Home > Facilities > Nichos de atuação de uma firma de limpeza
Servico_de_limpeza_terceirizada_o_h_2

Nichos de atuação de uma firma de limpeza

É na etapa de criação, e por vezes no decorrer de sua trajetória, que firmas de limpeza definem qual será seu nicho de atuação. O setor de limpeza é vasto e permite – e é indicado – prestar serviços especializados oferecendo maior qualidade, praticidade e eficiência aos clientes.

As empresas de limpeza que delimitam sua área de atuação têm grande chance de ganhar credibilidade frente à concorrência mostrando alta competitividade através da atração de potenciais clientes. Para fins de conceituação, o chamado nicho de mercado é o que se entende por divisões de um segmento, onde são procurados serviços ou produtos específicos para atender à uma demanda individualizada.

É visando a satisfação do cliente e a aprimoramento em determinada atividade que as empresas exploram nichos. À medida que as relações de consumo se aprimoram e o consumidor torna-se mais seletivo, surgem novos nichos de atuação, requisitando novas empresas, com profissionais cada vez mais qualificados, para explorar estes novos mercados, que apresentam demandas próprias e individualizadas.

Nichos em que uma firma de limpeza poderá atuar

É possível encontrar serviços direcionados nas diversas áreas de limpeza e conservação. Confira:

Limpeza empresarial

Correspondendo à uma grande parcela do mercado da limpeza e conservação, a limpeza empresarial compreende a higienização de todas as áreas de uma companhia: salas, escritórios, banheiros, cozinha, corredores, escadas, elevadores, salões de reuniões, garagens, e demais espaços.

Como uma empresa possui locais e espaços variados, o processo de limpeza é complexo e demanda profissionais com diferentes qualificações. A limpeza e conservação de um ambiente empresarial é fundamental para o bom andamento do negócio tornando o espaço confortável e seguro para o exercício das funções rotineiras dos funcionários.

A limpeza empresarial abrange inúmeras atividades distintas, compondo um campo rico de atuação para firmas de limpeza.

Limpeza de escolas

Para manter a saúde e segurança dos alunos, as escolas devem contratar uma firma de limpeza para proceder com a higienização completa do ambiente escolar.

Na limpeza estão inclusas as salas de aula, áreas de recreação, corredores, escadas, banheiros, cozinha e demais ambientes.

Leia também sobre: Como saber se uma firma de limpeza é boa

Limpeza hospitalar

O ambiente hospitalar necessita de higienização extremamente rigorosa, devido ao alto risco de contaminação de pacientes, funcionários e visitantes, por isso a mão de obra precisa ser qualificada para tal atuação.

A empresa contratada para limpeza do hospital deve realizar a higienização e esterilização dos equipamentos e instrumentos hospitalares, leitos de pacientes, banheiros, quartos, UTI´s, entre outras áreas.

Leia também sobre: Serviços de limpeza são necessários em condomínios?

Limpeza de lojas e shoppings

O alto fluxo de circulação de pessoas nas lojas e shoppings demandam serviços de limpeza e conservação diários para manter os locais limpos e organizados.

Estabelecimentos comerciais são atrativos pelos bons preços, um excelente atendimento e também pela limpeza.

Limpeza de condomínios

O serviço de limpeza de condomínio está em alta. É uma opção de manter todas as áreas em comum higienizadas com total constância, já que a supervisão é garantida. Mais do que segurança, morar ou visitar um condomínio limpo é agradável e denota a personalidade da maioria dos moradores.

Antes de definir a firma de limpeza que será contratada, é indicado que haja pesquisa de mercado para descobrir as variações de preços e atividades oferecidas. A definição do serviço terceirização deve ter aprovação em assembleia ou dos conselheiros.

O serviço contratado é responsável pela limpeza e conservação de todas as áreas do condomínio, tanto interna como externa.

Limpeza em restaurantes

A higienização de restaurantes deve ser constante.

A alta rotatividade de clientes exige cuidado redobrado na limpeza de áreas comuns, como salão e banheiros.

As normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) devem ser seguidas, especialmente nos locais de preparo e conservação dos alimentos. A higienização especializada é indicada para preservar a qualidade dos produtos, do serviço e tornar a atmosfera ainda mais agradável para os clientes.

Leia também sobre: Serviços de limpeza em restaurantes

Limpeza em farmácias

As grandes redes de farmácias estão montando novas unidades, cada vez mais espalhadas pelo país, demonstrando a ascensão e expansão deste modelo de negócio.

Assim como nos hospitais, a limpeza e higienização das farmácias devem ser contínuas. Os profissionais precisam ser treinados para o manejo correto de medicamentos e demais produtos expostos nas gôndolas, por exemplo.

O momento de definir o nicho de atuação de uma empresa

É preciso ter um plano de negócio antes de efetivamente colocá-lo em prática. A etapa de pesquisa e análise do mercado é fundamental para escolher o nicho de atuação. Quanto mais cedo escolher o campo de atuação da empresa, mais chances de conquistar sucesso nos primeiros passos do negócio.

Lei também sobre: Cuidados para contratar um condomínio

Quando forem necessários ajustes, conforme surgem oportunidades e obstáculos, a empresa estará preparada e alinhada com seu plano de negócio inicial. Manter o foco é imprescindível para ser destaque na área de atuação e fortificar o nome da empresa.



Através da plataforma oHub, é possível buscar pelas melhores firmas de limpeza do mercado, de acordo com o tipo de serviço necessário e a demanda específica de cada cliente, para os mais variados nichos de atuação.

Sobre Equipe oHub

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial