A gestão de segurança patrimonial é responsável pelo planejamento e operacionalização de estratégias de segurança para a empresas e instituições. O objetivo é preservar os recursos e o capital humano das organizações.
A primeira etapa da gestão de segurança empresarial e patrimonial é identificar riscos e desenvolver uma estratégia para controlá-los.
Entre as ameaças mais comuns para as empresas podemos citar:
- furtos e roubos;
- sabotagens;
- invasão de sistemas virtuais;
- incêndios;
- acidentes de trabalho e mais.
A seguir, apresentamos detalhadamente:
- o que é gestão de segurança patrimonial;
- como implementar;
- quais os benefícios;
- onde encontrar profissionais e empresas capacitadas.
Confira!
O que é gestão de segurança patrimonial?
A lista de patrimônios de uma empresa é extensa. Existem os patrimônios ativos, que podem ser contabilizados financeiramente, como sede, maquinário, equipamentos e veículos, e patrimônios inativos como patentes e registros de marca. Além claro do patrimônio intelectual de seus funcionários.
É função da área de segurança patrimonial garantir a preservação e a integridade de todos esses recursos da empresa.
Furtos, roubos, incêndios e sabotagens podem causar muitos prejuízos materiais e imateriais à empresa e em alguns casos:
- levá-la à falência;
- impedir o alcance dos objetivos estratégicos;
- gerar insegurança para clientes, acionistas e colaboradores;
- causar acidentes de trabalho, e mais.
Por essas razões a gestão de segurança empresarial e patrimonial é tão estratégica para empresas.
Como implementar gestão de segurança patrimonial?
Entre as etapas da aplicação da gestão de segurança patrimonial estão:
- avaliação do ambiente atual;
- planejamento;
- adoção de medidas de segurança ideais;
- monitoramento;
- revisão dos processos da segurança.
Assim como a gestão financeira de uma empresa busca otimizar os recursos continuamente, a gestão de segurança patrimonial visa melhorar seus processos a fim de oferecer mais segurança e tranquilidade aos proprietários das organizações, presidentes, gestores, colaboradores, clientes e parceiros.
No que diz respeito à gestão de segurança empresarial e patrimonial, o gestor da área deve se preocupar em:
- planejar o aparato necessário para segurança física e intelectual da empresa;
- acompanhar e otimizar processos;
- controlar recursos materiais e financeiros;
- realizar a gestão dos profissionais envolvidos.
Para isso, entretanto, a empresa deve seguir um protocolo de implementação e acompanhamento que contempla as seguintes etapas:
- mapear os processos atualmente aplicados na empresa;
- criar um plano de segurança patrimonial integrado;
- selecionar as ferramentas de apoio à segurança, como câmeras, portaria virtual, periodicidade de manutenção e soluções de serviços de armazenamento em nuvem;
- criar políticas e normas de segurança para a instituição;
- realizar treinamentos;
- assessorar gestores em assuntos de segurança, como suspeitas de fraude e sabotagem;
- monitorar os processos criados para garantir sua efetividade;
- implantar a cultura de melhorias contínuas na segurança patrimonial.
A seguir um exemplo de um mapa de processo de segurança patrimonial que facilita a gestão da área.
Fonte da imagem: Gestão de Segurança Privada
A gestão de segurança patrimonial deve ser realizada apenas por empresas autorizadas pela Polícia Federal. A atividade é regulamentada pela Lei nº 7.102, de 1983, que apresenta uma série de exigências para a execução das ações de:
- vigilância patrimonial;
- controle de acesso;
- prevenção e combate a Incêndio;
- atividades de Inteligência;
- transporte de valores e mais.
Importância de um gestor de segurança patrimonial
Sabemos que a segurança é um assunto bastante discutido nos dias de hoje e vai muito além do assalto a mão armada na porta do estacionamento da empresa.
A gestão de segurança garante a detecção precoce de riscos, físicos ou não, e cria formas de diminuir a probabilidade de acontecerem.
Por meio da gestão eficiente é possível se preparar para agir da melhor maneira em casos onde o problema é inevitável.
O objetivo da gestão de segurança empresarial e patrimonial é:
- garantir a manutenção do patrimônio;
- reduzir prejuízos;
- garantir a segurança intelectual da empresa;
- posicionar a empresa como uma organização com baixa vulnerabilidade e ampla estabilidade no mercado;
- proteger colaboradores, sócios e proprietários;
- garantir a preservação dos recursos e ativos da empresa.
Uma empresa que não se previne pode acabar convivendo com situações como:
- prejuízos financeiros que levam à falência ou a problemas financeiros graves;
- invasão virtual de hackers;
- assaltos, furtos e sequestros;
- perda da confiança do mercado;
- sabotagens;
- problemas internos diversos;
- acidentes de trabalho e mais.
Como investir na gestão de segurança empresarial e patrimonial?
Como citamos acima, uma empresa de gestão de segurança patrimonial deve ser credenciada pela Polícia Federal. Somente assim ela poderá exercer as atividades necessárias para o cumprimento de sua obrigações, alcançando a excelência na segurança patrimonial.
A gestão de segurança patrimonial é realizada com o apoio de vigilantes, equipamentos e tecnologias, como câmeras, sensores de movimento, portaria remota, detectores de incêndio, armas de fogos (em alguns casos e dentro do limite da lei) e mais.
Por todas essas razões é fundamental que você tenha a tranquilidade de contar com uma empresa séria e de qualidade para garantir o nível de segurança que você busca.
Por isso, antes de contratar uma empresa terceirizada de segurança patrimonial, confira se ela está legalizada acessando o site da Polícia Federal.
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