Para que sua empresa se desenvolva de maneira saudável e seus funcionários sejam mais engajados, é preciso ter uma boa gestão da folha de pagamento. É necessário que o processo de valores, dos quais os funcionários recebem todos os meses, não tenha atrasos, seja organizado e feito de maneira correta.
Porém, a maior questão é a dificuldade em manter a eficiência da folha de pagamento, se tornando cada vez mais complexa, diante do crescimento da organização.
Quer saber como gerir da melhor maneira a folha de pagamento do seu negócio? Veja a seguir algumas dicas importantes.
O que é gestão de folha de pagamento?
Também conhecida como contracheque, a folha de pagamento é a lista de remuneração do funcionário. Neste documento contem as informações trabalhistas, através de dados contábeis. São esses dados que possibilitam efetuar o cálculo do valor de salários brutos, e em especial, o líquido que são contabilizados com os descontos.
Realizar uma boa gestão não é somente uma questão de necessidade para os empreendedores. Da mesma forma que lidar com o salário de funcionários não é uma simples tarefa, mas pode ser prático se utilizar a tecnologia a seu favor.
O uso da tecnologia é uma prática que auxilia a evitar erros que, dependendo da situação, pode ocasionar pagamentos de multas e até processos trabalhistas. Portanto, ao saber gerenciar da melhor maneira, sua empresa estará protegida e segura contra as falhas mais comuns que ocorrem nesse procedimento.
SAIBA: o que é a desoneração na folha de pagamento
Qual parte da empresa a má gestão afeta?
A alta rotatividade de empregados, ou seja, perdas financeiras são os primeiros problemas que irão aparecer com a má gestão.
Gastos altos com rescisões de contratos possuem alto impacto nas finanças, assim como exigir tempo com processos operacionais de toda a equipe.
A dica é avaliar o quadro de funcionários, analisar todas as remunerações e ver se estão de acordo com as principais atividades. Igualmente, se os salários estão compatíveis com as atividades exercidas por cada funcionário.
Da mesma forma, é preciso ter bons funcionários para garantir a sustentabilidade do seu negócio.
Em suma, através de uma equipe dedicada, sólida e bem remunerada de acordo com as práticas salariais que as competem.
Você não quer uma equipe desmotivada, certo? É inevitável que seus funcionários conversem entre si. Assim é nessa hora que acabam descobrindo as diferenças de benefícios e salários entre as mesmas funções. A troca de informações causa desconforto insatisfação geral.
É preciso efetuar uma política justa e clara para realizar uma boa gestão.
Empregados podem recorrer à justiça
Em todo o país, o número de ações trabalhistas vem crescendo assustadoramente. Só no último ano, foram mais de quatro milhões de novas ações registradas pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST)
Assim, 2018 foi o primeiro ano completo de vigência das novas regras – as mudanças entraram em vigor em novembro de 2017.
Entre janeiro e dezembro de 2018, as varas de primeira instância receberam 1.726.009 reclamações trabalhistas, contra 2.630.522 do mesmo período do ano anterior. Em suma, grande parte delas, estão pedidos de equiparação salarial.
A boa gestão evita ações trabalhistas de empregados que exijam correção no pagamento com multas e juros.
Principais pontos para uma boa gestão
Antecipadamente, registre adequadamente todos os horários da jornada diária de seus colaboradores. A folha de pagamento aprecia de maneira individual cada um dos períodos que foram trabalhados por seus funcionários.
Precisa conter o horário de entrada e saída para servir como base dos benefícios e salários que irão receber mensalmente.
Fique atento! Se a sua empresa possui mais de dez funcionários, de acordo com a legislação, é preciso manter um registro de ponto. Pode ser eletrônico, mecânico ou manual. Não se esqueça, cada funcionário precisa assinar seu espelho de ponto ou relatório ao final de cada mês.
Padronizando a estrutura de cargos e salários na folha de pagamento
É preciso ter uma estrutura definida de todos os cargos e seus respectivos salários. Dessa maneira, seus colaboradores irão entender como funciona a distribuição de benefícios, remunerações e gratificações da empresa. Sem contar que esse é o melhor caminho para compreender como poderão crescer dentro de sua empresa.
A estrutura auxilia em como saber a quantidade correta de trabalhadores em diferentes cargos ou áreas. Facilita o momento dos cálculos na folha de pagamento e visualizará melhor quais são as funções que precisam de mais investimentos.
Identifique e corrija as falhas na gestão
É possível que sua empresa esteja enfrentando problemas com a folha de pagamento porque não tenha os funcionários corretos para cuidar desse tipo de demanda, principalmente se não possuir profissionais que atuam na área e não possuam o know-how para agilizar um serviço de extrema importância.
Veja abaixo os caminhos principais para auxiliar no bom gerenciamento:
- Registre de maneira adequada os horários de jornada de seus funcionários;
- Padronize toda a estrutura de salários e cargos;
- Identifique os erros e os corrija;
- Automatize sua folha de pagamento;
Esses são as principais ações para manter seu negócio caminhando da melhor maneira e evitar diversos processos trabalhistas.
Como efetuar a gestão de maneira correta
Quer contratar um fornecedor para realizar um serviço de gestão de folha de pagamento? O oHub pode ajudar! Faça uma cotação e receba diversas propostas com um só pedido ou veja a lista de empresas que realizam terceirização de gestão de folha de pagamento.
E se você quer contratar um fornecedor para realizar um serviço de terceirização de folha de pagamento, o oHub pode ajudar. Faça uma cotação e receba diversas propostas com um só pedido ou veja a lista de empresas que realizam terceirização de folha de pagamento.Caso seja um fornecedor, cadastre-se no oHub para conquistar novos clientes. |