Home > Condominios > 4 dicas de manutenção de jardins em condominios + lista de empresas
manutencao-de-jardins-em-condominios

4 dicas de manutenção de jardins em condominios + lista de empresas

Ter uma área verde dentro do condomínio amplia a sensação de qualidade de vida, deixa o ambiente mais bonito e agradável. Entretanto, a manutenção de jardins em condomínios pode gerar dúvidas, custos e alguns problemas entre condôminos.

Fato é que se o seu condomínio tem uma área verde, ela precisa ser cuidada para garantir um ambiente limpo e o aspecto visual desejado para o local.

Mesmo que pareça um desafio, saiba que existem formas de tornar a manutenção de jardins em condomínios mais simples, eficiente e, o melhor, mais em conta!

Como fazer a manutenção de jardins em condomínios? 4 passos simples

1. Escolha as plantas e flores certas

O ideal é que a preocupação com a manutenção de jardins em condomínios esteja presente antes mesmo da instalação do espaço verde, nas escolha correta das espécies que vão habitar aquele local.

A escolha das plantas adequadas para o local é muito importante. Algumas espécies exigem uma manutenção mais constante, mais ou menos luz, outras podem ficar muito altas e prejudicar a vista dos apartamentos, outras podem ressecar o solo.

Para saber qual planta é ideal para o condomínio o ideal é conversar com um paisagista.

Entretanto, se as áreas verdes já estiverem instaladas não tem problema. Os próximos passos são indicados para todos os tamanhos e tipos de condomínio. Confira!

2. Invista na contratação de profissionais para manutenção

Quem vai fazer a manutenção de jardins em condomínios? O síndico? Os moradores?

Vamos ser sinceros, essas opções tendem ao fracasso e é bem provável que com o tempo a periodicidade da manutenção fique prejudicada.

Por isso é importante contar com profissionais ou empresas de jardinagem e paisagismos que tenham a habilidade, os produtos e o compromisso de cuidar desse ambiente. Dessa forma você garante a limpeza e a aparência do local.

Aqui vai uma dica extra! A contratação de um profissional fixo pode parecer, em um primeiro momento, mais atrativa, entretanto, a verdade é que a opção pela terceirização de serviços em condomínios livra sua empresa do pagamento de:

  • impostos trabalhistas;
  • férias;
  • 13º e mais.

Tudo isso fica a cargo da empresa contratada. Além disso, caso um profissional não possa cumprir o trabalho por problemas de saúde ou outras razões, rapidamente outro profissional é direcionado para o serviço, sem que você precise se preocupar com isso.

Quer entender melhor como funciona essa opção? Leia o artigo; “5 razões de terceirizar limpeza e conservação de condomínios”.

3. Crie e respeite o cronograma de manutenção

Quantas vezes por semana você faz faxina na sua casa? Quais cômodos você varre todo dia? Quais tarefas são realizadas apenas quinzenalmente?

Mesmo sem saber todos nós criamos – ou deveríamos criar – um cronograma de limpeza para nossas casas para garantir a higiene, a manutenção e a beleza do nosso lar.

Quando estendemos essa ideia para uma área comum em que dezenas ou centenas de pessoas transitam diariamente a organização é ainda mais importante.

Mais uma vez é provável que você vá precisar da ajuda de uma empresa de jardinagem e paisagismo.

Junto com você ela, crie um cronograma de manutenção que lista a periodicidade do trabalho de manutenção de acordo com:

  • a área;
  • seu uso;
  • as plantas presentes.

Entre as tarefas de uma equipe de jardinagem estão:

  • varrer folhas e flores do chão;
  • regar cada planta de acordo com a sua própria necessidade de água;
  • retirar plantas daninhas;
  • adubar a terra (cada planta exige um tipo de adubação);
  • aplicação de compostos químicos para a prevenção de pragas e fungos;
  • aplicação de fungicidas ou inseticidas;
  • realização de podas nas plantas, árvores e gramas;
  • aplicação de fertilizantes;
  • limpeza de canteiros;
  • renovação da matéria orgânica para garantir a saúde e beleza das plantas, suas folhas e flores e mais.

manutencao-de-jardins-em-condominios

4. Crie regras para moradores e visitantes

O cuidado no dia a dia é uma etapa fundamental para a manutenção de jardins em condomínios.

Por isso é importante que todos entendam a importância de manter e cuidar das áreas verdes do local.

Para isso é interessante que o síndico estabeleça regras de acordo com o espaço verde criado.

Podem existir espaços que em que é permitido pisar na grama e áreas em que não é.

Espalhe placas de “proibido pisar na grama” e divulgue as regras tanto nas reuniões de condomínio como em murais de aviso.

Faça com que todos entendam como é importante preservar uma área verde bonita.

Em alguns espaços pode ser necessário usar cercas para evitar que os animais domésticos ou as crianças destruam flores e plantas mais delicadas.

Leia também: O que o síndico não pode fazer? 6 comportamentos comuns que são proibidos!

Apoio para manutenção de jardins em condomínios

Jardins e áreas verdes em geral não servem apenas como agregador de beleza à estética do condomínio. Em meio a tanto concreto, as áreas verdes deixam os ambientes mais aconchegantes e trazem uma boa sensação de contato com a natureza.

Entretanto, o cuidado constante é fundamental para alcançar o objetivo de ter um espaço mais agradável de convivência.

Você vai precisar de apoio para realizar a manutenção de jardins em seu condomínio. Na verdade todas as áreas verdes, sendo jardim ou não, precisam receber cuidados especiais para realmente contribuir com a estética e a qualidade de vida no local.

Por isso a contratação de um profissional de jardinagem é indispensável.

Entretanto, como você já deve saber a folha de pagamentos de um condomínio pode pesar nas despesas de todos que compartilham esse local. Por isso, buscar soluções para amenizar os gastos ao mesmo tempo que garante a qualidade do resultado é um desafio que deve ser cumprido.

Como já dissemos, a terceirização de serviços é a saída com melhor custo-benefício. Mas, onde encontrar uma empresa séria, com bons profissionais e qualidade no trabalho?

O oHub conecta você, síndico, morador ou administrador de condomínio, às melhores empresas de jardinagem e paisagismos do Brasil.

Em nossa plataforma, em 5 minutos, você preenche um único pedido de orçamento e recebe o contato de fornecedores qualificados de Jardinagem e Paisagismo. Tudo isso sem pagar nada, além do serviço.

As negociações de preço podem ser feitas diretamente com as empresas. Nossa missão é apenas facilitar que você encontre a melhor opção para suas necessidades, sempre perder tempo em horas de pesquisa e contatos telefônicos.

Se você ainda tem dúvidas de que essa é a melhor opção para as suas necessidades, acesse o artigo; “Vantagens da terceirização de jardinagem” e saiba mais sobre esse modelo de trabalho.

Sobre Equipe oHub

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial