Se informar sobre as melhores práticas sobre indicadores de segurança da informação é imprescindível em qualquer organização atualmente.
Com um número cada vez maior de dados e dispositivos interligados e ligados à internet, a gestão da segurança da informação deve ser parte do dia a dia de sua empresa, independente do tamanho dela.
E toda essa preocupação é justificada por um número cada vez maior de golpes aplicados a diversas empresas de todo tipo, em todo o mundo.
Estes golpes trazem prejuízos incalculáveis para as empresas, e uma forma de evitá-los, é acompanhar os indicadores de segurança da informação. Indicadores estes que devem estar na mente de todo gestor.
Para você conhecer quais são os principais indicadores de segurança da informação, escrevemos este artigo. Aqui você vai aprender tudo sobre eles.
Vamos começar pelo básico? Você sabe o que são indicadores de segurança da informação?
Segue com a gente!
Leia também: Gerenciamento de serviços de TI: o que é e porque implantar
O que são indicadores de segurança da informação?
Os indicadores de segurança da informação são um conjunto de métricas, como as tradicionais KPIs, que ajudam a acompanhar e mensurar o desempenho das suas ações em relação à segurança da informação de sua empresa.
É com a escolha dos indicadores de segurança da informação certos que você poderá assegurar o melhor desempenho na proteção dos dados de sua empresa.
Dado sua importância, é imprescindível que sua empresa avalie quais são os principais indicadores de segurança da informação que mais se adequam com a realidade de sua organização. Dessa forma você terá um controle mais enxuto e de acordo com a sua necessidade.
Lembrando, claro, que cuidado nunca é demais, portanto, quanto mais indicadores você usar, mais segurança você irá assegurar.
Vamos então listar os principais indicadores de segurança da informação que trouxemos para você:
- Total de dispositivos monitorados
- Total de dispositivos não identificados dentro da rede
- Dispositivos desatualizados
- Relatório de identificação de vulnerabilidades
- Tentativas de acesso não autorizados
- Relatório de incidentes de segurança
- Tempo médio de detecção (MTTD)
- Tempo médio de resposta (MTTR)
- Possível impacto de uma falha de segurança
- Estratégias de contenção
Vamos acompanhar um pouco mais sobre cada um destes indicadores de segurança da informação.
1. Total de dispositivos monitorados
A primeira coisa a ser feita é listar e identificar todos os dispositivos de sua empresa que podem ser usados para conseguir acesso não autorizado aos dados de sua empresa. Isso inclui:
- computadores;
- tablets;
- celulares corporativos;
E qualquer outro dispositivo que possa apresentar risco.
2. Total de dispositivos não identificados dentro da rede
Com a sua lista de dispositivos conhecidos, você poderá facilmente saber quando um dispositivo não identificado entrar em sua rede. E dessa forma tomar as devidas ações.
3. Dispositivos desatualizados
Um grande aliado da segurança da informação são os sistemas atualizados. Seja o seu sistema operacional, seja os programas ou até mesmo os antivírus.
Garantir as últimas atualizações para seus dispositivos, irá assegurar que eles tenham a mais nova proteção contra novas vulnerabilidades descobertas. Pode acreditar, elas são muitas!
4. Relatório de identificação de vulnerabilidades
Fazer um relatório de identificação de vulnerabilidades vai te ajudar a mensurar suas ações para redução delas.
Identifique quais são as principais vulnerabilidades que sua empresa tem e comece a tomar as devidas ações para reduzi-las.
5. Tentativas de acesso não autorizado
Acompanhar as tentativas de acesso não autorizado pode te ajudar a preparar medidas de prevenção.
Se, por exemplo, você percebe que há muitas tentativas de login de um dispositivo ou IP desconhecido, você pode criar barreiras automáticas que bloqueiam tentativas desse tipo.
6. Relatório de incidentes de segurança
A criação de um relatório de incidentes de segurança vai ajudar você a medir constantemente e avaliar a qualidade de suas práticas.
Com um relatório você poderá também avaliar novas práticas necessárias para manutenção da segurança da informação nas empresas.
7. Tempo médio de detecção (MTTD)
Medir o tempo médio de detecção (MTTD – Mean time to detect) é importante para você avaliar se suas ações de detecção estão funcionando corretamente.
Se um incidente acontece e você demora a perceber, pode ser que ele já tenha tomado proporções bem maiores do que parece no momento.
Portanto é hora de refazer todo um check up em seus sistemas, a fim de garantir que nenhum outro local foi comprometido.
8. Tempo médio de resposta (MTTR)
O tempo médio de resposta (MTTR – Mean time to respond) é o tempo que você e sua equipe levam entre o momento em que a falha de segurança foi descoberta e o momento em que ela foi resolvida.
Esse tempo mostra o seu preparo para lidar com falhas de seguranças.
9. Possível impacto de uma falha de segurança
É importantíssimo que você faça a mensuração do impacto que uma falha de segurança pode trazer para sua empresa.
Descreva os tipos de falhas de seguranças que sua empresa apresenta e defina uma escala de peso para ela.
10. Estratégias de contenção
Com uma boa classificação dos impactos que uma falha de segurança pode ter em sua empresa, você poderá traçar estratégias para lidar com elas e evitar maiores prejuízos.
Traçar estratégias de contenção dos impactos causados por uma falha ajudará sua empresa a mitigar os danos e voltar a funcionar normalmente de maneira mais rápida. Não seja pego de surpresa.
Pronto para melhorar a segurança da sua empresa?
Com os indicadores de segurança da informação certos, você irá melhorar não só o acompanhamento mas também as ações de melhoria da segurança dos dados de sua empresa.
Como vimos, existem diversos indicadores de segurança da informação que você pode usar, e basta que você organize aqueles que funcionam melhor para realidade de sua organização.
Para saber o que fazer nesse sentido indicamos que acesse o artigo “7 melhores dicas de segurança da informação nas empresas”.
Entre as práticas de segurança da informação está a contratação de uma empresa de Segurança da Informação. Para encontrar o fornecedor ideal você pode contar com a ajuda gratuita do oHub. Em 5 minutos, você preenche um único pedido de orçamento e recebe o contato de fornecedores qualificados na área.
Confira a lista completa de empresas no site. É gratuito e super rápido. Confira!
Ideias Dicas para fazer seu negócio crescer