Home > Facilities > 6 novas tecnologias em segurança patrimonial
novas-tecnologias-seguranca-patrimonial

6 novas tecnologias em segurança patrimonial

As ações de prevenção e proteção de bem e pessoas ganharam o reforço de novas tecnologias em segurança patrimonial. O avanço tecnológico é uma vantagem, pois otimiza o trabalho humano, permite respostas mais rápidas e integra diversas soluções que reforçam a segurança.

O setor de segurança privada é um dos que vem crescendo em relevância no mercado nos últimos anos com a adoção de equipamentos de ponta.

Um estudo da consultoria Statista apontou que a expectativa é que o setor de tecnologia e serviços de segurança fature US$ 240 bilhões em 2020 globalmente. 

O Brasil acompanha essa tendência mundial. Na área de segurança eletrônica houve um crescimento de 8% nos últimos anos.

Esse crescimento não impulsiona apenas a venda de tecnologia, mas também gera novos postos de serviço e renda, impulsionando a capacitação profissional.

A segurança patrimonial é uma prioridade no seu negócio e você quer oferecer ferramentas atuais e de qualidade para proteger seus bens e as pessoas?

Conheça seis opções de novas tecnologias em segurança patrimonial que estão ganhando o mercado e podem elevar o nível do seu plano de contingência para segurança patrimonial.

LISTA: novas tecnologias em segurança patrimonial

tecnologia-seguranca

Reunimos nessa lista as principais novas tecnologias em segurança patrimonial do mercado que vão auxiliar no trabalho de prevenção a roubos, acidentes, etc.

Confira e analise quais dessas soluções podem melhorar a gestão de segurança patrimonial da sua empresa.

1. Drones

Atualmente, os drones são usados em diversos setores, mas também são uma das novas tecnologias em segurança patrimonial.

Os equipamentos com câmeras integradas fazem uma varredura em tempo real do perímetro de uma empresa, especialmente as de grande porte, e auxiliam os vigilantes patrimoniais nas rondas.

As câmeras podem ser adaptadas tanto para uso diurno quanto noturno, permitindo a ativação de uma equipe remota caso alguma ameaça seja identificada. 

As imagens panorâmicas ajudam a ter um retrato mais preciso das áreas de maior movimentação e da infraestrutura geral da empresa. Além de permitir a análise da situação antes de expor a equipe humana. 

Além da câmera, outras funcionalidade que podem ser incluídas são: 

  • jato de tinta que marca o suspeito de invasão, facilitando sua identificação;
  • sensor térmico que identifica a presença através das ondas de calor.

2. Reconhecimento facial

As câmeras com reconhecimento facial também são uma das novas tecnologias em segurança patrimonial.

Um sistema de câmeras de vigilância é um recurso que muitas empresas já adotam para monitorar pontos internos e externos da empresa.

Alguns modelos de câmeras geram imagens que são gravadas e acompanhadas pelos vigilantes em tempo real através de monitores, geralmente, em uma sala exclusiva e com acesso restrito.

A novidade nesse serviço é o reconhecimento facial. As câmeras registram a imagem do rosto das pessoas e permite a identificação a partir de um banco de dados.

Esse sistema também pode ser usado para controle de acesso, liberando a entrada apenas de pessoas autorizadas nas dependências da empresa.

Se a empresa possui uma alta circulação de pessoas no dia a dia, essa tecnologia agiliza a entrada.

3. Identificação de placas

Assim como o reconhecimento facial, as câmeras com identificação de placas são outra das novas tecnologias em segurança patrimonial bastante úteis.

No sistema de câmeras é integrado um software que faz a leitura das placas e as conecta com um banco de dados que identifica os veículos. 

Assim, um carro ou caminhão suspeito pode ser parado na guarita, por exemplo, antes de sua entrada, permitindo fazer a devida identificação.

Alguns sistemas autorizados possuem integração com os órgãos de trânsito público, o que permite fazer checar a origem do veículo e seu dono.

Um procedimento de segurança patrimonial que aproveita o melhor da tecnologia para evitar transtornos, permitindo um dia a dia mais tranquilo.

4. Biometria

Se engana quem acha que a biometria se resume a impressão digital. O recurso está evoluindo e é uma das novas tecnologias em segurança patrimonial mais usadas.

A biometria é o estudo de características físicas dos seres humanos como forma de identificá-los individualmente. Por isso, é um recurso muito útil para controle de acesso e segurança.

Além da impressão digital, a biometria inclui outros tipos como:

  • reconhecimento de íris;
  • reconhecimento de retina;
  • reconhecimento de voz, entre outros.

A biometria funciona como uma espécie de senha única e individual, muito mais eficiente que a data de aniversário ou famoso “1234”.

A cadastramento é feito por um scanner que faz a leitura de cada pessoa para que ela tenha permissão de entrada na empresa e também a áreas restritas, se for o caso. 

O sistema é integrado com aparelhos nos pontos de acesso que, por sua vez, se conectam com a central de segurança principal.

5. Alarme com fumaça de segurança

A fumaça de segurança é uma das novas tecnologias em segurança patrimonial usada como recurso de resposta rápida para bloquear a ação de invasores. 

Os equipamentos são posicionados em locais estratégicos do espaço interno de uma empresa e quando acionada libera uma fumaça que preenche o ambiente em poucos segundos.

Além da fumaça é acionado um alarme, permitindo a chegada da equipe de segurança ou o acionamento de uma equipe remota, “prendendo” o invasor no espaço.

6. Segurança móvel

Só no Brasil existem mais de 230 milhões de smartphones circulando e, é claro, que as novas tecnologias em segurança patrimonial também aproveitam essa mobilidade para melhorar o trabalho. 

Os sistema de câmeras de vigilância hoje disponibilizam acesso via aplicativos móveis que permitem que a equipe acompanhe de onde estiver as imagens das câmeras.

Os vigilantes podem trocar mensagens e verificar em conjunto uma movimentação suspeita, mesmo se o colega estiver do outro lado da empresa fazendo a ronda. 

Através do sistema também podem solicitar reforço de forma rápida e ágil, caso seja uma situação mais preocupante. 

O emprego de novas tecnologias em segurança patrimonial é um investimento que ajuda a prevenir que a empresa e seu pessoal passem por situações de estresse, inibindo também a atuação de bandidos.

Para acompanhar a eficiência das ações implementadas é importante que o gerente responsável faça relatórios períodos. Não sabe quais métricas acompanhar?

Saiba quais são os indicadores de segurança patrimonial neste outro post do blog.

Como contratar segurança patrimonial qualificada?

Encontrar um fornecedor qualificado é o primeiro passo para tirar o máximo de proveito das novas tecnologias em segurança patrimonial.

Conheça a lista completa de empresas de Segurança Patrimonial cadastradas no site da oHub.

O passo a passo para solicitar uma proposta é simples e em menos de cinco minutos você contacta diversas empresas com apenas um pedido:

  • preencha as informações básicas sobre o serviço que você precisa;
  • especifique a localização da sua empresa;
  • forneça os dados para contato do fornecedor.

Pronto! Agora é só aguardar as propostas comerciais de fornecedores qualificados.

Veja no vídeo abaixo como o oHub ajuda a sua empresa a encontrar fornecedores de serviços:


Economize tempo e obtenha melhores preços. Solicite hoje seu pedido de orçamento.

Sobre Equipe oHub

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial