Garantir um bom trabalho na limpeza em condomínio é fundamental para a manutenção das instalações e áreas comuns, além de ser um fator de higiene e boa convivência.
Ninguém quer viver na sujeira, por isso garantir a limpeza das áreas comuns do condomínio é uma das funções mais básicas de quem o gerencia, seja um síndico morador, síndico profissional ou um responsável da administradora do condomínio.
Entretanto, a limpeza de um condomínio pode ser mais complexa do que se imagina.
Afinal, ela exige muito trabalho por parte do síndico. Entre as tarefas que precisam ser executadas, estão:
- planejamento de tarefas;
- contratação de funcionários;
- controle e acompanhamento de colaboradores;
- gestão de horários, incluindo horas extras e férias;
- compra de produtos;
- Demissões, quando for o caso, e mais.
O trabalho não tem fim e os custos podem ser altos, principalmente, quando o assunto é a folha de pagamento.
Por esses e outros motivos, muitos condomínios consideram contratar empresas terceirizadas de limpeza e conservação de condomínios.
Para entender melhor sobre o tema, ao longo deste artigo, abordaremos:
- O que é limpeza em condomínios?
- Qual a importância da limpeza no condomínio?
- Como fazer a limpeza em condomínios?
- Qual a melhor forma de fazer limpeza em condomínios?
- 5 motivos para investir na limpeza em condomínios terceirizada
- Onde contratar serviço de limpeza em condomínios?
Boa leitura!
O que é limpeza em condomínios?
Este serviço de limpeza é realizado nos locais comuns do condomínio, como a portaria, corredores, escadas, hall de entrada e de elevadores, salas de estar e áreas de lazer, com o objetivo de garantir a higienização adequada desses locais, sua conservação e organização.
Além da faxina feita cotidianamente, que pode ser realizada tanto por funcionários do condomínio quanto de uma empresa terceirizada, há também aquelas feitas para manutenção preventiva.
É o caso da limpeza de caixa de água em condomínios e da limpeza de caixa de gordura em condomínio. Nesses casos, recomenda-se contratar uma empresa especializada na prestação desses dois serviços.
Qual a importância da limpeza no condomínio?
A limpeza das áreas comuns dos condomínios serve não apenas para deixar os lugares organizados e agradáveis de se estar, mas também é essencial para eliminar que bactérias, vírus e fungos se proliferem, reduzindo o risco de doenças que possam ser causadas por estes agentes.
Principalmente, se considerarmos o contexto atual, administradoras de condomínios devem redobrar os cuidados, adotando medidas necessárias para evitar a disseminação de vírus entre os funcionários e moradores.
Como fazer a limpeza em condomínios?
Para fazer a limpeza de um condomínio, o síndico é o responsável pelo processo e, portanto, deve delegar ao zelador a tarefa de gerenciar, coordenar e distribuir entre os faxineiros as atividades a serem realizadas.
Nesse sentido, é preciso definir alguns fatores como: as áreas a serem limpas, a frequência com que serão limpas e os materiais a serem utilizados nesse processo.
Também deve ser definido o tipo de limpeza a ser realizado, por exemplo:
- faxina geral: quando ambientes de maior circulação, como halls de entrada e de elevadores, corredores e garagens, passam por uma limpeza completa;
- para conservação: a fim de manter os ambientes limpos e organizados por mais tempo, inclui tirar o pó das superfícies, retirar o lixo e cuidar do jardim;
- para manutenção: como vimos brevemente no tópico anterior, é aquele tipo de faxina em condomínio que faz parte do calendário de manutenções preventivas. Além da limpeza da caixa d’água e da caixa de gordura, estão a limpeza e filtragem das piscinas, limpeza e pintura da fachada e dedetizações, dentre outros.
Como limpar a escada do prédio?
Dentre os locais comuns de um condomínio, está a escada do prédio que deve ser limpa de cima para baixo. O funcionário deve varrer a sujeira e coletá-la assim que terminar o último lance.
Depois, deve passar um detergente neutro e água quente por toda a sua extensão, usar um esfregão para tirar as marcas e as manchas e, por fim, enxaguar a escada com água quente.
Qual a melhor forma de fazer limpeza em condomínios?
Especialmente se for um prédio com mais de uma torre, realizar o serviço de limpeza de condomínio pode ser bastante trabalhoso e ocupar muito tempo do síndico e zelador, que poderiam estar se concentrando em outras tarefas.
