabalho e mais.

Como investir na gestão de segurança empresarial e patrimonial?

Como citamos acima, uma empresa de gestão de segurança patrimonial deve ser credenciada pela Polícia Federal. Somente assim ela poderá exercer as atividades necessárias para o cumprimento de sua obrigações, alcançando a excelência na segurança patrimonial.

A  gestão de segurança patrimonial é realizada com o apoio de vigilantes, equipamentos e tecnologias, como câmeras, sensores de movimento, portaria remota, detectores de incêndio, armas de fogos (em alguns casos e dentro do limite da lei) e mais.

Por todas essas razões é fundamental que você tenha a tranquilidade de contar com uma empresa séria e de qualidade para garantir o nível de segurança que você busca.

Por isso, antes de contratar uma empresa terceirizada de segurança patrimonial, confira se ela está legalizada acessando o site da Polícia Federal.

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O passo a passo para solicitar uma proposta é simples e em menos de cinco minutos você contacta diversas empresas com apenas um pedido:

  • preencha as informações básicas sobre o serviço que você precisa;
  • especifique a localização da sua empresa;
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