A NBR 14880 foi divulgada pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas em fevereiro de 2014, especificando uma metodologia para manter as escadas de segurança dos edifícios livres de fumaça, já que elas podem ser a única rota de fuga em casos de incêndio. A NBR estabelece regras para pressurização de escadas.
O texto da norma para pressurização de escadas foi elaborado pela Comissão de Estudo do Comitê Brasileiro de Segurança contra Incêndio, da ABNT, buscando meios para deixar as escadas livres de fumaça e permitindo segurança como rota de fuga dos edifícios.
A NBR 14880 estabelece conceitos de aplicação, princípios gerais de funcionamento, parâmetros básicos para o desenvolvimento de projetos de escadas, além de um checklist de procedimentos técnicos e de testes necessários para manter o sistema de pressurização de escadas.
Pressurização de escadas: resolvendo problema antigo
O texto, de acordo com o coordenador do grupo que o elaborou, foi desenvolvido para resolver um problema antigo. De acordo com a norma anterior, havia a necessidade de contratar uma empresa para instalação do sistema de pressurização de escadas, enquanto outra empresa era contratada para instalar o sistema de alarme de incêndio e uma terceira para instalar o grupo gerador automatizado, não havendo a preocupação de se integrar os sistemas.
Com a nova norma, procura-se restringir erros de instalação do sistema de pressurização, ao mesmo tempo que os contratantes devem ter em mente o conceito de integração, fazendo com que tudo funcione de forma harmônica e eficiente para eventuais casos de incêndio.
A NBR 14880 estabelece meios para controle de fumaça por pressurização de escadas, garantindo uma rota de fuga segura e eficiente para pessoas que precisam abandonar o edifício em caso de incêndio, estabelecendo todos os princípios gerais de funcionamento e desenvolvimento dos projetos de prevenção e alarme de incêndios.
A partir de sua promulgação, a norma deve ser aplicada às escadas de segurança tanto de edifícios novos quando dos já existentes. O sistema de pressurização estabelecido pela NBR apresenta, desde os conceitos básicos do sistema, os parâmetros para dimensionamento das escadas, a relação do sistema de pressurização de escadas e suas instalações, os requisitos para equipamentos e componentes da instalação, os procedimentos de manutenção e os testes e ensaios para aprovação do sistema.
A demanda pela pressurização de escadas de edifícios, no entanto, deve ser estabelecida por regulamentação específica nos âmbitos municipal, estadual ou federal.
Como funciona o sistema de pressurização de escadas
O sistema de pressurização de escadas é montado de forma que o espaço usado pelas escadas recebam continuamente um suprimento de ar, possibilitando, desta forma, manter um diferencial de pressão entre o espaço específico das escadas e os espaços adjacentes.
Com o fluxo contínuo de ar através de uma ou de diversas trajetórias de escape, dependendo do tamanho do edifício e do espaço usado pela escada, existe menos risco (ou praticamente nenhum) de haver fumaça nessa rota de fuga, garantindo a segurança dos moradores ou trabalhadores de um edifício em casos de incêndio.
A norma estabelece que a pressurização de escadas deve ser mantida sempre em níveis adequados para impedir que a fumaça entre no espaço usado pela escada.
A NBR também estabelece que as regras são aplicáveis às escadas de segurança nos pavimentos abaixo do pavimento de descarga, devendo o sistema de pressurização de escadas poder ter o seu acionamento em qualquer caso de necessidade de evacuação do edifício.
De acordo com as regras, é possível instalar sistemas de pressurização de um estágio, que opera somente em situação de emergência, e de dois estágios, que opera em um nível baixo de pressurização, em funcionamento contínuo para, em qualquer situação de emergência, operar em nível maior de pressurização.
O sistema de pressurização de escadas de dois estágios é o mais recomendado, já que pode manter condições mínimas de proteção em operação permanente, proporcionando também constante renovação de ar no volume ocupado pelas escadas.
O sistema de pressurização de escadas funciona com os seguintes elementos: sistema de acionamento e alarme, ar externo suprido de forma mecânica e constante, trajetória de escape do ar e fonte de energia.
Ideias Dicas para fazer seu negócio crescer