Por isso, a melhor forma de realizar este serviço é contratando empresas de limpeza de condomínios especializadas, garantindo que a higienização seja feita por profissionais qualificados e experientes e liberando síndico e zelador dessa função.
Com isso em mente, seguem abaixo algumas questões importantes a serem pensadas e que devem integrar o seu manual de limpeza em condomínios, seja ela realizada pelos próprios funcionários do prédio ou por uma empresa contratada.
Manual de limpeza em condomínios
1. Qual será a frequência de cada limpeza?
A frequência com que o serviço de limpeza de condomínio será realizado irá depender da quantidade de áreas comuns e características do condomínio. Mas, de forma geral, você pode considerar:
Frequência diária:
- Hall de entrada;
- Hall e interior dos elevadores;
- Portaria;
- Banheiros;
- Calçadas;
- Objetos de decoração.
Frequência semanal:
- Caixas de hidrantes e extintores;
- Playgrounds;
- Churrasqueiras;
- Móveis das áreas comuns.
Frequência quinzenal:
- Espelhos;
- Vidros;
- Pisos de madeira;
- Paredes;
- Salas de máquinas.
Frequência mensal:
- Janelas externas;
- Salão de festas;
- Garagens;
- Grades;
- Escadas de emergência.
2. Qual será a rotina de limpeza do condomínio?
Uma segunda questão importante é definir uma rotina que determine as áreas a serem limpas e conservadas a cada dia da semana.
Para defini-la, é importante fazer o levantamento de informações como: horários de menor movimentação e locais que devem ser limpos diariamente, semanalmente, quinzenalmente e mensalmente. A partir dessa definição, faz-se a adequação do que precisa ser feito e quando precisa ser feito com os horários de expediente dos funcionários.
3. Quais serão as regras de limpeza?
Como dissemos, cada condomínio possui suas próprias regras em relação à limpeza. Desse modo, é importante criá-las para garantir que a higiene sempre esteja de acordo com as expectativas.
Além disso, os profissionais responsáveis sentem-se mais seguros sobre o que é permitido, quais os deveres e outras informações importantes.
4. Qual será a frequência de compras dos materiais?
Com a alta nos preços de itens de limpeza neste ano, é preciso bolar estratégias na hora de realizar as compras de materiais e produtos de limpeza.
Uma dica é evitar comprar toda semana, porque normalmente itens que não são necessários no momento acabam sendo incluídos na lista, o que pode acabar onerando o orçamento.
O indicado é optar por realizar as compras mensalmente e, caso haja necessidade de produtos específicos, isso deve ser incluído entre uma ida ao supermercado e outra.
5. Quais serão os materiais a serem comprados?
Tão importante quanto definir a frequência com que os materiais de limpeza serão adquiridos, é definir quais categorias de produtos serão utilizados para a faxina em condomínio. Afinal, cada ambiente requer produtos específicos. Por exemplo, se o condomínio tiver móveis de madeira, precisará utilizar lustra-móveis, ou se o piso for de taco, precisará de cera.
Por isso, é preciso definir as categorias de materiais adequados que serão utilizados para a limpeza de cada ambiente e utensílio específico.
6. Quais serão os equipamentos de segurança necessários?
Os equipamentos de segurança individual (EPIs) são fundamentais para a realização da limpeza em condomínios, pois evita que os profissionais entrem em contato com materiais tóxicos e/ou sofram acidentes.
Esses equipamentos, como calçados antiderrapantes, máscaras e luvas, protegem o trabalhador de escorregamentos, inalação de gases liberados por produtos químicos ou alergias severas causadas pelo manuseio de materiais de limpeza.
Caso opte por contratar os serviços de limpeza de condomínio de uma empresa terceirizada, esta se responsabiliza por munir os profissionais com esses equipamentos necessários.
5 motivos para investir na limpeza em condomínios terceirizada
A limpeza de um condomínio feita por uma empresa terceirizada facilita a vida do síndico e promove uma higienização bem feita, uma vez que é realizada por profissionais.
Entre as vantagens de contratar uma, citamos:
1. Permite delegar a gestão de pessoas
Quando você é um síndico e contrata pessoas para cumprir obrigações de limpeza e conservação de condomínios deve realizar a gestão desses funcionários. Ou seja, assim como em uma empresa é preciso controlar os horários em que estão trabalhando, as folgas, férias e outras questões trabalhistas.
Quando um profissional falta é você quem deve encontrar alguém para substituí-lo ou gerenciar o problema que pode ser causado pela não realização da tarefa.
Além da gestão do dia a dia, também é o síndico o responsável por admitir e demitir os profissionais. Se você já passou por isso sabe como demanda tempo e dá trabalho.
Quando você opta pela contratação de uma empresa de limpeza terceirizada de condomínio toda essa lista de tarefas relacionadas à gestão de pessoas passa para as mãos dessa empresa.
2. Ajuda na redução de custos
Essa é mais uma das grandes vantagens da contratação de uma empresa de limpeza e conservação de condomínios.
Algumas pessoas acreditam que a terceirização sai mais caro do que a contratação direta. Entretanto, ao colocar na ponta do lápis, certifique-se que você está incluindo todos os “custos” nesta lista de despesas do condomínio, entre eles:
- obrigações trabalhistas;
- substituição de funcionários que faltam;
- gastos com férias e 13º salário e mais.
Além dos custos com os profissionais, geralmente, também é responsabilidade da empresa contratada arcar com a compra de materiais para a execução dos serviços.
Com a redução deste custo, é possível investir em outras áreas do condomínio, como obras, reformas e melhorias, ou mesmo reduzir o valor que os condôminos precisam arcar mensalmente.
- Veja também nossa lista de empresas de: Higienização de Ambientes
3. Garante a execução da limpeza
Piscinas, vidros e janelas são alguns exemplos de áreas que exigem capacitação dos profissionais que irão realizar o processo de limpeza.
As empresas de limpeza de condomínios terceirizadas possuem uma equipe treinada para limpar essas e outras partes mais difíceis do condomínio.
Além disso, você conta com colaboradores constantemente atualizados e, com isso, ganha maior profissionalismo e menor preocupação com o desempenho das atividades.
4. Promove economia de tempo
Como síndico, você já têm muitas funções, seria bom poder se “liberar” de algumas delas, correto?
Como já dissemos acima, ao escolher por uma empresa de limpeza de condomínio você não precisará mais lidar com tarefas como:
- contratar;
- organizar horários;
- se preocupar com folgas;
- gerenciar folha de pagamentos.
Sem ter que se preocupar com todas essas questões, você terá mais tempo para se concentrar em:
- planejar melhorias para o condomínio;
- buscar formas de reduzir custos;
- realocar as economias obtidas ao longo do ano.
Dessa forma, todo condomínio ganha!
5. Contribui para manter o valor de mercado do imóvel
Garantir limpeza e conservação de condomínios também traz benefícios em longo prazo.
Prédios sem cuidados básicos tendem a ter o valor de mercado de seus apartamentos depreciado. Afinal de contas, ninguém quer morar em um lugar que se encontra constantemente sujo e mal cuidado, ou com áreas em comum em mau estado.
Novamente a contratação de mão de obra de limpeza terceirizada para condomínios se mostra benéfica para todos os condôminos.
Onde contratar serviço de limpeza em condomínios?
Esperamos que você tenha entendido porque contratar uma empresa de limpeza e conservação de condomínios pode ser uma boa ideia.
De maneira resumida, essa é uma forma de:
- melhorar a qualidade dos serviços aos quais você tem acesso;
- reduzir custos;
- garantir o trabalho com profissionais capacitados;
- assegurar a manutenção do valor do imóvel.
Agora, então, é hora de buscar por empresas que possam prestar esse serviço para seu condomínio.
Pesquisar por empresas de confiança e que ofereçam todas essas vantagens pode dar muito trabalho e resultar em muitas horas de pesquisa no Google e no telefone, não é?
Não, se você puder contar com a ajuda do oHub. Somos uma plataforma que conecta o seu condomínio aos melhores fornecedores do mercado.
Comece sua busca no site do oHub, a partir desta lista das melhores empresas de limpeza de condomínios, com fornecedores de confiança e qualificados para realizar o serviço.
Depois, por meio da própria plataforma, você já pode iniciar o seu processo de cotação, preenchendo um formulário, que não deve levar mais do que cinco minutos.
A partir desta única solicitação de orçamento, você receberá o contato de diversos fornecedores qualificados, fazendo com que você economize tempo e obtenha os melhores preços, de forma descomplicada e sem dor de cabeça!Você também pode encontrar serviços como a terceirização de portarias. Receba as melhores propostas de fornecedores e faça pedidos de orçamentos grátis!