Home > Sem categoria > O novo cenário de Outsourcing de Impressão na pandemia

O novo cenário de Outsourcing de Impressão na pandemia

O mercado de outsourcing de impressão é um serviço essencial para empresas de pequeno a grande porte. A locação de impressoras, scanners e outros equipamentos relacionados à impressão e cópias contribui para o bom funcionamento das atividades diárias. 

A categoria de outsourcing de impressão sofreu instabilidade na fase mais crítica da pandemia. Afinal, qual segmento não sentiu os efeitos da Covid-19? 

A retomada das atividades em escritórios, clínicas, indústrias e demais clientes de outsourcing de impressão contribui para o crescimento na busca pelo serviço. “Atingimos o patamar de produção próximo aos números de pré-pandemia”, conta Ivan Lisboa, gerente comercial da PrinterOne. 


OUTSOURCING DE IMPRESSÃO NA PANDEMIA

Assim como a maioria das atividades, o outsourcing de impressão encontrou meios de manter a clientela sem alterar a qualidade do serviço. “Houve mudança estrutural da empresa, da equipe e revisão dos contratos”, diz Fábio Ramos, diretor da Inovate Digital Service. 

Ainda assim, houve rescisão de contratos de empresas que, por exemplo, fecharam as portas. “Nos casos de dissolução de contrato com multa, o valor foi negociado visando beneficiar ambas as partes”. 

Carol Melazzi, administrativo da Mcatec, recorda que as empresas na pandemia trocaram o ambiente corporativo pelo home office, ocasionando uma drástica diminuição de impressões e cópias.
“Suspendemos os contratos das áreas mais afetadas para não haver cancelamentos”. 

A compreensão geral – de fornecedores de outsourcing de impressão e clientes – foi essencial nas fases críticas da pandemia para o fortalecimento da atividade na fase branda da pandemia.

ASCENSÃO DO OUTSOURCING DE IMPRESSÃO  

“O mercado de novos projetos de outsourcing de impressão está em vias de ascensão”, afirma Lisboa. 

Conforme PrinterOne, a médio-longo prazo existe perspectiva de estabilização nos níveis de produção por causa do avanço das tecnologias de GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos) e pela tendência de maior – e melhor – conscientização ambiental. “Oferecemos soluções de GED para que nossos clientes tenham alternativas além da tradicional produção de documentos físicos”. 

A curto prazo, a perspectiva para o setor de outsourcing de impressão é de aquecimento após a fase crítica da pandemia. Segundo Ramos, “o ano de 2022 promete ser de melhora gradativa”. 

A recuperação gradual deve-se ao fato de “muitas empresas ainda estarem no formato home office e terem reduzido o número de impressões”, afirma Melazzi. 

OUTSOURCING DE QUALIDADE

Ainda que o mercado indique avanço significativo comparado ao primeiro ano de pandemia, existe cuidado redobrado para as empresas de outsourcing de impressão: infraestrutura. 

Ainda que na fase crítica houve análise de contratos e busca para manter as parcerias profissionais, os fornecedores desse serviço mantiveram a qualidade do fornecimento. 

“Observamos que o mercado busca preço baixo e excelência do serviço”, conta o representante da Inovate Digital Service. “Mesmo em tempos difíceis, trabalhamos de maneira unificada visando um serviço a contento e satisfatório aos clientes”. 

Ivan Lisboa recorda que durante a fase mais crítica da pandemia, a empresa sofreu expressiva diminuição de produção. No entanto, o que poderia ser visto como dificuldade, foi usado como motivação pela PrinterOne. 

Além de oferecer soluções de GED, a empresa agregou o serviço de locação de computadores (desktops e notebooks) em seu catálogo e, desde então, aposta em soluções tecnológicas colaborando para a mobilidade dos usuários. 

VALORES DE OUTSOURCING  DE IMPRESSÃO 

Outsourcing de Impressão oHub

PARA SUA EMPRESA 
Quer implementar outsourcing de impressão em seu negócio? Com o oHub é rápido e simples!

Sobre Luiza Guimarães

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial