A terceirização se refere à contratação de uma empresa externa e independente para executar uma função de negócios que os funcionários internos desempenhariam de outra forma. Dessa maneira, a maneira mais vantajosa é a terceirização de serviços.
A última onda de terceirização afeta o campo da tecnologia da informação. O outsourcing de TI inclui operações de data center, suporte a desktops e helpdesk.
Há também o desenvolvimento de software, terceirização de comércio eletrônico, serviços de aplicativos de software, operações de rede e recuperação de desastres.
Terceirizar ou não o suporte de TI
Os motivos para terceirizar os serviços de suporte de TI estão ligados ao processo de entregar a responsabilidade de sua infraestrutura, bem como processos dessa área. Para que isso aconteça de forma eficiente, delinear suas expectativas e alinhá-las com sua estratégia de negócios é fundamental. Tudo para o sucesso de suas atividades de terceirização, caso contrário, você pode acabar perdendo mais do que esperava.
Empresas fazem o outsourcing de TI porque precisam concentrar sua atenção e recursos em seus negócios, em vez de tecnologia. Se sua equipe não tiver as habilidades ou o conhecimento para lidar com problemas de TI, faz sentido terceirizar.
O outsourcing de TI pode ser uma das decisões mais inteligentes que você pode trazer para o seu negócio, por isso, os empresários devem compreender bem as vantagens dos serviços de terceirização antes de assinar um acordo.
Listamos prós e contras de outsourcing de TI para colaborar com sua escolha. Confira!
Vantagens do outsourcing de TI
Vamos começar com algumas vantagens na contratação de uma empresa para terceirizar seus serviços de TI.
Foco nas Competências Essenciais
Isso é especialmente verdadeiro se você for uma empresa pequena ou média sem recursos suficientes para lidar com as necessidades internas de TI e prestar serviços ao cliente ao mesmo tempo.
Outra vantagem do outsourcing de TI é que ela permite que você planeje e execute campanhas e projetos mais eficazes e direcionados que normalmente não seria capaz de realizar. Isso dá à sua empresa a chance de assumir novos riscos e experimentar diferentes métodos de exposição.
É importante lembrar que, se você terceirizar para uma empresa de serviços competente, a Tecnologia da Informação será sua principal competência.
O outsourcing de TI permite que a administração transfira os detalhes para uma empresa especializada. A remoção dessas demandas permite que o gestor se concentre nos problemas maiores da organização.
Normalmente, a empresa especializada que lida com o trabalho de outsourcing de TI possui recursos tecnológicos superiores à organização que as contratou. E por sua vez, as empresas veem a terceirização como um meio econômico de se expandir. A intenção é chegar a novos mercados e até mesmo outros países.
Leia também sobre: Como analisar empresas de suporte de TI
Outro benefício dos serviços de terceirização é maior liberdade. Ao transmitir os processos de suporte, você poderá concentrar suas habilidades no fortalecimento e aprimoramento dos processos centrais que ajudam a tornar sua empresa mais eficiente.
Você ganha especialistas no assunto
Sua equipe principal pode ser fantástica em algumas coisas, mas ninguém é perfeito em tudo. Ao terceirizar tarefas específicas, as empresas geralmente conseguem melhorar substancialmente o desempenho, aproveitando as habilidades específicas de especialistas em determinados campos.
Os fornecedores de serviços geralmente atendem a várias vertentes e mantêm uma equipe de recursos qualificados e especializados. É a união de várias tecnologias.
Horários de pagamento flexíveis e acesso à infraestrutura mais recente sem investir na compra de novos equipamentos. Sim, essas são as principais razões para unir forças com uma empresa terceirizada de TI.
Minimizar o risco de interrupção de serviço
As interrupções de serviço são um problema real que a maioria das empresas de entrega de produtos e serviços enfrenta. Ao terceirizar sua TI, você reduz significativamente o risco de interrupções porque você tem acesso a vários servidores de backup capacitados que também fornecerão medidas de recuperação de desastres e continuidade de negócios. Tudo para garantir que você não perca clientes e a lucratividade.
Se sua empresa está lidando com profissionais especializados no assunto é de se imaginar e esperar que a interrupção do serviço que sua empresa presta seja mínima.
Equipe que se atualiza sempre
A empresa que você contratar é responsável por atualizar seu sistema de TI. Portanto, ao adquirir serviços de TI, você deve escolher um provedor de serviços bem gerenciado, uma empresa que permaneça atualizada com a tecnologia e ofereça o serviço mais atualizados.
Os profissionais de suporte de TI são obrigados a manter-se atualizados sobre as certificações que oferecem aos seus clientes. Garanta que o suporte de TI escolhido mantenha e atualize as certificações para todos os seus técnicos.
Leia também sobre: O que faz o suporte de TI
A terceirização de serviços de suporte de TI reduz os custos para a maioria das empresas. Não necessita pagar por certificações ou custos administrativos, por exemplo. Além disso, não é preciso treinar a equipe e cumprir os prazos de certificação.
Se você optar por terceirizar o trabalho por meio de uma ampla gama de sites especializados e serviços on-line, muitas vezes você terá plataformas dinâmicas e intuitivas. A função delas é ajudar você a gerenciar com eficácia o que está sendo feito, o prazo de envio e como ele será pago. A maior parte disso pode ser automatizada, liberando seu tempo para um trabalho mais importante.
Rapidez no serviço prestado
Uma das principais razões pelas quais as pequenas empresas tendem a terceirizar o trabalho é porque será feito mais rapidamente. Se você está trabalhando com um número limitado de membros da equipe, pode fazer as coisas muito mais rápido. Passe tarefas demoradas para freelancers ou agências externas.
Sabemos o quão difícil pode ser escolher uma empresa que realmente seja parceira da sua empresa. Terceirizar o suporte de TI não é algo que se possa fazer sem uma análise criteriosa de todos os pontos mencionados.
Pensando nisso, é que nós elaboramos este artigo para dar direção à sua busca. Tudo no intuito de criar indicadores para achar a melhor parceria para os negócios. Afinal de contas, a tecnologia da Informação nunca foi tão difundida e necessária para cada segmento. O mundo é digital e tudo que gira em torno disso deve ser valorizado.
E se você quer contratar um fornecedor para realizar um serviço de terceirização de Help Desk o oHub pode ajudar.
Faça uma cotação e receba diversas propostas com um só pedido ou veja a lista de empresas que realizam terceirização de Help Desk. Caso seja um fornecedor, cadastre-se no oHub para conquistar novos clientes