Home > Recursos Humanos > Ginástica laboral – Benefícios para o empregado e empregador
A ginástica laboral ajuda a melhorar as condições físicas e mentais dos colaboradores.

Ginástica laboral – Benefícios para o empregado e empregador

Em nossa vida moderna tudo acontece de forma muito rápida. Para as empresas, a presença de funcionários que tenham rapidez é de suma importância para aumentar a produtividade e, assim, quanto mais depressa puder produzir, mais lucratividade a empresa irá conseguir.

No entanto, essa agitação exigida pelo mercado pode afetar a saúde dos trabalhadores. Muitas empresas sofrem com o afastamento de funcionários em razão de acidentes de trabalho ou de Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou por Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).

Uma das soluções encontradas para reduzir o número de afastamentos foi a introdução de sessões de ginástica laboral durante o expediente.

Receba orçamentos grátis e sem compromisso de serviços de ginástica laboral.

O oHub faz o trabalho de cotação para você.

  • Receba no mínimo 5 propostas em até 24 horas
  • Economize tempo
  • Tenha os melhores preços

O que é a ginástica laboral?

A ginástica laboral é a atividade física levada para o local de trabalho com o objetivo de melhorar as condições físicas dos colaboradores, prevenindo lesões e afastamentos e trazendo aumento na produtividade.

Sua aplicação é orientada por profissionais ligados à área de condicionamento físico e de saúde, como professores de educação física, que aplicam exercícios para fortalecimento muscular e alongamentos, além de nutricionistas, que apresentam informações sobre alimentação saudável.

Os exercícios da ginástica laboral oferecem relaxamento físico e mental aos colaboradores, ajudando no bem estar, oferecendo maior disposição para o trabalho e reduzindo a tensão e ansiedade.

Embora seja uma atividade que deva ser aplicada em todas as empresas, a ginástica laboral ainda não é bem vista por parte de algumas delas, que se utilizam de argumentos como a perda de tempo. Contudo, uma parada de 20 minutos por dia pode oferecer grandes lucros ao longo do tempo.

O trabalhador deve ter condições de oferecer rendimentos para a empresa e, com a ginástica laboral é possível prevenir problemas que iriam impedir maior esforço por parte do colaborador.

A ginástica laboral oferece inúmeros benefícios aos colaboradores e, consequentemente, à empresa. Entre esses benefícios, podemos destacar os seguintes:

1.     Redução do estresse e do sedentarismo

Com a ginástica laboral, é possível reduzir o estresse normal do ambiente de trabalho e também do sedentarismo. A ansiedade provocada pela rotina de trabalho é reduzida, aumentando a produtividade da empresa.

2.     A ginástica laboral melhora a saúde física

Através da ginástica laboral, os colaboradores conseguem melhora do condicionamento físico. Mesmo sendo exercícios mais simples, o trabalho é direcionado para o alongamento, respiração e compensação muscular, sendo aplicado de acordo com as atividades dos colaboradores. Uma sessão diária de ginástica oferece maior disposição e bem estar para o dia de trabalho.

3.     Redução da fadiga

Os colaboradores conseguem melhor condicionamento físico com a ginástica laboral, apresentando menor cansaço ao final do expediente, tanto físico quanto mental, trazendo mais agilidade para as atividades exigidas em cada função.

4.     A ginástica laboral combate a tensão

As tensões geradas pelo ambiente de trabalho através do alongamento e do fortalecimento dos músculos podem ser reduzidas com a ginástica laboral, trazendo maior comprometimento por parte dos colaboradores, maior alívio para as dores musculares e oferecendo um ambiente de trabalho mais descontraído.

5.     Melhora a autoestima dos trabalhadores

Além dos benefícios físicos, os exercícios da ginástica laboral trazem benefícios psicológicos, melhorando em todos a autoestima. A prática de exercícios físicos antes da jornada de trabalho oferece também resultados para a melhoria de qualidade de vida dos trabalhadores, dentro e fora da empresa.

6.     Aumento de produtividade

Com a ginástica laboral, os trabalhadores conseguem aumentar o foco em suas atividades, tendo maior concentração em suas atividades e mantendo o compromisso necessário para aumento da produtividade.

7.     A ginástica laboral reduz afastamentos

O número de acidentes e de afastamentos por problemas de saúde são reduzidos com a ginástica laboral. Os exercícios físicos, em longo prazo, reduzem o custo da empresa com relação a pagamento de dias parados e perda de produtividade.

8.     Melhora a saúde dos colaboradores

Além de tudo, a ginástica laboral traz um grande benefício, melhorando a saúde dos trabalhadores, atuando diretamente nos sistemas respiratório e cardíaco, reduzindo as possibilidades de problemas de saúde ao longo do tempo.

E se você quer contratar um fornecedor para realizar um serviço de ginástica laboral, o oHub pode ajudar. Faça uma cotação e receba diversas propostas com um só pedido ou veja a lista de empresas que realizam serviços de ginástica laboral.

Caso seja um fornecedor, cadastre-se no oHub para conquistar novos clientes.

Sobre Equipe oHub

O oHub é uma ferramenta que conecta empresas que estão precisando de um prestador de serviço com aquelas que buscam novos clientes.
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial