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O que as empresas devem fazer para prevenir a Covid-19?

A pandemia da Covid-19 trouxe a urgência e necessidade de readequação interna das empresas. Dessa forma, a gestão das corporativas tiveram que pensar em medidas de prevenção, para garantir a proteção dos colaboradores e clientes.

Desde o início desta crise, foram implementadas inúmeras medidas, com o objetivo de neutralizar o risco de contaminação. Portanto, considerando a alta circulação de pessoas, típica do ambiente empresarial, houve a necessidade de reestruturação dos seus procedimentos internos.

Essas medidas vão desde o cancelamento de reuniões presenciais até a implementação do home office. Consequentemente, com a reestruturação interna das empresas, houve diminuição dos índices de contaminação.

A informação e conscientização dos colaboradores é fundamental, para que haja a cooperação de todos, pelo bem comum. A pandemia da Covid-19 também resultou em uma crise econômica, que ameaçou o desenvolvimento econômico de inúmeros negócios, principalmente das microempresas e empresas de pequeno porte.

Dessa forma, foi necessário repensar toda a dinâmica de um negócio, para que fosse possível a continuidade das atividades exercidas. Portanto, para sobreviver à crise causada pela Covid-19, as empresas precisam de planejamento e organização.

Assim, será possível que as empresas mantenham-se em operação, sem comprometer a saúde de seus profissionais. Muito além da limpeza e higienização do ambiente corporativo, é necessário oferecer alternativas avançadas para os colaboradores, por meio do uso da tecnologia.

Deste modo, para readequar a rotina profissional da empresa, as soluções tecnológicas tornaram-se grandes aliadas. O Governo Federal instituiu o benefício emergencial, com o propósito de auxiliar estas empresas a manterem os contratos trabalhistas.

Neste artigo, veremos o que as empresas devem fazer para combater a Covid-19.

 

As principais medidas de prevenção contra a Covid-19

Para prevenir a contaminação pelo novo coronavírus, as empresas têm adotado diversas medidas, com o objetivo de proteger a saúde dos colaboradores.

É importante que a gestão corporativa busque implementar o máximo possível destas alternativas, para o bom andamento das atividades.

 

Implementação do trabalho remoto

O home office, também conhecido como trabalho remoto, permite que os profissionais exerçam suas funções em casa. Dessa forma, por meio de sistemas virtuais e informatizados, a empresa se mantém em operação, mesmo sem a presença dos funcionários em seu ambiente físico.

Portanto, o home office é uma das medidas mais adotadas pelas empresas, no combate à Covid-19. A possibilidade de trabalhar em casa tem se popularizado no Brasil e no mundo.

Como consequência, inúmeras empresas acabaram optando por sua implementação permanente. O Twitter foi a empresa pioneira deste movimento, permitindo que os funcionários continuem trabalhando remotamente, mesmo após a pandemia.

Dessa forma, a Covid-19 acelerou a implementação de várias soluções tecnológicas que refletem a modernização do mercado global.

 

Cancelamento das reuniões presenciais

A realização de reuniões presenciais, em salas próprias, resulta em aglomerações, que podem aumentar o índice de contaminação. Dessa forma, foi necessário o cancelamento destas reuniões presenciais.

Como alternativa, as empresas têm realizado videoconferências, para debater as questões mais relevantes e urgentes sobre a gestão corporativa.

Com o avanço da pandemia, muitos sistemas de videochamadas têm liberado planos gratuitos ou com preços reduzidos, para facilitar a dinâmica destas empresas.

Consequentemente, a prática das reuniões virtuais também se popularizou, devido à sua praticidade e dinamismo.

 

Higienização e desinfecção ambiental

Embora haja a implementação do home office, algumas funções ainda exigem a presença do colaborador na empresa. Além disso, várias empresas atuam em segmentos em que suas funções são, essencialmente, presenciais.

Portanto, para garantir a saúde e segurança destes profissionais, a higienização e desinfecção ambiental serão fundamentais. Deste modo, as empresas devem ser submetidas a procedimentos periódicos de limpeza e higienização.

Para isso, serão utilizados produtos como a água sanitária, água e sabão neutro, detergentes e desinfetantes. É fundamental que todo o ambiente corporativo seja devidamente higienizado.

Todos os departamentos, superfícies, móveis, banheiros, elevadores, escadas e equipamentos eletrônicos precisam ser desinfetados. Além disso, os sistemas de ar-condicionado também devem estar incluídos nos procedimentos de higienização, para garantir a qualidade do ar circulante.

Outra alternativa, para garantir a proteção do ambiente corporativo, é a sanitização ambiental. Dessa forma, por meio do uso de sanitizantes pulverizados, cria-se uma barreira de proteção contra a Covid-19.

 

Fornecimento de máscaras, álcool gel e outras medidas de higiene pessoal

A higiene pessoal é crucial para a proteção contra o novo coronavírus. Dessa forma, é fundamental que as empresas forneçam máscaras e álcool gel 70%, e incentivem a utilização destes recursos.

O uso correto das máscaras, bem como a higienização das mãos, possui grande eficácia na prevenção contra a Covid-19.

Além disso, dispor de espaços adequados para que os colaboradores lavem as mãos, com água e sabão, é requisito obrigatório para todo e qualquer ambiente corporativo.

 

Distanciamento mínimo entre colaboradores

As empresas devem adotar o distanciamento mínimo, para os colaboradores que estejam trabalhando presencialmente. Dessa forma, é necessária a reestruturação dos espaços de trabalho para garantir a distância entre os funcionários.

De acordo com a OMS, a recomendação é o distanciamento mínimo de 1,5 a 2 metros. Portanto, este valor foi definido com base no alcance de gotículas, que ficam dispersas no ar e que contém o coronavírus.

Assim, ao falar, tossir ou espirrar, estas gotículas se espalham, infectando outras pessoas. Por meio do distanciamento mínimo, o risco de contaminação será consideravelmente reduzido.

 

Campanhas de conscientização

As empresas podem realizar campanhas internas de conscientização, para alertar sobre os perigos da Covid-19.

Dessa forma, por meio de palestras online, distribuição de materiais impressos e digitais, e o contato com profissionais da área da saúde, os colaboradores estarão mais informados, sobre como se protegerem do novo coronavírus.

Portanto, ao implementar estas campanhas, as empresas demonstram responsabilidade social, transmitindo a imagem de zelo e cuidado com seus colaboradores e clientes. Para a reputação da empresa no mercado, medidas efetivas de prevenção são indispensáveis.

 

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