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Mudança de administradora de condomínio: conheça os detalhes e descomplique

Decidir pelo processo de mudança de administradora de condomínio pode ser uma tarefa desgastante. Afinal, uma empresa desse segmento funciona como o braço direito de um síndico. No entanto, quando a administradora não atende às expectativas, comete erros e pratica irregularidades, não cabe outra alternativa a não ser tomar essa difícil decisão. 

Quer entender melhor como acontece a mudança de administradora de condomínio? É só seguir lendo! 

Mudança de administradora de condomínio: fique de olho no contrato!

Para optar pela mudança de administradora de condomínio é preciso, antes de mais nada, analisar algumas questões. A primeira delas é: estude o contrato. Afinal, são as cláusulas desse documento que determinarão se os deveres da administradora estão sendo cumpridos ou não. 

Dessa forma, é crucial analisar se administradora está: 

  • prestando contas;
  • emitindo boletos de taxas condominiais e multas;
  • assessorando contabilmente o condomínio;
  • realizando orçamentos; 
  • gerindo conflitos;
  • presente em assembleia;
  • gerenciando contratos;
  • cuidando da segurança
  • fazendo visitas técnicas periódicas, entre outras.

como cancelar contrato com administradora de condomínio

Crédito: Freepik

Analisou o contrato e percebeu que, realmente, uma mudança de administradora de condomínios se faz necessária? Então, siga com a leitura! 

Mudança de administradora de condomínio: o síndico pode realizá-la? 

Depois de tomada a decisão de mudança de administradora de condomínio, a dúvida seguinte é: será que o síndico pode realizá-la? 

De acordo com o artigo 1348 do Código Civil, sim:

“§ 2o O síndico pode transferir a outrem, total ou parcialmente, os poderes de representação ou as funções administrativas, mediante aprovação da assembleia, salvo disposição em contrário da convenção”.

Apesar de estar amparado por lei para realizar a mudança de administradora de condomínio, o síndico deve convocar uma assembleia antes para discutir essa troca. Não, essa convocação prévia não é obrigatória, mas essa prática evita reclamações futuras por parte dos condôminos e também demonstra que o síndico está agindo com transparência, o que valoriza a sua gestão. 

Quer saber o que é preciso para se tornar um síndico? Então, leia: “Quem pode ser síndico em um condomínio?”

Como cancelar contrato com uma administradora de condomínio? 

Para cancelar o contrato com uma administradora de condomínio é essencial estar atento ao que está escrito no documento. Ele precisa conter todos os serviços prestados e também uma cláusula de distrato. Se o contrato não apresentar essas especificações, será necessário negociar uma multa para, assim, evitar eventuais processos jurídicos.

Se tudo estiver dentro da legalidade, a rescisão contratual deve ser aceita pela administradora. No geral, a empresa leva de um a dois meses para realizar a transição de documentos. Durante esse período, é preciso ter cautela e atenção. Afinal, a administradora tem acesso a documentos importantes do condomínio. Dessa forma, é interessante que o síndico adote uma postura cordial para, assim, evitar possíveis problemas. 

Vale destacar que a administradora é proibida, por lei, de deter documentos. Caso isso ocorra, recomenda-se registrar uma ocorrência e, em casos mais graves, entrar com uma ação contra a companhia. 

síndico pode mudar administradora de condomínio

Crédito: Freepik

Leia também: “O que o síndico não pode fazer? 6 comportamentos comuns que são proibidos!”

Mudança de administradora de condomínio: dicas para contratar uma nova

Depois da mudança de administradora de condomínio ser realizada, cabe ao síndico contratar uma nova. Para isso, ele não precisa convocar uma assembleia, salvo em raras exceções. Logo, essa decisão pode ser confirmada em uma nova assembleia, mas deve contar com a presença de mais de 50% dos moradores. 

Dicas para contratar uma administradora de condomínio

O processo de mudar de administradora de condomínio pode ser bastante cansativo. Sendo assim, é recomendável seguir algumas práticas para evitar que essa situação não se repita, como:

  1. Faça uma pesquisa de mercado com pelo menos cinco administradoras;
  2. Peça indicações de síndicos de outros edifícios;
  3. Verifique a idoneidade dos donos da empresa;
  4. Observe se a administradora apresenta ações contra ela;
  5. Não escolha a empresa que oferecer honorários muito aquém do mercado;
  6. Analise a quantidade de serviços oferecidos pela administradora;
  7. Compare preços;
  8. Contrate!
  9. Veja no vídeo abaixo como o oHub ajuda a sua empresa a encontrar fornecedores de serviços:

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