Home > TI e Informática > Como fazer a implementação de segurança da informação nas empresas
implementacao-seguranca-informacao

Como fazer a implementação de segurança da informação nas empresas

A implementação de segurança da informação é um processo que as empresas não podem negligenciar, pois as ferramentas de segurança garantem tanto que os dados do negócio quanto os dos clientes sejam preservados.

De acordo com o relatório Cost of Data Breach Report 2020 da IBM, as informações de identificação pessoal de clientes foram o tipo de dado mais exposto (80%) e com custo mais alto comparado a outros como propriedade intelectual, dados de funcionários ou dados anônimos.

Por isso, implementar boas práticas de segurança da informação protege a empresa de forma geral, mantendo toda a equipe alinhada com os protocolos criados.

Quer aprender como fazer a implementação de segurança da informação seguindo boas práticas simples e fáceis de aplicar?

Continue lendo e aprenda os seguintes passos sobre implementação de segurança da informação:

  1. Implemente uma política de segurança da informação
  2. Inclua repasses no onboarding de novos funcionários
  3. Crie uma gestão integrada
  4. Use a nuvem para compartilhamento e backup
  5. Invista no treinamento da equipe com frequência
  6. Faça análises de vulnerabilidade periódicas
  7. Atualize os equipamentos da empresa

Implementação de segurança da informação: 7 boas práticas

boas-praticas-seguranca-informacao

Para ter uma gestão de segurança da informação eficiente na sua empresa é importante ter o suporte de uma equipe de TI para ajudar na análise e na implementação das ferramentas.

Mas para criar uma base que evolua de acordo com as necessidades do negócio, você pode implementar as seguintes boas práticas de segurança da informação:

1. Implemente uma política de segurança da informação

A Política de Segurança da Informação (PSI) é um manual que reúne todas as normas e diretrizes para proteger e regular o uso de dados confidenciais da empresa, bem como garantir a qualidade da infraestrutura de equipamentos. 

Na dúvida por onde começar a implementação de segurança da informação, comece criando uma política de segurança para estabelecer padrões e educar a equipe.

Uma estudo da IBM concluiu que 27% das violações de dados acontecem por causa de erro humano. Ou seja, se sua equipe for bem orientada, as chances de falhas e violação de dados diminuem.

Contratar um suporte de TI especializado em segurança da informação ajuda bastante a criar uma política eficiente e de fácil entendimento. 

2. Inclua um repasse no onboarding de novos funcionários

Quando um funcionário novo chega na empresa como ele é integrado ao trabalho? Sua empresa faz um repasse completo de tudo que ele precisa saber?

Um processo de onboarding, também chamado de integração, é fundamental como procedimento de implementação de segurança da informação.

Isso porque quando alguém novo chega precisa:

  • ser cadastrado no controle de acesso;
  • ter um e-mail corporativo liberado;
  • receber um computador para trabalhar;
  • entender onde ficam os documentos da empresa;
  • saber o que é permitido acessar;
  • quais são as ferramentas de comunicação e acompanhamento de projetos utilizadas, entre outras. 

Essa informações facilitam o começo do novo funcionário na empresa e o auxiliam a se acostumar com os processos da política de segurança. Essa educação inicial será útil durante toda a permanência dele na empresa.

3. Crie uma gestão integrada

É difícil imaginar uma empresa existindo hoje sem pelo menos um computador. Todas as tarefas são digitalizadas e se não for uma exigência, até a assinatura de contratos pode ser digital.

Por isso, trocar a gestão analógica por uma gestão integrada e totalmente digital torna o fluxo de trabalho mais rápido e a troca de informações entre a equipe mais dinâmica.

Os sistemas como o Google Workspace, por exemplo, reúnem inúmeras ferramentas úteis na rotina empresarial, facilitando o armazenamento, a criação e o compartilhamento de arquivos e informações. 

Tudo sem precisar instalar nada, pois o sistema é processado 100% na nuvem. Assim, independentemente de estar na empresa ou em home office, um funcionário pode acessar seus documentos de trabalho, editá-los e compartilhar as modificações.

Atualizar a gestão da empresa é uma boa prática de implementação de segurança da informação, pois garante que os protocolos mais novos estão sendo utilizados.

4. Use a nuvem para compartilhamento e backup

Outra boa prática de implementação de segurança da informação é estruturar o sistema de compartilhamento de arquivos e a gestão de backup na nuvem. 

Os serviços atuais oferecem padrões de segurança especializados para garantir a proteção dos dados armazenados.

Além disso, facilitam o compartilhamento com as pessoas envolvidas, permitindo edição, leitura e comentários apenas se o usuário estiver autorizado.

5. Invista no treinamento da equipe

O treinamento de onboarding é voltado para os novos colaboradores, mas os antigos também precisam entender a importância da implementação de segurança da informação.

E nem precisa paralisar as atividades para fazer isso. É possível usar o e-mail como canal para repassar informações sobre:

  • hacker; 
  • ciberataques;
  • principais tipos de ameaças;
  • como evitar falhas no sistema, etc.

Vídeos, posts em redes sociais e no blog da empresa também são outros tipos de canais que podem ser trabalhados para manter a empresa alinhada com a segurança dos dados.

6. Faça análises de vulnerabilidade periódicas

O usuário tem um papel importante tanto na implementação de segurança da informação quanto na sua manutenção.

Porém, as empresas devem incluir a análise de vulnerabilidade na segurança da informação para monitorar brechas ou falhas que podem gerar ameaças.  

É recomendado que esse procedimento seja realizado por uma equipe de TI especializada para que nenhum detalhe passe despercebido. Se a sua empresa não tiver uma equipe interna, a terceirização de suporte técnico é uma excelente opção. 

7. Atualize os equipamentos da empresa

Os equipamentos de informática, se bem utilizados, tem uma ótima longevidade, garantindo muitos anos de uso com eficiência.

Porém, é importante planejar uma atualização das máquinas e outros equipamentos eletrônicos para evitar eles se tornem brechas para ameaças.

Mas além de trocar os equipamentos no momento necessário, a atualização dos sistemas também é uma boa prática de implementação de segurança da informação.

A maioria dos computadores, antivírus e outros recursos são atualizados pelos provedores e estar em dia com essas atualizações faz a diferença. 

Gostou das dicas de implementação de segurança da informação?

Seguindo essas boas práticas de segurança da informação, sua empresa vai ter uma rotina de trabalho eficiente e muito mais produtiva.

Para encontrar o fornecedor ideal você pode contar com a ajuda gratuita do oHub. Em cinco minutos, você preenche um único pedido de orçamento e recebe o contato de fornecedores qualificados na área.

Confira a lista completa de empresas de Segurança da Informação no site. É gratuito e super rápido. Confira!

Sobre Equipe oHub

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial