As tendências do e-commerce para 2022 são um indicativo dos novos hábitos de compra dos brasileiros. E, ao contrário do que se imagina, não foi algo conquistado pouco a pouco.
Os e-commerces e marketplaces viram a chegada de treze milhões de novos consumidores apenas no ano de 2020, segundo a Exame. E isso é resultado da pandemia do novo Coronavírus, que obrigou todos a buscarem novas alternativas de consumo.
Com tanta gente comprando, foi possível conseguir dados importantes que contribuem para a otimização das vendas.
Quer melhorar os seus resultados? Então vamos analisar duas vertentes de tendências de e-commerce: as de aprimoramento e as de nicho. Confira a seguir!
Tendências de e-commerce: aprimoramento, otimização e clientes satisfeitos
Inovações são frutos de necessidades, e vemos isso claramente quando o assunto é o comércio eletrônico. Para cada nova dor que surge, uma nova solução é proposta.
Além do mais, quem não gosta de ter seu dia a dia facilitado, não é mesmo? Ainda mais quando o assunto envolve adquirir bens e serviços. Se você achava que comprar com apenas um clique era o máximo de otimização, vai ficar fascinado com o que temos para mostrar quando o assunto são tendências de e-commerce.
Alexa, adicione o livro “Win”, de Harlan Coben, à lista de compras!
Alexa, Siri e a assistente do Google não servem apenas para contar piadas e dizer as horas. Elas são responsáveis por um mercado chamado Voice Commerce, ou v-commerce para os mais íntimos.
De acordo com o Canaltech, dentro de três anos 40% das vendas virtuais serão realizadas – ou pelo menos iniciadas – por meio de v-commerce. Isso quer dizer que você precisará implementar o voice commerce ao seu negócio? Não.
Basta fazer a descrição correta do seu produto no marketplace que está tudo certo. Como assim? Tente imaginar como você pediria em voz alta para adicionar o seu produto à uma lista de compras.
Microinfluenciadores digitais são a chave!
Está cansado de investir em marketing digital e não ter um retorno tão bom? E se você experimentar uma tendência de e-commerce que está rendendo bons frutos, o KOL?
KOL (Key Opinion Leaders) é um marketing de influência que leva em consideração a utilização de serviços de microinfluenciadores digitais. E por que não um influenciador digital com maior números de seguidores?
Os microinfluenciadores costumam fazer campanhas mais imersivas, cativam mais o seu pequeno público e convertem mais. Quem sabe sua próxima estratégia inclua uma campanha com influenciador em ascensão, não é mesmo?
Quanto mais rápido melhor!
Quer ver o sorriso no rosto do seu consumidor? Diga que a entrega chegará antes do que ele imagina. E se for um consumidor das antigas, que esperava semanas para receber a encomenda, certamente ficará espantado positivamente.
Um transporte ágil em um mundo de consumidores imediatistas nunca deixará de ser tendência no e-commerce. Por isso, muitas empresas do ramo de marketplace vem oferecendo serviços para facilitar a vida do vendedor.
Exemplo disso é o olist pax, solução logística do olist. Esse serviço é a opção ideal para quem busca um serviço de entregas mais ágil para atender à demanda dos consumidores. Com olist pax, lojistas aproveitam as seguintes vantagens:
- Economia logística para lojas e clientes, com frete competitivo
- Serviço de coleta disponível em dezenas de cidades
- Atendimento especializado
- Mais de 5.000 motoristas rodando diariamente
Saiba mais detalhes no site de olist pax!
Aproveitamos para compartilhar também algumas dicas de logística no vídeo abaixo:
3 DICAS para melhorar a LOGÍSTICA para e-commerce!
Tendências de e-commerce: nichos, hábitos de consumo e novos clientes
O que mudou na sua vida de março de 2020 até agora? Você (e a população mundial) ficou muito mais tempo em casa. E, provavelmente, a última vez que isso aconteceu foi nas suas férias escolares do Ensino Fundamental, não é mesmo?
Quando a gente fica mais tempo em casa, começa a notar gaps e criar novos hábitos. Uma cama e um sofá mais confortável. Separar um espaço da casa para utilizar na hora do trabalho. Melhores equipamentos eletrônicos e um “aumiguinho” para te fazer companhia, certo?
Não foi diferente com seus clientes. Eles também criaram novos hábitos de consumo e mudaram suas prioridades. Acompanhe!
Cães, gatos, coelhos, passarinhos, tartarugas…
O nicho dos pets é uma das tendências de e-commerce mais quentes do momento. Afinal, muita gente adotou um bichinho ou notou o quanto seu amigo precisava de mais atenção.
Brinquedos, cosméticos, remédios, roupas, gaiolas, casinhas… E esse é só o início! Por isso, se você quer melhorar o seu desempenho nos marketplaces, esse é um nicho muito frutífero!
Sustentabilidade em alta!
Essa é outra tendência em e-commerce que notamos: o re-commerce. Isso significa, basicamente, a compra de objetos usados. Achou estranho?
Saiba que a consciência ambiental é algo muito falado e estimulado atualmente. Por isso, negociar jogos, celulares, eletroeletrônicos e artigos de moda seminovos está em alta.
Basta ver o sucesso de alguns dos maiores marketplaces do Brasil, como OLX e Enjoei.
Os virais nas redes sociais
Sim, as redes sociais estimulam o consumo e isso não é novidade. O que você não sabe é qual é o nicho mais estimulado: Saúde e Beleza.
Cosméticos e maquiagens lideram por causa dos inúmeros vídeos de truques de beleza. Basta um creme que minimize linhas de expressão ou uma base que prometa ter a melhor cobertura aparecer em um vídeo famoso que logo os estoques serão atacados.
Eletrônicos e Eletrodomésticos
Os dois são um clássico e dificilmente deixam o cargo das tendências de e-commerce. O que varia são as gerações de equipamentos, que estão em constante atualização.
Quando as pessoas começam a passar muito tempo em casa, querem mais conforto e praticidade. Por isso, uma televisão maior, um novo console de videogame e um novo eletrodoméstico para a cozinha sempre serão procurados.
[DICAS BÔNUS] Longevidade do brasileiro
E para fechar com chave de ouro, aqui vai uma dica para o vendedor que está pensando lá na frente. Saiba que os brasileiros estão vivendo mais e de forma mais saudável. Portanto, um nicho voltado para idosos é uma ótima aposta para quem quer se manter competitivo no mercado.
Esperamos que essa matéria sobre tendências no e-commerce para 2022 tenha ajudado você. Desejamos boas vendas e sucesso!
Este texto foi criado pela equipe do olist, uma solução completa para lojas que querem vender online de forma prática e profissional. Temos ferramentas que facilitam a criação de loja virtual, a venda em marketplaces, a gestão dos negócios e a operação logística no e-commerce. O olist já tem milhares de lojas parceiras no Brasil e em mais de 180 países.