Para que uma empresa possa sobreviver no mercado, é necessário que tenha um sistema de comunicação estratégia com seu público de interesse. Em busca de atender essa necessidade, a empresa deve manter também um sistema de comunicação interna eficiente, direcionando as informações não apenas aos clientes, parceiros e fornecedores, mas também aos seus colaboradores.
O mercado está cada vez mais competitivo, com clientes cada vez mais exigentes e, diante disso, a melhor forma de manter o engajamento de uma equipe é apostando na comunicação interna, melhorando os meios de atingir os objetivos da organização.
Por melhores que sejam os sistemas de uma empresa, nada pode substituir a importância do capital humano e, desta forma a comunicação interna se torna ainda mais importante.
A área de comunicação interna se torna a responsável pela forma como os colaboradores compreendam e internalizem os valores da organização, compartilhando ainda as informações sobre a situação da empresa e promovendo iniciativas para estimular a melhoria do ambiente de trabalho.
Nem todas as empresas investem na comunicação interna, não promovendo as iniciativas necessárias para o desenvolvimento da corporação. Existe a necessidade de um trabalho em conjunto permitindo atender objetivos definidos.
Havendo uma comunicação interna clara e definida, os colaboradores percebem que a empresa tem preocupação com seu trabalho e participação, valorizando sua presença e os tornando defensores da marca.
O alinhamento e a motivação da equipe também apresenta para a empresa maior competitividade em relação à concorrência, com áreas mais engajadas em conseguir melhores resultados.
Para atender essa necessidade, a equipe deve se conhecer e manter a interação e, nesse caso, a comunicação interna é quem estabelece a ponte entre os membros, principalmente apresentando novos colaboradores ou reconhecendo entregas e feitos de outros colaboradores, melhorando o clima organizacional como um todo.
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Quais são os canais de comunicação interna?
Os canais utilizados para comunicação interna são os mais diversos, podendo se utilizar de um jornal semanal, uma revista mensal, mensagens diárias nos murais, TV corporativa ou mesmo através de e-mails.
O objetivo da comunicação interna é manter a informação entre os colaboradores sobre a missão, a visão e os valores empresariais, criando estratégias para atuação no mercado e informando tudo o que for considerado relevante.
Para conseguir bons resultados com a comunicação interna é preciso que a administração sempre esteja disposta a ouvir os colaboradores, mantendo um diálogo aberto e permitindo o feedback entre as partes interessadas.
Benefícios da comunicação interna para a empresa
Conheça alguns dos principais benefícios da comunicação interna para o engajamento da equipe de sua empresa:
Melhor alinhamento da equipe
Um dos principais benefícios da comunicação interna está o alinhamento da equipe de trabalho, fazendo com que todos olhem na mesma direção, buscando os mesmos objetivos.
Valorização dos colaboradores
Através de uma comunicação interna objetiva, os colaboradores se sentem mais valorizados pela empresa, vestindo a camisa e se tornando defensores da marca.
Melhoria na competitividade
Possuindo colaboradores alinhados, a empresa se torna mais competitiva com relação aos concorrentes.
Eliminação de rumores e boatos
Um diálogo aberto oferece mais transparência, evitando rumores que podem surgir naturalmente no relacionamento entre os colaboradores. Dessa forma, evita-se problemas e conflitos internos.
Melhoria do ambiente de trabalho
A comunicação interna apresenta melhorias para o clima organizacional, aprimorando as relações entre os colaboradores e gerando impacto positivo na produtividade, fazendo o negócio se tornar mais rentável.
Melhor integração de novos colaboradores
A comunicação interna facilita a integração de novos colaboradores, fazendo com que se sintam mais orientados a fazer parte do time.
Fatores que podem influenciar na comunicação interna
Na comunicação interna a qualidade depende de muitos fatores, exigindo alinhamento para gerar o diálogo mais eficaz e oferecendo resultados mais práticos para a organização. Entre esses fatores, podemos citar:
- A comunicação interna deve partir da administração da empresa, já que, sem eles, não importam os esforços de especialistas na área. Havendo engajamento da administração é possível criar um canal franco e aberto com os colaboradores;
- O uso de novas tecnologias torna mais fácil a comunicação interna, gerando maior integração entre a equipe de trabalho. As novas tecnologias tem o objetivo de facilitar a vida dos envolvidos, fazendo da comunicação mais eficaz;
- Para que a comunicação interna produza seus efeitos é preciso trabalhar com a verdade, evitando promessas que não podem ser cumpridas e oferecendo maior estímulo aos colaboradores;
A cultura empresarial é a soma de seus hábitos, valores e crenças, devendo ser sempre mantida em bom nível, promovendo a abertura de diálogo tanto horizontal quanto vertical.
A comunicação interna é uma ferramenta que deve ser utilizada para manter o bom clima organizacional, permitindo maior engajamento da equipe e gerando benefícios para a organização como um todo.
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