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Laudo de avaliação patrimonial: saiba o que é e descubra quem pode emiti-lo

Entender o que é e quem pode emitir um laudo de avaliação patrimonial é uma prática importante para todo empresário que deseja ter controle e sucesso em seu empreendimento. Afinal, é por meio desse documento que é possível saber, de fato, quanto vale o patrimônio de uma empresa. 

Fundamental para toda tomada de decisão que envolva operações como venda, aquisição, locação, incorporação, financiamento, venda de ações, indenizações ou um processo de cisão/fusão, esse laudo funciona também como um parâmetro para estabelecer um preço justo em relação a essas transações e estar de acordo com lei. 

Quer entender melhor o que é esse documento e saber quem pode emitir um laudo de avaliação patrimonial? É só ler este post até o fim. Boa leitura! 

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Crédito: Freepik

O que é laudo de avaliação patrimonial? 

Um laudo de avaliação patrimonial nada mais é do que um documento que define os valores do patrimônio de uma companhia. Por meio desse registro, é possível estipular importantes indicadores, como:

  • transações comerciais: esse critério define os valores de aquisição e venda de um determinado imóvel, como edificações e terrenos;
  • processos de fusão e afins: quando uma empresa está em processo de transição, prestes a realizar uma fusão ou uma cisão, por exemplo, o laudo de avaliação patrimonial define o valor real dos ativos antes da negociação ser realizada;
  • status do valor do negócio: nesse procedimento é possível determinar o valor real da empresa. Também conhecida como valuation, essa avaliação é realizada por meio de um método chamado de fluxo de caixa descontado, uma metodologia que permite medir os bens tangíveis e intangíveis de um negócio;
  • validação para a realização de financiamentos: por meio desse levantamento, é possível garantir um processo de financiamento. Isso porque ele comprova para a instituição bancária  o valor real de seu negócio e apresenta os bens que possam servir como garantia; 
  • situação contábil da empresa: um laudo de avaliação patrimonial contábil é essencial e obrigatório por lei (11.638/07) para realizar controle interno e para a organização que deseja participar de licitações e realizar transações bancárias;
  • seguro: esse tipo de laudo é crucial quando você, gestor, que quer contratar um seguro. Isso porque, por meio dele, é possível avaliar de forma regular o valor de seu negócio e, assim, evitar que a companhia de seguro determine um valor que não seja justo para sua empresa. 
  • valor de bens móveis: ao realizar esse inventário, é possível determinar o custo dos bens móveis, como equipamentos, objetos e máquinas e, assim, definir o valor justo desses elementos. 
  • valor de bens intangíveis: esse levantamento é importante para estabelecer os valores de bens intangíveis, como marcas, custos com reposição e seguros, licenças e até valores de obras de arte, entre outros. 

Como é feito um laudo de avaliação patrimonial?

Um laudo de avaliação patrimonial apresenta três fases principais. São elas:

  1. custo de reprodução ou substituição: essencial para o planejamento de uma organização, esse custo funciona como um importante parâmetro para que o gestor possa direcionar o seu fluxo de caixa para a vida útil dos bens móveis avaliados; 
  2. definição do valor justo: nessa fase, o laudo mensura o valor dos bens e sua equivalência no mercado. Nessa etapa, é fundamental definir de forma categorizada e particular os bens. Para isso, é preciso aplicar três diferentes tipos de metodologia, como: a abordagem de mercado, a abordagem de receita e a abordagem de custo; 
  3. estabelecimento do valor residual: essa fase está relacionada ao valor estimado de uma organização no fim de sua vida útil econômica. Para realizar esse cálculo, é preciso avaliar, antes, o valor justo do empreendimento para, assim, mensurar, posteriormente as suas taxas de depreciação. 

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Crédito: Freepik

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Afinal, quem pode emitir um laudo de avaliação patrimonial?

Saber quem pode emitir um laudo de avaliação patrimonial é essencial para estar de acordo com a lei e assegurar que todas as operações de sua empresa relacionadas ao tema sejam realizadas de maneira correta. 

Para realizar um laudo de avaliação patrimonial é crucial cumprir as regras de contabilidade e estar de acordo com as aplicações requeridas pelas instituições financeiras e por companhias de seguro. 

Dessa forma, é primordial contar com profissionais gabaritados, experientes e que apliquem as técnicas exigidas de forma rigorosa, responsável e, é claro, ética.

Por se tratar de um trabalho complexo e que conta com operações multidisciplinares, é importante que um laudo de avaliação patrimonial seja realizado por uma empresa especializada que tenha em seu time engenheiros, contadores e economistas experientes. 

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Crédito da foto de capa: Freepik

 

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