Entenda melhor como funciona a importação de equipamentos. Descubra como importar contratar o melhor profissional do serviço de importação de equipamentos
A importação é um meio de comércio internacional que consiste no ato de uma empresa ou pessoa física efetuar uma compra em outro país a fim de trazer um determinado produto para sua nação de origem. A importação de equipamentos é um desses processos de aquisição internacional, porém mais complicado, pois para poder valorizar a produção de maquinário nacional os incentivos de compra internacional diminuem e a documentação exigida aumenta.
A empresa que precisa de um profissional de qualidade, que vai aconselhar e organizar a papelada necessária para todo o processo da importação de equipamentos, só tem que efetuar um pedido no oHub. Caso você seja o profissional realiza esse tipo de serviço, divulgue aqui!
O processo de importação de equipamentos
Por mais que as exigências e complicações para importar equipamentos sejam maiores do que uma importação comum, o procedimento permanece o mesmo desde sua base. As etapas do processo de importação começam pelo registro da empresa (Registro de importador e registro no Siscomex), passam pelos Incoterms (Direitos e deveres mínimos de um exportador e importador), classificação fiscal de câmbio e condições de pagamento, tratamentos administrativos (Regulamentação), drawback (Isenção de impostos, caso o equipamento importado ajude a fabricar produtos exportáveis), documentos e despacho aduaneiro.
Os tipos de importação são divididos em três categorias: Importação definitiva, Importação não definitiva, e Despacho para Consumo.
– Importação Definitiva é quando o produto adquirido será comercializado no país, tornando-se parte da riqueza do estado. Um processo natural de compra e venda.
– Importações Não Definitivas são quando não ocorre a nacionalização da mercadoria, logicamente o processo contrário da importação definitiva.
– Despacho de Consumo é quando o comprador usa o produto para o seu próprio aproveitamento. Esse tipo de importação é comum com pessoas físicas.
Os equipamentos importados não podem ter similares produzidos ou fabricados no Brasil. Dessa forma, é feita a valorização dos bens nacionais, como mencionado anteriormente. A importação de equipamentos só pode ser realizada quando o equipamento tiver a sua produção somente em terras internacionais.